Multiplicando… com algoritmo!

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Transcrição da apresentação:

Multiplicando… com algoritmo! 467x4 65x4 465x24 Prof. Vaz Nunes (Portugal). ©Todos os direitos reservados. P. f., não coloque esta PPT em mais nenhum sítio da Net.

Exemplo A: 65 x 4 = 260 4 6 5 X 24 4 X 5 = 20 vão 2 dezenas 1. Multiplica a coluna das unidades. 2. Coloca o 0 na “casa” das unidades. Vão 2 dezenas. Vão 2 dezenas 4 6 5 X 24 4 X 6 = 24 3. Multiplica a coluna das dezenas. 24+2 = 26 4. Adiciona sempre as dezenas que vão. Neste caso, são 24 mais 2. 2 6 Soma as 2 dezenas que vão

Exemplo B:467 x 4 = 4 6 7 X 24 4 X 7 = 28 1. Multiplica a coluna das unidades. Vão 2 dezenas 8 2. Coloca 8 nas unidades. Vão 2 dezenas 4 6 7 X 24 3. Multiplica a coluna das dezenas. 4 X 6 = 24 24+2 = 26 4. Adiciona sempre as dezenas que vão. Vão 2 centenas 5. Coloca 6 nas dezenas. 6 8 Vão 2 centenas 6. Multiplica a coluna das centenas. 4 6 7 X 24 4 X 4 = 16 7. Adiciona sempre as centenas que vão. 16+2 = 18 8. Termina a multiplicação. 18 6 8

Exemplo C: 465 x 24 = Multiplica a coluna das unidades. Adiciona sempre as dezenas que vão. 4 6 5 X 24 4 6 5 X 24 4 6 5 X 24 4 X 6 = 24 4 X 4 = 16 4 X 5 = 20 24+2 = 26 16+2 = 18 6 18 6 Multiplica a coluna das dezenas. Adiciona sempre as centenas que vão. 4 6 5 X 24 4 6 5 X 24 4 6 5 X 24 2 X 4 = 8 1 8 6 18 6 18 6 2 X 6 = 12 8 + 1 = 9 9 3 3 2 X 5 = 10 12 + 1 = 13 11 1 6 Soma

Experimenta tu agora. 6 5 5 X 4 8 Multiplicaste 8 x 5? Multiplicaste 8 x 5 e adicionaste 4? Multiplicaste 8 x 6 e adicionaste 4? 5 2 4 2 6 2 Multiplicaste 4 x 5 ? 3 1 4 4 Multiplicaste 4 x 5 e adicionaste 2? Multiplicaste 4 x 6 e adicionaste 2? Finamente, soma.

Experimenta tu agora no caderno. 6 5 7 X 2 6 1 9 3 X 6 7 2 8 5 X 7 3 Prof. Vaz Nunes (Portugal). ©Todos os direitos reservados. P. f., não coloque esta PPT em mais nenhum sítio da Net.