Inspecção Pré-Embarque: Tempo de seguir em frente? 21 de Agosto de 2014Andrew Allan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Advertisements

Plano de Liderança de Clube
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Gestores de Patrimônio Financeiro ANBIMA
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Doing Business 2007 Comércio Internacional Allen Dennis Rita Ramalho Moçambique 18 Abril 2007.
AUDITORIA Contas a receber
Negócios Internacionais
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
Departamento de Supervisão Indireta
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
CALENDÁRIO ESCOLAR JANEIRO 30 Início das aulas dos Ensinos Fundamental e Médio FEVEREIRO 01 Início das aulas da Educação Infantil e Supletivos MARÇO 01.
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
Impressão de etiquetas
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
#3-0-1 Unidade 6: Capacitação e Supervisão. Questões de Aquecimento: Instruções Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 05 a 07 de Outubro de 2013.
Minas Gerais.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 25 a 27 de Maio de 2013.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
O fenómeno da integração
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Domingo, 27 a 29 de Abril de 2013.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 10 a 12 de Maio de 2014.
Controle Administrativo no Comércio Exterior
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 13 a 15 de Julho de 2013.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Palestra Gerência do Plano Diretor – 26/Fev/14
Rodrigo Carvalho Rodrigo Carvalho Secretaria de Tecnologia Industrial Secretaria de Tecnologia Industrial REACH REACH Andamento das discussões sobre o.
Maneiras de classificar o mercado financeiro
BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO
Cronograma de Atividades
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
OBJETIVOS Objetivo Geral
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Investimentos Financeiros para RPPS Maio / Renda Fixa.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-Feira 05 a 07 de Julho de 2014.
Melhorando o ambiente de negócios por meio da transparência no Estado de São Paulo.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
1 Princípios Básicos da legislação para implementar a CITES Secretariado CITES.
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
Seguro de Crédito à Exportação
Gestão de Projetos Metodologias de gestão de projetos
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Inspecção Pré-Embarque: Tempo de seguir em frente? 21 de Agosto de 2014Andrew Allan

Bem-vindos! Hoje temos a oportunidade de discutir a questão da exigência da Inspecção Pré-embarque para determinados bens a serem importados para Moçambique. Esperamos que todo os presentes contribuam de maneira positiva e que todos saiam com uma ideia mais clara de como progredir neste assunto.

O que é a IPE? A OMC define a Inspecção Pré-Embarque como: As actividades da Inspecção Pré-Embarque são todas as actividades relacionadas com a verificação da qualidade, quantidade, preço, incluindo a taxa cambial da moeda e os termos financeiros, e/ou a classificação aduaneira dos produtos a serem exportados para o território do Membro usuário.

Qual é o objectivo da IPE? Qual é que você entende que seja o objectivo? Valor? Classificação? Qualidade?

Objectivo denifido da IPE em Moçambique “O âmbito do programa INTERTEK inclui a inspecção física no país do exportador a fim de estabelecer a conformidade com a especificação da encomenda e a avaliação do preço, classificação aduaneira e direitos de importação a pagar.” (Fonte: Intertek, ‘Republic of Mozambique Guidelines for Importers’, June 2014) O que isso significa? Especificação da encomenda e avaliação de preço Classificação aduaneira Direitos de importação a pagar

A “Lista Positiva” A lista positiva abrange uma variedade de produtos ao longo de 10 capítulos da Pauta Aduaneira : –Capítulo ; ; ; ; ; – Carne congelada e partes comestíveis de aves de posição –Capítulo – Farinha de trigo –Capítulo ; 15.08; 15.11; 15.12; 15.13; – Óleo de cozinha –Capítulo – Cimento –Capítulos 28 & 29 – Produtos químicos –Capítulo 30 – Produtos farmaceuticos: 30.01;30.02; 30.03; 30.04; e –Capítulo – Fósforos –Capítulo ; – Pneus novos e pneus usados –Capítulo 87 – Viaturas a 87.05, 87.11

Outras Instituições do Governo e a IPE A actual Lista Positiva sugere que o valor e a classificação não são as principais razões por detrás de alguns dos produtos seleccionados. Serão os procedimentos de licenciamento existentes suficientes para controlar alguns tipos de importações? Quando as inspecções são feitas sobre a ‘qualidade’, o que isso significa? Que padrões são aplicados em Moçambique sobre os bens importados? Será que as instituições competentes serão capazes de realizar estas verificações por si próprias após a importação?

Porquê mudar? Em todo o mundo, os países estão a abandonar a IPE, e a sua “congenere” Serviços de Inspecção no Destino. Porquê? À medida que as administrações se desenvolvem e tornam-se maduras, a necessidade de tais serviços diminui e as autoridades são capazes de determinar os factos necessários por si próprias.

Porquê mudar? (cntd) A IPE está em Moçambique desde 1998 – 16 anos. Durante esse período, Moçambique passou por mudanças significativas e desenvolvimentos na área do comércio internacional, e as alfândegas tiveram apoio significativo de fontes internacionais para ajudarem o seu desenvolvimento. Será que as alfândegas de Moçambique ainda precisam de apoio da IPE ou esta tornou-se uma desnecessária barreira técnica ao comércio internacional? Será que as outras instituições envolvidas (MISAU, MINAG, etc) precisam da IPE da forma como ela existe presentemente?

O que é um Programa de Avaliação de Conformidade? Um governo pode contratar uma empresa (através do INNOQ) como a Intertek, SGS ou outra, para garantir que produtos selecionados respeitem a padrões internacionais (ou normas nacionais, se elas diferem). Mercadorias são testadas e um “Certificado de Conformidade” é emitido antes da exportação, o que ajuda a reduzir o risco de produtos abaixo do padrão, de serem introduzidos no mercado Moçambicano; Reduz o risco de produtos perigosos de serem introduzidos no mercado; Ajuda os fabricantes nacionais, impedindo que bens de má qualidade ou abaixo do padrão sejam "despejados" no mercado.

OMC Acordo de BALI da OMC sobre a Facilitação do Comércio Internacional, de Dezembro de 2013 Directrizes relacionadas com a Inspecção Pré-Embarque Artigo 10: Formalidades relacionadas com a importação, exportação e trânsito. Capitulo 5. Inspecção Pré-Embarque O novo acordo bane o uso de inspecções pré-embarque onde este procedimento seja usado para determinar a classificação pautal e valoração aduaneira. Outros tipos de inspecção pré-embarque poderão, porém, permanecer autorizadas embora encoraje-se os Estados Membros a não estenderem a prática.

Qual é a opinião do Sector Privado? O tempo e custos adicionais? Porque apenas algumas mercadorias estão sujeitas a IPE e outras não? Barreiras não tarifaria para o comércio? Será que a IPE beneficia apenas a alguns comerciantes? ??

Transição O que é necessário para remover a IPE? Um Plano com um calendário realístico –A ser desenvolvido por uma comissão de coordenação das agencias fronteiriças relevantes –Tarefas a serem delegadas a gestores específicos com prazos definidos Apoio político –Identificar um ‘Campeão’ para pressionar o avanço da transição a nível ministerial Formação/capacitação focalizada –Identificar áreas específicas de deficiências, por exemplo, avaliação, classificação, Gestão de Risco e priorizar essas áreas

Transição (cntd) Adopção da Gestão do Risco por parte de todas as agências fronteiriças como uma prioridade –Trabalhar em conjunto com a alfândega como coordenadora, para que os riscos das agências sejam acautelados no âmbito do módulo de Gestão de Risco da JUE

Transição (Gestão de Risco)

Transição (cntd) Aumento das agências incluídas no âmbito da Janela Única Electrónica Ferramentas específicas para ajudarem na avaliação de produtos de alto risco –Por exemplo: Desenvolvimento de uma base de dados para avaliação de viaturas Conformidade no Comércio Facilitação do Comércio –A observância da conformidade no comércio deve ser recompensada com aumento da facilitação –O comércio não cumpridor deve ser sujeito a penalidades significativas e aumento dos níveis de escrutínio. –Será que o actual sistema de sanções funciona?

Tarefas e prazos Set ‘14 Out ‘14 Nov ‘14 Dez ‘14 Jan ‘15 Fev ‘15 Mar ‘15 Abr ‘15 Mai ‘15 Jun ‘15 Jul ‘15 Ago ‘15 1. Formar um Comité de Coordenação 2. Atribuições de tarefas acordada pelo Comité de Coordenação 3. Avaliações/tarefas realizadas e concluídas pelos Ministérios/Instituições Envolvidas 4. Perfis de gestão de risco revistos, critérios criados e testados 5. Desenvolvimento e teste do módulo para valoração de veículos 6. Ligação entre o Sistema de Portos e a Janela Única Electrónica 7. Lançamento do módulo para valoração de veículos (em paralelo à valoração através da IPE) 8. Desenvolvimento de material de divulgação 9. Campanha de divulgação 10. Ligação dos Ministérios a JUE 11. Teste final e correcções, se necessário 12. Início de importações isentas da IPE

Obrigado!