O PROFESSOR COMO PASTOR

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O Pequeno Grupo é um organismo vivo; e como tal, precisa reproduzir-se ou multiplicar-se para dar sentido à existência.
CAPÍTULO III.
Transcrição da apresentação:

O PROFESSOR COMO PASTOR CAPÍTULO 10 O PROFESSOR COMO PASTOR

Nos primeiros 10 minutos, de os 55 que tem, o professor, dá as boas vindas, faz as anotações no cartão de registro de assistência, confraterniza-se com a classe, apresenta as visitas ou os novos membros. organiza a visitação dos alunos ausentes, etc. Aqui é onde ele se preocupa com cada aluno, como se fosse o seu “pastor”. CAPÍTULO 10

1. O PROFESSOR COMO PASTOR. Temos um pastor C/ 1.156 irmãos. E um professor de ES C/13,9 irmãos. Um pastor cada 8,8 igrejas. E o Professor tem só uma classe. - Quem dos dois poderá dar uma atenção mais personalizada, o Pastor ou o Professor? CAPÍTULO 10

1. O PROFESSOR COMO PASTOR. O professor se propõe, como primeira tarefa, visitar os alunos, a fim de fazer uma amizade sincera. Procura conhecer a cada um, de acordo com a sua condição e cultura, cuja finalidade será ajudá-lo em todos os aspectos. Atende suas necessidades e se interessa por todos em tudo. Cria um vínculo afetivo entre seus alunos e, com seu exemplo, faz desaparecer todo antagonismo. CAPÍTULO 10

1. O PROFESSOR COMO PASTOR. “O professor deve estudar cuidadosamente a disposição e o caráter dos discípulos a fim de adaptar os ensinos às necessidades peculiares aos alunos”. CPPE, pág. 231 CAPÍTULO 10

MINISTÉRIO DA VISITAÇÃO 2. O PROFESSOR E O MINISTÉRIO DA VISITAÇÃO 1. Controla o endereço de seus alunos em um mapa, marcando-os. Identifique o setor geográfico ou área que você deve pastorear como professor. CAPÍTULO 10

2. O PROFESSOR E O MINISTÉRIO DA VISITAÇÃO 2. Agora deve planejar quando deve realizar cada uma das visitas. Tome uma folha de papel, divida-as em colunas, segundo a quantidade de alunos que tiver a sua classe; com a ajuda de um calendário, anote os sábados à tarde em que poderá realizá-las (ou em outro dia, conforme a viabilidade de cada professor) e o sábado próximo, quando for à ES. Junto aos seus alunos, organize a possibilidade de visitá-los na data agendada. CAPÍTULO 10

2. O PROFESSOR E O MINISTÉRIO DA VISITAÇÃO 3. A visitação pode ser uma ou duas vezes por trimestre, no caso de algum dos alunos more mais distante, pode ser feita uma visita semestral. Lembre-se que separar os alunos por área, cria um melhor ambiente para a visitação. CAPÍTULO 10

2. O PROFESSOR E O MINISTÉRIO DA VISITAÇÃO 4. Estas visitas podem ser realizadas em companhia do coordenador de interessados ou líder missionário da classe. É bom ir acompanhado pela(o) esposa(o), em caso de visitar os alunos do sexo oposto ou que vivem sozinhos. CAPÍTULO 10

2. O PROFESSOR E O MINISTÉRIO DA VISITAÇÃO 5. Cada visita deve ser transformada em uma ocasião, para que se conheçam mais, para se animarem mutuamente na fé, para orarem juntos pelas necessidades que podem estar passando ou agradecendo pelas vitórias da fé. E também é um bom momento para intercambiar opiniões sobre a marcha do Departamento e da classe de ES. CAPÍTULO 10

MINISTÉRIO DA VISITAÇÃO 2. O PROFESSOR E O MINISTÉRIO DA VISITAÇÃO 6. Na visitação, anote os nomes de todos os membros da família (sejam ou não membros da ES ou da Igreja). Também nas visitas posteriores, anote os nomes dos conhecidos, vizinhos, companheiros de trabalho ou parentes de seus alunos. Estas informações serão muito úteis para a projeção evangelística de sua igreja. Saiba o número de telefone, data de aniversário dessas pessoas, etc. CAPÍTULO 10

2. O PROFESSOR E O MINISTÉRIO DA VISITAÇÃO 7. Parabéns! Você pode estar preparado para realizar a visita inicial cujo propósito é especificamente de amizade e de caráter espiritual. Deus o abençoe e fortaleça-o pela nobre tarefa que será realizada. Amém! CAPÍTULO 10

2. O PROFESSOR E O MINISTÉRIO DA VISITAÇÃO 8. Não seja apenas um visitador; promova a visita de seus alunos entre si. CAPÍTULO 10

3. UMA VISITA “Professores, uni-vos com vossas classes. Orai com elas e ensinai-as a orar. Seja o coração abrandado e as petições curtas e simples, mas fervorosas. Vossas palavras sejam poucas e bem escolhidas; que aprendam de vossos lábios e exemplo, que a verdade de Deus se lhes deve arraigar no coração, ou não poderão resistir à prova da tentação”. CSES, pág. 125. CAPÍTULO 10

Preparação Espiritual. - Orar na Classe pelos ausentes, sempre. 3. UMA VISITA (1) Antes das Visitas. Preparação Espiritual. - Orar na Classe pelos ausentes, sempre. - Orar pedindo sabedoria, para saber o que decidir, a hora de calar e o que fazer. CAPÍTULO 10

(1) Antes das Visitas. 3. UMA VISITA Coordenação Prática. - É importante decidir a quem visitar e quando… não há nenhum problema em que uma pessoa receba mais de uma visita. Oxalá pudéssemos fazer isso sempre… o problema seria se uma pessoa que está faltando recebe mais de uma visita e outra, nenhuma. CAPÍTULO 10

(1) Antes das Visitas. 3. UMA VISITA Preparação Prática. - Tente conseguir qualquer informação que pode ser útil: Idade, ocupação, como está formada sua família, se é membro da igreja, desde quando, se há alguma dificuldade que estiver passando, etc. CAPÍTULO 10

(2) Durante as Visitas. 3. UMA VISITA CAPÍTULO 10 A. Ore com seu companheiro de visitas antes de sair. B. Tenha em mente os dados da quem vai visitar. C. Procure ter uma atitude alegre, otimista, com muito tato. D. Se você não conhece a pessoa, apresente-se como membro ou professor da ES. E. Se você conhece a pessoa, sem dúvida o contato será diferente. CAPÍTULO 10

(2) Durante as Visitas. 3. UMA VISITA CAPÍTULO 10 F. Transmita as saudações de sua classe de ES. Pode, inclusive preparar um simples cartão com uma mensagem da classe, com as assinaturas. G. Comente com alegria, como foi a classe desse dia ou do sábado passado. H. Afirme com segurança que toda a classe está orando por ele. I. Lembre que toda a classe está esperando revê-lo no próximo Sábado. J. Fale de alegrias, e maravilhosas recordações. CAPÍTULO 10

(2) Durante as Visitas. 3. UMA VISITA K. Se a pessoa lhe apresenta algum problema em especial, ouça com empatia, não argumente, nem condene. Assegure-se de que sente e está ouvindo com atenção. Leia uma passagem bíblica ou conte uma experiência que o tenha ajudado a reagir positivamente em algum incidente negativo similar. Se estiver ao seu alcance, ajude-o na necessidade apresentada. L. Tente reforçar a amizade com ele e dele com a classe. CAPÍTULO 10

Organize alguma maneira para manter o controle das visitas realizadas 3. UMA VISITA (3) Depois da Visita. Organize alguma maneira para manter o controle das visitas realizadas CAPÍTULO 10