UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Virtual en Salud en
Advertisements

Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Pesquisa em Bases de Dados
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
Oficina Nacional de Comunicação em Vigilância Sanitária
Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia
SISTEMA ESPECIALIZADO NA
Publicações Eletrônicas
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Arquivo e Documentação
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
XII Reunião Anual de Registros de Câncer 14 de maio de 2001.
Projeto SciELO: metodologia e critérios de seleção
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Rede de cooperação da BVS: Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Desenvolvimento cooperativo dos serviços de informação na BVS
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
A experiência da Fiocruz em gestão da informação
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
X SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo 22 a 26 de outubro de 2007 Exposição eletrônica: A Biblioteca/CIR.
Uma metodologia para publicação eletrônica
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Instituições responsáveis:
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Pesquisa Científica na Internet
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
Projeto Portal do OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento
Introdução à busca de artigos científicos Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico NAIPE Setembro 2009.
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – Outubro de 2002 Comitê Consultivo Nacional da BVS-Psi 1. BIREME 2. Fórum de Entidades Nacionais.
Metodologia para textos completos
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
BVS HOMEOPATIA – BRASIL Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB – APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Ap.Fidelis Brambilla Setembro 2008.
BVS Saúde Pública Projeto: Publicação Eletrônica de Textos Completos Teses e Dissertações da Escola Nacional de Saúde Pública
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Interoperabilidade semântica entre repositórios de saúde pública Fatima Cristina L. dos Santos Orientadoras: Maria Cecília de Magalhães Mollica Vania Lisboa.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE PÚBLICA PORTAL DE TESES E DISSERTAÇÕES Luciana Danielli de Araujo ICICT - FIOCRUZ.
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Pesquisa Em Saúde Profª Andreia
A palavra evidência nos faz pensar em algo que não deixa dúvida .
FONTES BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICAS ELETRÔNICAS NA AREA DA SAÚDE.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAL PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE DR. MANOEL DA COSTA SOUZA – CEFOPE Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr.
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Personalidades em Saúde como tema da BVS: os arquivos em instâncias biográficas Paula Xavier Coordenadora de Gestão da Informação da COC/Fiocruz Coordenadora.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil BIREME/OPAS/OMS 08 de Outubro de 2009.
Transcrição da apresentação:

UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO Informática Médica Jaldo Santos Freire São Luís - 2004

UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO BIREME São Luís - 2004

BIREME 1. Estrutura Orgânica 2. Fundamentos 3. Missão 4. Objetivos

Estrutura Orgânica # Organograma Diretoria - Comitê Nacional de Convênios para a Manutenção da BIREME; - Comitê Consultivo Internacional Assistente de Direção

# Gerências de Apoio Constitucional Gestão Administrativa Gerência de Projetos, Marketing e Inovação Gerência de Avaliação e Pesquisa

# Gerências de Cooperação Técnica Gerência de Metodologias e Tecnologias de Informática Gerência de Serviços Cooperativos de Informação

Fundamentos acesso à informação científico-técnica em saúde; utilização de informações científico-técnica em saúde de forma cooperativa e eficiente nos Países da América Latina e do Caribe; a necessidade de promover o uso e de responder as demandas de informação científico-técnica em saúde dos governos, dos sistemas de saúde, das instituições de ensino e investigação, dos profissionais de saúde e do público em geral.

3. Missão Contribuir ao desenvolvimento da saúde fortalecendo e ampliando o fluxo de informação em ciências da Saúde.

4. Objetivos A promoção da cooperação técnica em informação técnico-científica em saúde, com os países e entre os países da América Latina e do Caribe (denominada REGIÃO).

# Alguns objetivos da BIREME: promover a construção, o desenvolvimento e a operação descentralizada da Biblioteca Virtual em Saúde entendida como a base do conhecimento científico-técnico em saúde disponível de forma universal em internet e de forma compatível com as principais fontes de informação internacionais; desenvolver o Sistema Latino-Americano e do Caribe de informação em Ciências da Saúde (denominado SISTEMA);

disseminar, através da BVS, as bases de dados factuais e numéricos produzidas e operadas em internet pelos sistemas nacionais de informação em saúde; disseminar, através da BVS, sites em internet operados pelos países da REGIÃO que contenham informação científico-técnica em saúde;

integrar as bibliotecas e centros de documentação em saúde dos países da REGIÃO na operação da BVS, incluindo a disponibilização de seus produtos e serviços de informação para as comunidades não conectadas à internet; pesquisar, desenvolver, manter e disseminar instrumentos metodológicos baseados em tecnologias de informação avançadas e apropriadas às condições dos países da REGIÃO, visando a operação descentralizada e eqüitativas de fontes de informação na BVS.

Biblioteca Virtual em Saúde - BVS A BVS facilita ao pesquisador, em um espaço virtual, a coleta de informações em saúde da REGIÃO. Sendo que isto independe de sua localização física. E as fontes de informações são feitas de modo descentralizado e obedecendo metodologias comuns para sua integração na BVS.

Metodologia LILACS A metodologia LILACS é um componente da BVS em contínuo desenvolvimento, constituído de normas, manuais, guias e aplicativos, destinados à coleta, seleção, descrição, indexação de documentos e geração de bases de dados.

Ao conjunto de bases de dados que utilizam os padrões estabelecidos na Metodologia LILACS denominamos Sistemas LILACS. Atualmente, integram o Sistema LILACS as bases de dados: LILACS, SECS, Adsaúde, BBO, BNENF, MEDCARIB e bases de dados nacionais dos países da América Latina.

# Componentes da Metodologia LILACS LILDBI – LILACS, Descrição Bibliográfica e indexação LILDBI – Web (versão WEB do LILDBI) - Na LILACS são descritos e indexados: teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos, artigos de revistas, etc., relacionados à área da Saúde. SECS – Sistema de Controle de Coleções de Publicações Periódicas

DECS – Descritores em Ciências da Saúde Manual de Descrição Bibliográfica Manual de Indexação Guia de Seleção de Documentos

Carlos Alberto M. Freire “E chegamos ao Século XXI d.C.. O homo-sapiens reina absoluto sobre todas as outras espécies. O diferencial para que isso acontecesse foi seu potencial neuro-endócrino na habilidade que denominou-se inteligência. E a inteligência pelo homem chegou à matéria inorgânica através das máquinas. Também o médico no século atual conscientiza-se da necessidade da inteligência tecnológica que lhe possibilita um olhar minucioso de estruturas e órgãos em pleno funcionamento, neles intervindo de modo perspicaz com o mínimo trauma na busca daquilo a que denominamos Saúde.” Carlos Alberto M. Freire