A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

União Europeia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "União Europeia."— Transcrição da apresentação:

1 União Europeia

2 O que é a União Europeia? A União Europeia (EU) é um bloco económico, político e social de 15 países europeus que participam de um projecto de integração política e económica. Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grã-bretanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal e Suécia. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de Direito. A União Europeia conta com instituições básicas como o Parlamento, Comissão, Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os países membros.   

3 A Moeda Única: o euro Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Europeia adoptou uma única moeda. A partir de Janeiro de 2002, os países membros (excepto a Grã-Bretanha) adoptaram o euro para livre circulação na chamada “zona do euro”.

4 Objectivos da União Europeia
> Promover a unidade política e económica da Europa; > Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus; > Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros; > Reduzir as desigualdades sociais e económicas entre as regiões; > Fomentar o desenvolvimento económico dos países em fase de crescimento; > Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.

5 Estados Membros Data de Adesão Países Países Fundadores
Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos 1973 Dinamarca, Irlanda, Reino Unido 1981 Grécia 1986 Espanha, Portugal 1995 Áustria, Finlândia, Suécia 2004 Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, República Checa 2007 Bulgária e Roménia

6 Dia da Europa No dia 9 de Maio de 1950, foi apresentada uma proposta de criação de uma Europa organizada por Robert Schuman, a qual ficou conhecida como "Declaração Schuman". Este dia marca o começo da actual União Europeia e foi por esse motivo que na Cimeira de Milão de 1995 foi adoptado o dia 9 de Maio como o Dia da Europa.

7 Hino da União Europeia O Hino da União Europeia, é o quarto andamento da 9.ª Sinfonia de Beethoven, conhecido como “Ode à Alegria” ou “Hino à Alegria”. Beethoven compôs este andamento em 1823, inspirado no poema "Ode à Alegria" de Schiller, escrito em Porém, este poema não foi oficialmente adoptado pela União Europeia, permanecendo o hino europeu sem letra. Este trecho foi escolhido como hino do Conselho da Europa em Na altura, Herbert von Karajan compôs os três arranjos oficiais: um para piano, um para instrumentos de sopro e outro para orquestra. Mais tarde, em 1985, o andamento foi adoptado como hino oficial da União Europeia. Este hino é entoado em cerimónias oficiais da União Europeia e em vários tipos de manifestações e eventos de carácter europeu.

8 Bandeira A bandeira da Europa além de simbolizar a União Europeia representa também a unidade e a identidade da Europa. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa. As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade. Assim, a bandeira manter-se-á inalterada, independentemente dos futuros alargamentos da UE.


Carregar ppt "União Europeia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google