A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACTIVIDADE VULCÂNICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACTIVIDADE VULCÂNICA."— Transcrição da apresentação:

1 ACTIVIDADE VULCÂNICA

2 LOCALIZAÇÃO DOS VULCÕES
Anel de fogo do Pacífico Dorsais médio-oceânicas Cintura mediterrânico-asiática

3 O QUE SÃO VULCÕES? É uma estrutura geológica complexa, por onde, durante os períodos de erupção, é expelida, do interior da Terra para o exterior, uma mistura de materiais a uma temperatura muito elevada (magma).

4 APARELHO VULCÂNICO Nuvem ardente Cone principal Cratera
Chaminé vulcânica Cone secundário Câmara magmática

5 APARELHO VULCÂNICO

6 APARELHO VULCÂNICO Magma – forma-se no interior da Terra e acumula-se na câmara magmática; Chaminé – conduta por onde o magma sobe até á superfície; Cone vulcânico – relevo resultante da acumulação de materiais expelidos. Câmara magmática – local de acumulação de magma; Cratera – abertura do vulcão à superfície; Lava – material fundido, emitido durante as erupções; Chaminé secundária – fenda no cone principal.

7 Caldeira da Lagoa das Sete Cidades - Açores
FORMAÇÃO DE CALDEIRAS Caldeira da Lagoa das Sete Cidades - Açores

8 FORMAÇÃO DE CALDEIRAS B- A lava sobe pela chaminé.
A- A câmara magmática está a esvaziar e o cone vulcânico fica sem apoio. D- Queda da parte superior do cone vulcânico. C- A acumulação da água das chuvas deu origem a um lago.

9 MATERIAIS EXPELIDOS PELOS VULCÕES
Gasosos – vapor de água, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, entre outros; Líquidos – rocha fundida (lava); Sólidos – piroclastos: blocos, bombas, lapilli e cinzas.

10 TAMANHO E FORMA DOS PIROCLASTOS
FORMA E DIÂMETRO BLOCO Com forma irregular e diâmetro superior a 30 cm. BOMBA (1) Com forma arredondada e diâmetro superior a 64 mm. LAPILLI (2) Com forma irregular e diâmetro entre 2 mm e 64 mm. CINZAS (3) Pequenas partículas com diâmetro inferior a 2 mm.

11 TAMANHO E FORMA DOS PIROCLASTOS
4 - Pedra-pomes 1 - Bomba 2 - Lapilli 3 - Cinzas 5- Obsidiana

12 TIPOS DE ACTIVIDADE VULCÂNICA
O tipo de actividade vulcânica depende da viscosidade!!!! Vulcão misto – Stromboli e Etna Vulcão efusivo – Mauna Loa (Havai) Vulcão explosivo – Monte de Santa Helena

13 TIPOS DE ACTIVIDADE VULCÂNICA
Actividade efusiva Actividade explosiva Magma fluido Magma viscoso os gases libertam-se com facilidade os gases têm dificuldade em passar Sem explosões Explosões violentas lavas com facilidade, formando rios de lava – escoadas lavas com dificuldade em sair da cratera - Podem formas domas ou agulhas os cones são baixos e de vertentes suaves. os cones são altos, de vertentes muito inclinadas

14 TIPOS DE ACTIVIDADE VULCÂNICA
Domo ou Agulha Lavas em almofada (pillow-lava) – erupções submarinas

15 TIPOS DE ACTIVIDADE VULCÂNICA
Actividade mista – caracterizam-se por períodos alternadamente efusivos e explosivos. O cone tem camadas alternadas de piroclastos e lava solidificada. A lava apresenta diferentes graus de gases e de viscosidade. Vulcão Etna Vulcão Etna – episódio efusivo Vulcão Etna – episódio explosivo

16 ERUPÇÃO DO VESÚVIO – HISTÓRIA DE POMPEIA
Pompeia era uma próspera cidade romana, situada junto a uma montanha. Na manhã de 24 de Agosto de 79 d.C. fazia demasiado calor e desde as primeiras horas da manhã que se sentia um odor a gás. À uma da tarde começaram a chover pequenas pedras e cinza; os gritos das pessoas não se ouviam, abafados pelo estrondo da montanha que explodia. Era o vulcão Vesúvio que entrava em erupção, depois de ter estado adormecido durante 1000 anos. A explosão arrancou todo o cume e formou-se uma imensa nuvem negra. Anoiteceu em pleno dia e durante 48 horas não pararam de chover materiais incandescentes, emitidos pelo vulcão, que soterraram inteiramente Pompeia sob seis metros de cinzas e pedra-pomes. Cerca de pessoas morreram na catástrofe.

17 ERUPÇÃO DO VESÚVIO – HISTÓRIA DE POMPEIA
Vulcão Vesúvio Molde de um corpo em gesso

18 VULCANISMO SECUNDÁRIO
O vulcanismo não se manifesta apenas sob a forma de erupções. Por vezes, nas zonas vulcânicas, muito tempo após ter terminado a última erupção, continuam a evidenciar-se manifestações vulcânicas. Este fenómeno é conhecido por vulcanismo secundário, atenuado ou residual.

19 FORMAS DE VULCANISMO SECUNDÁRIO
Nascentes termais Fumarolas Géiseres

20 Banhos em nascente termal
NASCENTES TERMAIS Nascentes termais – as águas, após terem circulado pelo subsolo ainda quente, brotam à superfície a elevadas temperaturas e enriquecidas em minerais. Termas de Chaves (Nascente termal) Banhos em nascente termal

21 FUMAROLAS Fumarolas – os gases de origem vulcânica escapam-se através de fissuras do terreno. Apresentam elevadas temperaturas e são muitas vezes tóxicos. Fumarolas - Açores

22 Géiser – Parque Yellowstone (EUA)
GÉISERES Géiseres - as formas mais espectaculares de vulcanismo residual. Repuxos de água aquecida, por onde, intermitentemente, é expelida água do interior da Terra através de fissuras no terreno Géiser – Parque Yellowstone (EUA)

23 BENEFÍCIOS DA ACTIVIDADE VULCÂNICA
Fertilidade dos solos; Ciência Depósitos de substâncias minerais; Energia geotérmica – fonte energética renovável e pouco poluente; Turismo (paisagens paradisíacas).

24 RISCOS DA ACTIVIDADE VULCÂNICA
Catástrofes naturais: Modificam a composição da atmosfera e o clima; Provocam numerosas vítimas.

25 PREVENÇÃO DOS RISCOS DA ACTIVIDADE VULCÂNICA
Tomar atenção aos sinais de aviso: Sismos; Emissões gasosas; Aumento da temperatura da água das nascentes e das fumarolas; Ruídos subterrâneos; Alteração da inclinação das vertentes do cone vulcânico e fenómenos provocados pelo movimento do magma no subsolo.

26


Carregar ppt "ACTIVIDADE VULCÂNICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google