Sistemas Operacionais c

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais - Aula 6
Advertisements

Sistemas Operacionais
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Arquitetura e organização de computadores
Entrada e Saída Introdução.
Técnicas para operações E/S
Comandos do Linux SO II.
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
Profa. Priscila Facciolli
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.
Gerência de Processos no Linux Prof. Antônio Rogério Ramos Pelo menos esse, fui eu que fiz!!!
Introdução à Informática
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Sistemas Operacionais Adriana Vettorazzo
REDES DE COMPUTADORES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Comandos para navegação no Sistema de Arquivos
Interpretador Online.
BIOS (Basic Input/Output System)
Luan Philipe Herculano Braz Thyago Victor de Andrade
Administração de Redes Cisco I
Implantação de um Centro de Processamento de Alto Desempenho sobre recursos não-dedicados Andamento das atividades Abmar Barros.
Sistemas Operacionais
Processos em Linux Aluno: Raphael Franklin Professor: Hugo Vieira L. de Souza Disciplina: Sistemas Operacionais.
Entendendo uma Shell Existem 6 terminais para serem utilizados, para habilitar cada um pressione crtl+alt+ F1 (...F6). Adicionar um usuário em modo gráfico.
Apresentação Shell Script
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Sistemas Operacionais
Referência rápida para © 2013 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Tela inicial do Lync A tela inicial do Lync tem blocos no hub à esquerda.
Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Cristiano Mariotti
Sistemas Operacionais
LINUX. GRUB Trata-se de um gerenciador de boot desenvolvido inicialmente por Erich Stefan Boleyn, disponibilizado como software GNU. Entre seus principais.
Sistemas Operacionais c Prof. Victor Guimarães
Sistema Operacional DOS 6.22 PROF. PAULO LORINI NAJAR
Professor Cristiano Mariotti
Linux Prof. Fabio Santos, D.Sc
Linguagem de Programação JAVA
Protocolo protocolo.grupoempreza.com.br
Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários 2ºSemestre Aula 05 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
Sistemas Operacionais
09/04/2017 Linux Comandos básicos.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery
Referência Rápida para Vídeo Iniciar uma conversa de vídeo 1.Focalize a foto de um contato e clique no botão da câmera. 2.Um alerta aparece na tela do.
Áudio na Apresentação.
Transferência Wi-Fi.
Sistemas Operacionais
Colégio Agrícola “José Bonifacio” Fundamentos de Processamento de dados BIOS Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Infra-Estrutura de Software
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Prof. Msc. Rafael Robson Negrão 1 Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Computação INTRODUÇÃO.
Programação Computacional Aula 9: Meu primeiro programa em C
Sistemas Operacionais
Protegendo pasta na rede com senha no windows -XP
Sistemas operacionais Prof. Dr. Francisco Prosdocimi.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Operacional Aberto (Linux) AULA 04 Prof. André Lucio.
Shell Script Parte 2.
Ferramentas do Sistema
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Atualizador SisMoura Atualizador Utilizando o Assistente e Validador de Configurações.
Agendador de carga para PDV. Objetivos  Explicar a funcionalidade da ferramenta que permite agendar carga de produtos para os PDVs.
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais IESP - FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais Prof.: Gustavo Wagner FATEC-PB.
Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários 2º Semestre Aula 09 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
Multiprogramação Deixar uma máquina Linux rodando.
Transcrição da apresentação:

Sistemas Operacionais c Prof. Victor Guimarães Pinheiro/victor.tecnologo@gmail.com

www.victorpinheiro.jimdo.com

Gerenciamento de Processos Para que possamos gerenciar os processo primeiro faz-se necessário verificar quais processos estão rodando no momento.O comando “ps” exibe os processos que estão rodando no momento na maquina. O comando segue a seguinte estrutura de execução: ps[opções] Opções: a - Mostra os processos criados por você e de outros usuários do sistema. x - Mostra processos que não são controlados pelo terminal. u - Mostra o nome de usuário que iniciou o processo e hora em que o processo foi iniciado. f - Mostra a árvore de execução de comandos (comandos que são chamados por outros comandos). e - Mostra variáveis de ambiente no momento da inicialização do processo. w - Mostra a continuação da linha atual na próxima linha ao invés de cortar o restante que não couber na tela.

TOP Mostra os programas em execução ativos, parados, tempo usado na CPU, detalhes sobre o uso da memória RAM, Swap, disponibilidade para execução de programas no sistema, etc. ExTop

Tipos de Execução de Processo Primeiro Plano - Também chamado de foreground; Segundo Plano - Também chamado de background. Interrompendo a execução de um processo Para cancelar a execução de algum processo rodando em primeiro plano,basta pressionar as teclas CTRL+C. Parando momentaneamente a execução de um processo Para parar a execução de um processo rodando em primeiro plano, basta pressionar as teclas CTRL+Z. O programa em execução será pausado e será mostrado o número de seu job e o aviso de comando.

Comando jobs O comando jobs mostra os processos que estão parados ou rodando em segundo plano. Processos em segundo plano são iniciados usando o símbolo "&" no final da linha de comando jobs. Ex: jobs

Comando fg Permite fazer um programa rodando em segundo plano ou parado, rodar em primeiro plano. fg [número] Onde número é o número obtido através do comando jobs. Exemplo: fg 1.

Comando bg bg [número] Exemplo: bg 1 Permite fazer um programa rodando em primeiro plano ou parado, rodar em segundo plano. Para fazer um programa em primeiro plano rodar em segundo, é necessário primeiro interromper a execução do comando com CTRL+ Z, será mostrado o número da tarefa interrompida, use este número com o comando bg para iniciar a execução do comando em segundo plano. bg [número] Exemplo: bg 1

Comando kill/killall Permite enviar um sinal a um comando/programa. Caso seja usado sem parâmetros, o kill enviará um sinal de término ao processo sendo executado. kill [opções] [sinal] [número] Exemplo: kill -9 1534 Neste exemplo o processo com numero de identificação 1534 (pid) está sendo matado pela opção -9 Já o comandado killall Permite finalizar processos através do nome. killall [opções] [sinal] [processo] Exemplo: killall bind