A Atividade Vulcânica Ciências Naturais – 7º Ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUTOS EMITIDOS PELAS
Advertisements

A Atividade Vulcânica Ciências Naturais – 7º Ano
A Atividade Vulcânica Ciências Naturais – 7º Ano
Os Vulcões.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Evidências da Dinâmica interna da Terra Sismos.
Vulcanologia Disciplina: Biologia e Geologia
Ciências da Vida e da Terra 10ºano
Quais os fenómenos precursores de actividade vulcânica?
Consequências negativas da
Mas de onde provêm os materiais libertados pelos vulcões?
VULCANOLOGIA O PLANETA TERRA, ESTÁ EM CONS-TANTE ATIVIDADE TECTÔNICA, COM MUITOS VULCÕES ATIVOS. VAMOS ENTÃO ESTUDAR O VULCANISMO TERRESTRE, E SUAS.
A Dinâmica da Litosfera
Welcome to... A Game of Xs and Os. Another Presentation © All rights Reserved
Manifestações da Actividade Geológica
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
3.1- Actividade vulcânica: riscos e benefícios da actividade vulcânica
Actividade Vulcânica nos Açores
Ciências Naturais – 7.º ano
Vulcanismo.
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
Riscos e catástrofes.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Professora: Emanuelle Grace
Localização dos vulcões
Riscos e benefícios da atividade vulcânica
A Dinâmica da Litosfera:
Os recursos pedagógicos “Os vulcões dos Açores” foram criados com o objetivo de divulgar e dar a conhecer à comunidade educativa (alunos, professores,
Ciências Naturais – 7.º ano
Nome: Matheus Rizzo Jordão Nº22 4º A
Vulcanismo Secundário
Nome: Nathalia Nº26 4ª ano A
Materiais vulcânicos Materias vulcanicos liquidos gasoso e solidos.
Trabalho realizado por: Daniel Martins nº6, 12ºB.
Revista Eletrônica Evair 6ºano B.
Vulcões Rochas Revista Eletrônica Nome: Lethicia Santos Nº 13
INTERIOR DA TERRA.
Materiais Vulcânicos Escola Secundária São João da Talha | 2011.
Giovanna Arêdes Machado Ileck
Vulcanismo.
Catástrofes Naturais Adriana Vieira 8ºB.
Raphael e Gabriel Professores: Ailton Barbosa (geografia),Arthur Costa (história),Gisele (ciências)
Geografia.
Patric Santana Silva nº 16
Biologia/Geologia I Tema III Vulcanologia
Tsunamis vs Terremotos
Biologia/Geologia I Tema III Vulcanologia Magda Charrua 2011/2012 COLÉGIO DA LAPA 1.
Trabalho realizado por: Miguel Vilela N:8 Turma: CEF IOSI
Ciências Naturais – 7.º ano
Placas Convergentes Placas Divergentes Placas Transformantes.
Vulcanologia.
Vulcanismo.
Ciências Naturais – 7.º ano
Actividade Vulcânica  O tipo  O tipo de actividade vulcânica depende da maior ou menor viscosidade da lava que quando é muito viscosa origina formas.
Vulcanismo representa a ascensão de magma através de fissuras ou fendas da crosta, quase sempre em regiões de contacto entre as placas rígidas que compõem.
Estrutura geológica no Brasil
Ciências Naturais Cultura Geral. 1 - As enzimas digestivas actuam sobre os alimentos: a) Decompondo-os em moléculas simples b) Transformando-os em bolo.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
Compreender a estrutura e dinâmica da Geosfera
ACTIVIDADE VULCÂNICA.
Actividade vulcânica na Islândia
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
TIPOS DE VULCANISMO SECUNDÁRIO. O que é o vulcanismo secundário? Após o período ativo, um vulcão entra numa fase de repouso. Nesta fase, a atividade vulcânica.
Ciências Naturais – 7.º ano
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Transcrição da apresentação:

A Atividade Vulcânica Ciências Naturais – 7º Ano Erupção na Islândia Fonte: https://natgeotv.com.au/tv/iceland-volcano/gallery/photos1.aspx (10.10.2013) Ciências Naturais – 7º Ano Terra em Transformação Consequências da dinâmica interna da Terra Atividade vulcânica: riscos e benefícios Prof. Sara Marreco

Tipos de Vulcanismo O vulcanismo é um conjunto de processos através dos quais materiais provenientes do interior da Terra são expelidos para a superfície. Divide-se em: a) Vulcanismo primário ou principal: caracteriza-se pela ocorrência de erupções vulcânicas, nas quais são libertados do interior da Terra materiais sólidos, líquidos e gasosos. b) Vulcanismo secundário, residual ou atenuado: caracteriza-se por manifestações secundárias de atividade vulcânica, quando um vulcão, após um período ativo, entra numa fase de repouso.

A Vulcanologia A vulcanologia é o ramo da geologia que estuda a formação, classificação e distribuição de fenómenos vulcânicos. Os cientistas que estudam os vulcões são designados por vulcanólogos. Vítor Hugo Forjaz, vulcanólogo português Fonte: http://http://geopedrados.blogspot.pt/2010/11/o-geologo-victor-hugo-forjaz-faz-anos.html (10.10.2013) Fato isolante usado por vulcanólogos Fonte: http://geopedrados.blogspot.pt/2010/11/o-geologo-victor-hugo-forjaz-faz-anos.html (10.10.2013)

Vulcanismo Primário Neste tipo de vulcanismo, os materiais vulcânicos podem sair para a superfície terrestre através de uma fissura – vulcanismo fissural – ou através de um aparelho vulcânico ou vulcão – vulcanismo central. Vulcanismo fissural, Kilauea – Havai Fonte: http://http://ciencia.hsw.uol.com.br/vulcoes1.htm (10.10.2013) Vulcanismo central, Anak Krakatau, Indonésia Fonte: http://www.swisseduc.ch/stromboli/perm/krakatau/strombolian-eruption-en.html?id=1 (10.10.2013)

Estrutura de um Vulcão Vulcão ou Aparelho Vulcânico: estrutura geológica por onde é expelida para o exterior uma mistura de materiais a uma temperatura muito elevada. Fonte: https://natgeotv.com.au/tv/iceland-volcano/gallery/photos1.aspx (10.10.2013) Magma: mistura complexa de rochas fundidas e gases, formada no interior da Terra, que se acumula na câmara magmática. Que dará origem à… Lava: nome que se dá ao magma quando chega à superfície e já perdeu parte dos gases que possuía.

Fonte: http:// http://mrsg8thgradescience.blogspot.pt/ (10.10.2013) Estrutura de um Vulcão Cone Vulcânico Cratera Chaminé Secundária Chaminé Lava Câmara Magmática Fonte: http:// http://mrsg8thgradescience.blogspot.pt/ (10.10.2013) Nota: Aos reservatórios de magma de menores dimensões dá-se o nome de bolsada magmática.

Estrutura de um Vulcão Vulcões adormecidos: são aqueles que não se encontram atualmente em atividade mas evidenciam sinais de perturbação e podem entrar de novo em erupção. Monte Fuji, Japão Fonte: http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagens/2008/10/8/japo-o-dia-em-que-eu-no-vi-o-monte-fuji.html (10.10.2013)

Estrutura de um Vulcão Vulcões extintos: são aqueles que têm pouca probabilidade de entrar novamente em atividade. Porém, é difícil afirmar com certeza que um vulcão está extinto. Vulcão Licancabur, Chile Fonte: http:// http://clicksdemochila.wordpress.com/chile-2/san-pedro-de-atacama/ (10.10.2013)

Lagoa das Sete Cidades, S. Miguel (Açores) Caldeiras Vulcânicas Caldeira: depressão que se forma no topo de um vulcão por abatimento – caldeira de colapso – ou por explosão do cone vulcânico – caldeira de explosão. Caldeira de colapso Lagoa das Sete Cidades, S. Miguel (Açores) Fonte: http://mystar.sapo.pt/noticias/dia-mundial-da-floresta-o-melhor-de-portugal (10.10.2013)

Monte Santa Helena, Washington (EUA) Caldeiras Vulcânicas Caldeira de explosão Monte Santa Helena, Washington (EUA) Fonte: http://http://carlos.franquinho.info/2008/04/o-monte-de-santa-helena/ (10.10.2013)

Com a acumulação de água das chuvas, a caldeira dá origem a uma lagoa. Fonte: http://courses.missouristate.edu/emantei/creative/glg110/ignrks_volcan.html (10.10.2013) A câmara magmática do vulcão vai-se esvaziando em resultado de sucessivas erupções vulcânicas. O aparelho vulcânico torna-se instável e sem suporte, o que leva ao abate do cone e formação da caldeira. Caldeiras Vulcânicas Com a acumulação de água das chuvas, a caldeira dá origem a uma lagoa.

Materiais expelidos pelos vulcões Os materiais libertados por atividade vulcânica podem ser: - Gasosos: vapor de água, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, entre outros. - Líquidos: rocha fundida (lava); - Sólidos: piroclastos (blocos, bombas, pedra pomes, lapilli e cinzas). Gasosos Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Grande_Fumarola_8.jpg (10.10.2013) Líquidos Fonte: http://hitokirivader.deviantart.com/art/ Oozing-Lava-7844380 (10.10.2013) Sólidos Fonte: http://volcanoes.usgs.gov/images/ pglossary/ash.php (10.10.2013)

Materiais Gasosos São compostos por uma mistura complexa, de composição variável, onde se destacam o vapor de água, o dióxido de carbono e o dióxido de enxofre, entre outros. Medição de gases vulcânicos Fonte: http://www.global-greenhouse-warming.com/sampling-volcanic-gases.html (10.10.2013)

Magma com baixa viscosidade Magma com elevada viscosidade Materiais Gasosos Viscosidade: propriedade que depende da composição química do magma, condiciona as características dos materiais expelidos e da própria erupção. Os gases transportados pelo magma libertam-se com facilidade, formando uma lava fluída. Magma com baixa viscosidade Os gases transportados pelo magma libertam-se com dificuldade, formando uma lava pouco fluída (viscosa). Magma com elevada viscosidade

Lava encordoada: lava de aspeto semelhante a cordas. Materiais Líquidos A lava corresponde a uma mistura de rochas em fusão, após a desgaseificação do magma. Ao arrefecer, solidifica e dá origem a rochas vulcânicas. Pode ter vários aspetos: Fonte: http://esmmbg.no.sapo.pt/actividadevulc.htm (10.10.2013) Lava encordoada: lava de aspeto semelhante a cordas.

Lava escoriácea: lava com superfícies ásperas e fissuradas. Fonte: http://esmmbg.no.sapo.pt/actividadevulc.htm (10.10.2013) Lava escoriácea: lava com superfícies ásperas e fissuradas. Fonte: http://terraquegira.blogspot.pt/2007/02/fresquinha-fresquinha.html (10.10.2013) Lava em almofada: lava submarina com aspeto almofadado.

Materiais Líquidos As lavas fluídas têm uma temperatura muito elevada, são pobres em sílica e em gases e movem-se muito rapidamente. Fonte: http://terragiratg.blogspot.pt/2009_06_01_archive.html (10.10.2013) As lavas pouco fluídas apresentam baixas temperaturas, são ricas em sílica e em gases e movem-se com muita dificuldade. Fonte: http://www.swisseduc.ch/stromboli/glossary/icons/paehoe_lava.jpg (10.10.2013)

Materiais Sólidos Piroclastos Blocos e Bombas Lapilli Pedra Pomes (pedaços de lava parcialmente sólida ou pedaços da chaminé) Blocos e Bombas (forma irregular, diâmetro maior que 64 mm) Lapilli (forma irregular, diâmetro entre 2 e 64 mm) Pedra Pomes (piroclasto leve e poroso) Cinza (pequenas partículas, diâmetro menor que 2 mm)

Que materiais saem dos Vulcões? CINZA Fonte: http://volcanoes.usgs.gov/images/pglossary/ash.php (10.10.2013) LAPILLI Fonte: http://www.swisseduc.ch/stromboli/glossary/lapilli-en.html (10.10.2013) PEDRA-POMES Fonte: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/ 6579-usos-industriais-da-pedra-pome/ (10.10.2013) BOMBA Fonte: http://meioambiente.culturamix.com/desastres-naturais/bomba-vulcanica (10.10.2013)

Tipos de Erupções Vulcânicas Os tipos de atividade vulcânica dependem da viscosidade do magma. Podem ser considerados 3 tipos: erupção efusiva, erupção explosiva e erupção mista. Erupção explosiva Monte Santa Helena, EUA Fonte: http://www.efecade.com.br/vulcao-santa-helena-washington-eua/ (10.10.2013) Erupção efusiva Mauna Loa, Havai Fonte: http://fineartamerica.com/featured/mauna-loa-eruption-joe-carini.html (10.10.2013)

Escoada de lava, Mauna Loa (Havai) Erupções Efusivas Kilauea, Havai Fonte: http://hvo.wr.usgs.gov/kilauea/summary/ (10.10.2013) Cones vulcânicos baixos e com vertentes suaves; Lava com viscosidade reduzida e muito fluída; Gases com facilidade em libertar-se (erupções tranquilas); Emissões raras de piroclastos; - Formação de escoadas de lava e repuxos de lava. Escoada de lava, Mauna Loa (Havai) Fonte: http://fineartamerica.com/featured/2-mauna-loa-eruption--big-island-of-hawaii-phil-degginger.html (10.10.2013)

Lago de lava do vulcão Erta Ale (Etiópia) Erupções Efusivas Repuxo de lava no Havai Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pahoeoe_fountain_edit2.jpg (10.10.2013) Lago de lava do vulcão Erta Ale (Etiópia) Fonte: http://www.volcanodiscovery.com/pt/ertaale/lavalake_08/ image10.html (10.10.2013)

Nuvem ardente do Pinatubo, Filipinas Erupções Explosivas Krakatoa, Indonésia Fonte: http://jchatoff.wordpress.com/tag/krakatoa/ (10.10.2013) Cones vulcânicos altos e com vertentes inclinadas; Lava com viscosidade muito elevada que solidifica junto ao cone; Gases com dificuldade em libertar-se (erupções violentas); Formação de piroclastos; - Formação de domos ou agulhas vulcânicas, quando a lava solidifica na chaminé; - Formação de nuvens ardentes. Nuvem ardente do Pinatubo, Filipinas Fonte: http://volcano.oregonstate.edu/vwdocs/volc_images/s outheast_asia/philippines/pinatubo.html (10.10.2013)

Agulha vulcânica, Arizona (EUA) Domo vulcânico do Chaitén, Chile Erupções Explosivas Agulha vulcânica, Arizona (EUA) Fonte: http://my.opera.com/PainterWoman/blog/2009/10/04/superstition-mountains-peralta-trail-and-weavers-needle (10.10.2013) Domo vulcânico do Chaitén, Chile Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Volc%C3%A1n_Chait%C3%A9n-Sam_Beebe-Ecotrust.jpg (10.10.2013)

Erupções Mistas Stromboli, Itália Fonte: http://www.volcanodiscovery.com/photos/ stromboli/july09/image2.html (10.10.2013) - Períodos alternados de atividade efusiva e explosiva; - Lava viscosa na fase explosiva e fluída na fase efusiva; - Na fase efusiva formam-se escoadas curtas; - Na fase explosiva as explosões são pouco violentas; - Os cones vulcânicos apresentam camadas alternadas de lava solidificada e piroclastos. Stromboli, Itália Fonte: http://www.photovolcanica.com/ Pictures_V2/Picture_v2_hp4.html (10.10.2013)

Distribuição dos Vulcões - Ocorrem no limite das placas litosféricas; - A maior concentração de vulcões encontra-se no Pacífico (Anel de Fogo do Pacífico); - Podem também surgir em dorsais médio-oceânicas e na cintura mediterrânico-asiática (limite entre as placas euroasiática e africana). Fonte: http://ciencias-geologia.blogspot.pt/2013/08/estudo-dos-continentes-1-teoria-da.html (10.10.2013)

Vulcanismo em Portugal - Vulcanismo extinto: região entre Mafra e Lisboa e no Arquipélago da Madeira; Penedo do Lexim Complexo Vulcânico de Lisboa-Mafra Fonte: http://imagem.casadasciencias.org/ver_img.php?id=751&categoria=6&i=8&escolha=6 (10.10.2013)

Furnas em Ponta Delgada Vulcanismo em Portugal - Vulcanismo ativo: Açores (o arquipélago situa-se no encontro de três placas litosféricas – euroasiática, africana e norte-americana). Furnas em Ponta Delgada Ilha de S. Miguel, Açores Fonte: http://www.militaryphotos.net/forums/album.php?albumid=488&attachmentid=91499 (10.10.2013)

O Vulcanismo Secundário Vulcanismo Secundário, Atenuado ou Residual: manifestações vulcânicas que permanecem após as erupções. Nascentes Termais (emissão de águas quentes ricas em sais minerais) Fonte: http://www.mochileiros.com/peru-bolivia-chile-argentina-em-30-dias-relato-t43314-15.html (10.10.2013) Fumarolas (emissões de gases por fissuras) Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Grande_Fumarola_8.jpg (10.10.2013) Geiseres (emissão intermitente de repuxos de água quente e vapor) Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro: Steam_Phase_eruption_of_Castle_geyser_with_double_rainbow.jpg (10.10.2013)

Fumarolas São emissões de nuvens de vapor de água e outros gases, a temperaturas elevadas, através de fendas do aparelho vulcânico. Quando liberta gases compostos por enxofre designam-se por sulfataras; quando liberta maioritariamente dióxido de carbono designam-se por mofetas. Fonte: http://it.wikipedia.org/wiki/File:Sulpherous_Fumeroles.jpg (10.10.2013) Sulfatara Fonte: http://www.fabiopiferi.it/images/_Images/images.htm (10.10.2013) Mofeta

Strokkurgeiser, Islândia Geiseres São jatos de água quente e vapor projetados a grande altura, de forma intermitente. Strokkurgeiser, Islândia Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:GeysirEruptionNear.jpg (10.10.2013)

Nascentes Termais São fontes de água quente que contém substâncias minerais dissolvidas, normalmente com valor medicinal. Yellowstone, EUA Fonte: http://www.thewondersofnature.net/ 2012/10/talk-about-extreme-have-you-ever-heard.html (10.10.2013)

É importante monitorizar os Sinais Percursores! Riscos da atividade vulcânica Elevado número de vítimas Danos em bens e habitações Destruição de cidades inteiras Alteração do clima e da atmosfera Ocorrência de sismos; Formação de nuvens ardentes; Formação de correntes de lama. Fonte: http://www.panoramio.com/photo/22301907 (10.10.2013) Belpasso, Itália Pompeia, Itália Fonte: http://www.midiacon.com.br/materia.asp? id_canal=11&id=26538 (10.10.2013) É importante monitorizar os Sinais Percursores!

Sinais percursores da atividade vulcânica Fonte: http://www.netxplica.com/manual.virtual/exercicios/ geo10/vulcanismo.2/10.GEO.vulcanismo.previsao.prevencao.htm (10.10.2013) Deformações do Solo Atividade Sísmica Emissões de gases Deformações do Cone

Benefícios da atividade vulcânica - Aumenta a fertilidade dos solos; Permite explorar de depósitos de substâncias minerais com valor económico; Desenvolvimento da ciência; - Tratamentos medicinais. Medição de gases vulcânicos Fonte: http://vulcan.wr.usgs.gov/Glossary/Emissions/ description_gases_fumaroles.html (10.10.2013) Colheita de enxofre em sulfataras, Indonésia Fonte: http://www.flickriver.com/photos/t-bet/3727532257/ (10.10.2013)

Benefícios da atividade vulcânica - Permite a exploração do calor interno da Terra como forma energética (energia geotérmica); - Incentiva o turismo. Central Geotérmica da Ribeira Grande, Açores Fonte: http://www.energiasrenovaveis.com/ DetalheNoticias.asp?ID_conteudo=162&ID_area=4 (10.10.2013) Erupção do Mauna Loa, Havai Fonte: http://volcano-club.blogspot.pt/2011/07/volcano-tourism.html (10.10.2013)

Recursos Utilizados Autora: Sara Marreco, professora de Ciências Naturais Bibliografia: Campos, C. & Dias, M (2012). Terra Mãe, Texto Editores, pág.168 a 187. Campos, C. & Delgado, Z. (2006). Sistema Terra, Texto Editores. Pág. 116 a 129.