Aula 1 Introdução à Inteligência Artificial (IA)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Artificial
Advertisements

Inteligência Artificial
José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
UNIESP – 2009 T.A.I. Prof. EMANUEL WAGNER. A gestação de IA ( ) Modelo de neurônios artificiais (McCulloch&Pitts-43), precursor das tradições.
Inteligência Artificial Prof. Ryan Ribeiro de Azevedo
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Introdução.
O que é Inteligência Artificial?
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
Redes Neurais Artificiais
Professor Marcelo Rocha Contin
Sistemas Baseados em Conhecimento
Agentes Baseados em Conhecimento
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial Introdução e Histórico.
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
Tópicos Iniciais em IA.
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Uma Introdução às Redes Neurais
Monitoria de Introdução à Computação
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA OU AI)
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Inteligência Artificial Professor Esp. Cristiano José Cecanho
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Introdução à Sistemas Inteligentes
Inteligência Artificial
Recuperação de Informação
Lógica de Predicados/Primeira Ordem
Introdução à Inteligência Artificial
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
Introdução: Aprendizado de Máquina
Inteligência Artificial
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
Introdução à Inteligência Artificial
Paradigmas da Inteligência Artificial
Sistemas Baseados em Aprendizado (Aprendizado de Máquina)
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
INF 1771 – Inteligência Artificial
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
O que é: A Inteligência Artificial é um ramo da ciência de computação que tem como foco elaborar dispositivos que simulem a capacidade de raciocínio humano.
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
INF 1771 – Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Introdução à Inteligência Artificial Prof. Cláudio M. N. A. Pereira.
Disciplina: Administração e Finanças Prof. Ms Marcos A. Ribeiro
Redes Neurais Artificiais Prof. Júlio Cesar Nievola PPGIA – PUCPR Especialização em Inteligência Computacional.
Sistemas Inteligentes
Revisão 1º Bimestre Inteligência Artificial
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
Introdução à Inteligência Artificial
Inteligência artificial (IA)
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes
Introdução a IA Julio Cesar Pereira Antunes Inteligência Artificial 2007 / 1.
Transcrição da apresentação:

Aula 1 Introdução à Inteligência Artificial (IA) Professora: Viviane Dal Molin de Souza Disciplina: Inteligência Artificial

IA O que Inteligência...(?) ...Artificial?

O que é IA? Objetivo: desenvolver sistemas para realizar tarefas que, no momento: – são melhor realizadas por seres humanos que por máquinas, ou – não possuem solução algorítmica viável pela computação convencional (problemas de caixeiro viajante, ...)

Teste de Turing http://www.turing.org.uk/turing/

Teste de Turing O Teste de Turing é um teste proposto para se determinar se um programa é ou não inteligente, ou seja, O programa é inteligente se a pessoa que participa no teste não for capaz de dizer se foi o programa ou o ser humano que respondeu às suas perguntas. Existem alguns programas inteligentes que "conversam em português", criados com o objetivo de passar no Teste de Turing, conversando com os usuários como se fossem pessoas de verdade como a Sete Zoom e Ed Outromundo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_Turing http://bot.insite.com.br/sete/ http://www.conpet.gov.br/ed/#

Sistemas Inteligentes Um sistema inteligente deve ser capaz de adaptar-se a novas situações, raciocinar, entender relações entre fatos, descobrir significados, reconhecer a verdade e aprender com base em sua experiência.

Características de sistemas ditos “inteligentes”? Comportamento inteligente de artefatos em ambiente complexo: – percepção – raciocínio – aprendizado – comunicação – ação e planejamento

Histórico 1943 - 1956 : A gestação 1943 : Primeiro trabalho - Modelo artificial de neurônios (Warren McCulloch e Walter Pitts) 1950-1953: Programas de xadrez para computador (Claude Elwood Shannon, 1950; Alan Mathison Turing, 1953) 1952: Primeira rede neural (Marvin Minsky e Dean Edmonds) 1956 : Conferência Dartmouth (10 participantes) - Termo IA criado em 1956 pelo pesquisador americano John McCarthy

Histórico 1943 - 1956 : A gestação Verão de 1956 : Conferência de Dartmouth (10 participantes) Se define ramo do conhecimento com nome de “Inteligência Artificial” (John McCarthy) Marvin Minsky prefere simplesmente dizer que “inteligência artificial é a ciência de fazer com que máquinas façam coisas que requerem inteligência, se feitas pelos homens” http://web.media.mit.edu/~minsky/

Histórico 1952 - 1969 : Período de muito entusiasmo e grandes expectativas (muitos avanços com sucesso) General Problem Solver (GPS) – 1957 Allen Newell (1927-1992) e Herbert Simon, (1916-2001) Como o GPS foi destinado a ser um solucionador geral de problemas, ele pode ser aplicado somente para problemas "bem-definidos", como provar teoremas em lógica ou geometria, quebra-cabeças de palavras e jogos de xadrez.

Histórico 1952 - 1969 : Período de muito entusiasmo e grandes expectativas (muitos avanços com sucesso) Arthur Samuel (1901-1990) desenvolveu um programa capaz de jogar damas ao nível de um jogador de torneio. O programa jogava melhor do que o seu autor. 1958 : John McCarthy no Lab Memo n.1 do MIT define a linguagem de programação Lisp. 1958 : McCarty publicou um artigo intitulado “Programs with common sense”.

Histórico 1966 - 1974 : Uma dose de realidade DENDRAL - Análise de compostos orgânicos para determinar a sua estrutura molecular. MYCIN – Sistema especialista capaz de diagnosticar infecções no sangue (dispunha de mais de 450 regras). Este sistema tinha um desempenho tão bom quanto de alguns médicos especialistas e melhor do que de médicos ainda com pouca experiência. 1972 : Linguagem Prolog (programação em lógica) - Edinburgh/Marseilles. LUNAR (interface para geólogos interrogarem sobre as mostras de rochas trazidas pela Appolo na missão lunar - o primeiro usado por pessoas que não os projetistas do sistema).

Histórico 198X : Continua a evolução ... 1980: Projeto japonês: a quinta geração de computadores (IA, Prolog, PLN) repercussões no financiamento global para a área de IA.

Histórico 90 - 20xx: IA moderna 1991 : Sistemas de IA utilizados com sucesso na guerra do Golfo. 1993 : Sistema capaz de conduzir um carro numa auto-estrada a cerca de 90 Km/h. O sistema usa câmaras de vídeo, radar e laser. 1993 : Um sistema detecta colisões na rua, chamando automaticamente para emergência. 1996 – 1997: Deep Blue vence Kasparov. 2000 : Começam a surgir brinquedos inteligentes. 2001 : Computador se comunica ao nível de uma criança com 15 meses.

Deep Blue X Kasparov O Primeiro grande momento da inteligência artificial algoritmos de busca • computadores de alta velocidade • hardware específico para xadrez

Tendências atuais passagem de sistemas experimentais para aplicações reais de larga escala representação de conhecimento reconhecimento da fala robótica visão internet

Aplicações Pesquisa operacional: busca e otimização, heurísticas em geral Jogos: xadrez, damas, etc. Processamento de linguagem natural: tradução automática, verificadores ortográficos e sintáticos, interfaces para BDs, reconhecimento da fala, etc.

Aplicações Sistemas tutores: modelagem do aluno, escolha de estratégias pedagógicas, etc. Percepção: visão, tato, audição, olfato, paladar... Robótica (software e hardware): manipulação, navegação, etc.

Aplicações Sistemas especialistas: atividades que exigem conhecimento especializado e não formalizado Tarefas: diagnóstico, previsão, monitoramento, análise, planejamento, projeto, etc. Áreas: medicina, finanças, engenharia, química, indústria, arquitetura, arte, computação,... Computação: bancos de dados dedutivos, interfaces adaptativas, mineração de dados (data mining), programação automática, etc.

Dificuldades Representação: Como traduzir uma tarefa em informação estruturada e processos de informação Generalidade x eficiência Explosão combinatória (espaço de solução): reproduzir as jogadas possíveis do Xadrez

Dificuldades Xadrez Impossível reduzir o problema a um formalismo matemático Uma busca exaustiva do melhor movimento é impraticável Solução baseada em heurísticas

Dificuldades Como reconhecer uma maçã no supermercado? – Contexto: maçãs serão encontradas junto com outras frutas (conceito) – Segmentação: como saber onde começa e acaba uma fruta? É preciso reconhecer cores, textura, tamanho – Representação e similaridade: como diferenciar maçãs de peras, mangas? Há vários modelos visuais para representar formas de diferentes frutas, comparáveis entre si.

Fundamentos Matemática Sociologia Filosofia Lingüística IA Psicologia Neuro-Fisiologia Computação Genética

Paradigmas Simbólico (IA clássica ou GOFAI): metáfora lingüística ex. sistemas especialistas, agentes,... Conexionista: metáfora cerebral ex. redes neurais artificiais Evolucionista: metáfora da natureza ex. algoritmos genéticos, vida artificial Estatístico/Probabilístico ex. Redes Bayesianas, sistemas nebulosos

Onde aplicar IA?

Produção de jogos e histórias interativas Como modelar o ambiente físico e o comportamento/personalidade dos personagens? Como permitir uma boa interação com usuário?

Controle de Robôs Como obter navegação segura e eficiente, estabilidade, manipulação fina e versátil? E no caso de ambientes dinâmicos e imprevisíveis?

Automação de sistemas complexos Como modelar os componentes do sistema e dar-lhes autonomia? Como assegurar uma boa comunicação e coordenação entre estes componentes?

Busca de informação na Web Como localizar a informação relevante?

Recomendação de produtos Como fazer recomendações personalizadas de produtos? Como modelar os perfis dos compradores?

Previsão Como prever o valor do dólar (ou o clima) amanhã? Que dados são relevantes? Há comportamentos recorrentes?

Detecção de Intrusão e Filtragem de Spam Como saber se uma mensagem é lixo ou de fato interessa? Como saber se um dado comportamento de usuário é suspeito e com lidar com isto?

Sistemas de Controle Como brecar o carro sem as rodas deslizarem em função da velocidade, atrito, etc.? Como focar a câmera em função de luminosidade, distância, etc.? Como ajustar a temperatura em da quantidade de roupa, fluxo de água, etc.?

Interface Como dar ao usuário a ajudar de que ele precisa? Como interagir (e quem sabe navegar na web) com celular sem ter de digitar (hands-free)?

O que estes problemas têm em comum? Grande complexidade (número, variedade e natureza das tarefas) Não há “solução algorítmica”, mas existe conhecimento Modelagem do comportamento de um ser inteligente (conhecimento, aprendizagem, iniciativa, etc.)

Resumindo IA Área da computação que, há décadas, lida com esses problemas. Objetivo: Construir (e aprender a construir) programas que, segundo critérios definidos, exibem um comportamento inteligente na realização de uma dada tarefa. Decomposta em várias sub-áreas representação do conhecimento, percepção, aprendizagem, processamento de linguagem natural, planejamento,... Interagindo com outras áreas Computação, sociologia, estatística, economia, psicologia, lingüística, lógica, educação, ...

Referências Bibliográficas Machado, V. P. Inteligência artificial: uma abordagem centrada em agentes, INFOCEFET 2005, CEFET-PI. Vieira, R.; Osório, F. Inteligência artificial e sistemas inteligentes, UNISINOS, http://www.inf.unisinos.br/~renata Ramalho, G. Introdução à sistemas inteligentes, Cin, UFPE. Shubeita, F. Programação evolutiva e lógica fuzzy, CMP 135, UFRGS, 2003. Sucupira, I. R. Métodos heurísticos genéricos: meta-heurísticas e hiper-heurísticas, IME-SP. Coelho, Leandro. Notas de Aula.