Símbolos Nacionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Implantação da República
Advertisements

História e Geografia de Portugal 6.º Ano
França antes da Revolução
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
A República faz 100 anos.
Os Símbolos de Portugal
25 de Abril de 1974.
2004/05 Os Símbolos Nacionais.
DO REGICÍDIO À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
Revolução Francesa.
Implantação da República
Implantação da República Portuguesa
Formação de Portugal Pedro Thiago de F. R. Costa N.º 22 7ºC
Revoluções Liberais do Século XIX
REVOLUÇÃO FRANCESA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820.
União Europeia.
Centenário da República
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_2ºCiclo
Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República
À descoberta da Europa através do Euro
A República.
Escola: Coopen Aluno: Márcio Série: 4°ano vespertino
REVOLUÇÕES NA EUROPA - SÉC. XIX
Hino Português.
à Instauração da Ditadura Militar
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_Jardim de Infância
5 de Outubro de Uma Data para Todos Recordarmos
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
Revolução Francesa.
Os Símbolos da República
Implantação da República.
Roteiro de Estudo - 2º ANO
Implantação da República Portuguesa
Regresso de D. João Em Portugal, o governo de D. João VI ele gerou fortes ressentimentos entre a burguesia, que perdera o lucrativo monopólio do comércio.
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
O 5 de Outubro e a Queda da Monarquia
Français Daniela e Eduardo Escola E.B 2,3/Sec. de Maceira Começar a jogar!
Bandeiras e seus significados
Portugal.
Rafaela A, Isabele e Rafaela B. Professoras Marceli e Ana Maria
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
Unificação Italiana.
5 de Outubro de 1910 Implantação da República.
Historia da bandeira Portuguesa
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
Portugal protocolo.
A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25
Bandeiras e seus significados
Bandeiras e seus significados
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
A Implantação da República
Bandeiras e seus significados
Bandeiras e seus significados
Independência na América ESPANHOLA
Implantação da República
Bandeiras e seus significados
Professor Edley
Portugal Símbolos Pátrios
Revisão P3 História pontos importantes!
ABRIL 1974.
Luta pela emancipação política nas Américas
DISCIPLINA: Instrução Geral.
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
Porque é Feriado em 5 de Outubro? A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA 5 DE OUTUBRO DE 1910 Trabalho elaborado por Helena Mendes.
PORTUGAL Prof. Rui Alves Luís Eb1 Oleiros - Castelo Branco.
Já passaram muitos anos mas continuo a lembrar-me daquele dia como se tivesse sido ontem…
Transcrição da apresentação:

Símbolos Nacionais

Introdução O nosso grupo debruçou-se sobre o tema dos símbolos nacionais, sendo esses símbolos os hinos e bandeiras dos 4 países parceiros no projecto EuTuNós: a Espanha, Itália, França e Portugal. Em relação aos hinos desses países falamos de toda a sua história (quando e como apareceram e quem os inventou). Damos também a conhecer as letras desses hinos. Em relação as bandeiras, tal como aconteceu com os hinos nacionais, descrevemos toda a sua história, desde a 1ª bandeira até a actual e o significado dos elementos que constituem essas bandeiras. Finalmente em relação ao hino português, explicamos o significado de uma das suas estrofes: “Contra os canhões, marchar, marchar”, ainda hoje foco de controvérsia.

A Portuguesa Hino Português A Portuguesa (hino Nacional Português) nasceu em 1890. Este hino foi composto em 1890, com a letra de Henrique Lopes de Mendonça e música de Alfredo Keil. Originalmente em vez de se dizer “contra os canhões” como se diz no presente, dizia-se “contra os bretões”, ou seja, os ingleses. Alfredo Keil

“Contra os bretões, marchar, marchar” Portugal possuía poucos territórios junto ao litoral – Guiné, Angola e Moçambique. O governo português de 1889 fez um grande projecto, que ficou conhecido por Mapa Cor-de-Rosa, onde reivindicava todas as terras entre Angola e Moçambique. Os ingleses não concordaram com este mapa e lançaram um ultimato, ameaçando Portugal com a guerra, se os Portugueses não despovoassem esses territórios. O rei D. Carlos foi obrigado a ceder, algo que foi considerado como um gesto humilhante. É assim que nasce o hino português como “resposta” aos ingleses, sendo mais evidente na frase “contra os bretões, marchar, marchar”, que acabou por ser mais tarde alterado para: “contra os canhões, marchar, marchar”.

A Portuguesa Heróis do mar, nobre povo, Nação valente, imortal Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria, sente-se a voz Dos teus egrégios avós Que há-de guiar-te à vitória! Às armas, às armas! Sobre a terra sobre o mar, Pela Pátria lutar Contra os canhões marchar, marchar!

A bandeira Portuguesa A bandeira tem um significado muito mais obscuro que o tradicionalmente aceite. O vermelho é uma das cores tradicionais do Federalismo Ibérico, uma ideologia Socialista O verde era a cor que convinha aos homens do futuro, isto é aos positivistas. No seu centro encontra-se o escudo de armas portuguesas sobreposto a uma esfera armilar que representa o Império Colonial Português e as descobertas feitas por Portugal.

Hino Francês La Marseillaise La Marseillaise (A Marselhesa) é o hino nacional de França. Foi composto pelo oficial Claude Joseph Rouget de Liste em 1792, como canção revolucionária. Foi a convenção que declarou a canção como hino em 14 de Julho de 1795. Napoleão baniu este Hino, durante o seu império, tal como Luís XVIII na 2ª restauração, devido ao seu carácter revolucionário. A revolução de 1830, concedeu-lhe novamente estatuto de Hino Nacional.

Bandeira Francesa A bandeira francesa, tricolor em três faixas verticais (Azul, Branca e Vermelha), simboliza a Revolução Francesa (1789), sendo que a cor azul representa o poder Legislativo, a cor branca representa o poder Executivo e a cor vermelha representa o Povo.

Hino Italiano- Fratelli d´Itália         O Hino Italiano chama-se “Irmãos de Itália” (em português “Irmãos de Itália”). Foi adoptado no ano de 1946. A sua letra foi escrita pelo compositor Italiano Goffredo Mameli e a música foi composta pelo músico Michele Novaro.

Bandeira de Itália Não existe uma resposta clara em relação ao significado da bandeira Italiana. A hipótese mais credível é a de Valerio Fiorini, que diz que as cores vieram dos uniformes da milícia Cívica de Milão, que eram verdes e Brancos com um pouco de Vermelho. A primeira bandeira Italiana chamava-se “Tricolore” e tornou-se bandeira do Reino de Itália em 1861. No dia 19 de Junho de 1946, a Tricolore tornou-se a bandeira da República Italiana.

Hino de Espanha “La Marcha Real” O hino Espanhol é um dos mais antigos da Europa, encontrou-se a sua partitura num documento do ano de 1761, cujo autor é Manuel Espinosa, na qual aparece o Hino como o nome “La Marcha Granadera”. Em pouco tempo os Espanhóis consideram-na como Hino Nacional, e começaram a chamá-la “Marcha Real”. Este hino é um dos raros Hinos Nacionais que não têm letra e têm apenas música.

Bandeira de Espanha   A bandeira Nacional Espanhola, nasceu com o Real Decreto de 21 de Maio de 1785. A bandeira foi muito bem recebida pelo povo Espanhol. Na II República, foi usada uma bandeira tricolor com 3 franjas iguais. Com o Regime Franquista voltou-se a adoptar a bandeira bicolor, mas com o escudo da ditadura Franquista. A bandeira é constitituida pelo antigo escudo de armas com as bandeiras dos Rienos que se uniram para formar Espanha: Castilla y León, Aragón, Navarra e a flor que simboliza o Reino de Granada. No centro está o escudo da casa Borbón. Ao lado estão duas colunas com uma frase latina: “Plus Ultra”- Mais Além - fazendo referência aos Descobrimentos efectuados em 1492 por Cristóvão Colombo. Finalmente em cima do escudo está a coroa - símbolo da monarquia.

Conclusão   As cores e os constituintes das bandeiras destes 4 países – Portugal, Espanha, França e Itália -, sobre os quais realizámos este trabalho, têm significados completamente diferentes do que a maioria das pessoas pensam (em especial a bandeira de Portugal, que tem um significado completamente diferente do que o povo acredita). A pesquisa efectuada permitiu-nos descobrir que o Hino Português e o Hino Italiano são relativamente recentes e que dos 4 Hinos os Hinos Espanhol e Francês são os mais antigos, pois talvez tenham sido “criados” no século XVIII.

Bibliografia: Diciopédia 2005 es.wikipedia.org www.heroisdomar.com pt.wikipedia.org www.libreria.com.br

Trabalho realizado por: . Bruno Ferreira . Bruno Rosa . Ricardo Guimarães . Rui Garrido E.S.F.M.P., Maio de 2006