Grandezas luminotécnicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

LÂMPADAS ECONÓMICAS FLUORESCENTES
Lâmpadas de halogéneo.
Segurança e Higiene no Trabalho
A iluminação com o led.
CURSO BÁSICO DE HIGIENE INDUSTRIAL Módulo III Iluminação 2005.
Luminotecnia Podemos ver que a luz é composta por três cores primárias. A combinação das cores vermelho, verde e azul permite-nos obter o branco. A combinação.
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
Projecto de iluminação interior
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Luzes e Cores: A visão da Física
Visão Computacional Imagem: Reflexão
Tricromia e aditividade
Iluminação Os seres humanos recebem através dos olhos a maior parte
COR.
ILUMINAÇÃO Conceitos Básicos prof. d´Avila.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
RISCOS FÍSICOS ILUMINAÇÃO Formadora - Magda Sousa
Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Instalações Elétricas Luminotécnica Juazeiro – Março 2011.
Treinamento Luminotécnico e Institucional
Treinamento: Produtos Artek
MACROTEC – Estudos e Projetos, Lda.
Luminotécnica Objetivos Introdução Tipos de Lâmpadas Elétricas;
Faculdade de Engenharia Noções de Luminotécnica
TIPOS DE LÂMPADAS E ACESSORIOS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
COMO REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
Professor: Diones Charles
Luminotecnia Podemos ver que a luz é composta por três cores primárias. A combinação das cores vermelho, verde e azul permite-nos obter o branco. A combinação.
Teoria da Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO
7. Color Image Processing
Por que não existem estrelas verdes?
AULA 1 FUNDAMENTOS FÍSICOS DA LUZ
Óptica Introdução à Óptica.
Computação Gráfica - Cor
A cor.
Sistema Visual Humano Anatomia e Processamento de Sinais
COR UM EFEITO DA LUZ Carlos A. Olivieri
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
Por que não existem estrelas verdes? Andrea Greff.
COR.
Óptica Física: estuda a natureza da luz
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
LED – Diodo Emissor de Luz
Conforto Ambiental: Iluminação.
Modelo atômico de Böhr Principais postulados de Böhr:
LUZ.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
LUMINOTÉCNICA Introdução
Eletricidade e Instalações Elétricas
Guido Stolfi 1/52 Elementos de Fotometria Televisão Digital Guido Stolfi – 4 / 2008.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
Comportamento e Natureza da Luz
Conteúdo do Curso Introdução. Conceito de Eficiência Energética.
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
Professor: Diones Charles
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
LUZ E COR.
NO 80% DA ATIVIDADE QUE DESENVOLVE O SER HUMANO PRECISA DE LUZ
LUIZ CARLOS CASTANHEIRA1 ILUMINAÇÃO. LUIZ CARLOS CASTANHEIRA2.
EFEITOS SOBRE A SAÚDE DEVIDO À EXPOSIÇÃO AOS AGENTES ERGONÔMICOS (NÍVEL DE ILUMINAÇÃO) PARTE II.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Iluminação em Museus Teoria da Luz e da Cor; Fotometria e Fontes Luminosas Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito,
Grandezas luminotécnicas
Transcrição da apresentação:

Grandezas luminotécnicas Podemos ver que a luz é composta por três cores primárias. A combinação das cores vermelho, verde e azul permite-nos obter o branco. A combinação de duas cores primárias produz as cores secundárias - magenta, amarelo e cyan. As três cores primárias dosadas em diferentes quantidades permite-nos obter outras cores de luz. http://www.prof2000.pt/users/lpa

O que é a luz Luz é uma radiação electromagnética capaz de produzir sensação visual. Por outras palavras, é a parte do espectro que podemos ver. Trata-se de uma radiação com comprimento de onda entre 380 e 780 nm (nanómetros), sendo uma parte do conhecido espectro de radiação electromagnética.

Fluxo luminoso Símbolo: Φ Unidade: lúmen (lm) O fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida em todas as direcções por uma fonte luminosa. Valores aproximados do fluxo luminoso: Lâmpada de incandescência de 100 W: 1500 lm Lâmpada fluorescente de 40 W: 2600 lm Eficiência luminosa de uma lâmpada É calculada pela divisão entre o fluxo luminoso emitido em lúmens e a potência consumida pela lâmpada em Watt. A unidade de medida é o lúmen por Watt (lm/W). Uma lâmpada proporciona uma maior eficiência luminosa quando a energia consumida para gerar um determinado fluxo luminoso é menor do que da outra. Exemplos: Lâmpada de incandescência de 100 W: 1500 lm. Eficiência luminosa = 1500 / 100 = 15 lm/W Lâmpada fluorescente de 40 W: 2600 lm. Eficiência luminosa = 2600 / 40 = 65 lm/W

Intensidade luminosa Símbolo: I Unidade: candela (cd) A intensidade luminosa é o fluxo luminoso irradiado na direcção de um determinado ponto. De uma forma geral as fontes luminosas não emitem igualmente em todas as direcções. Deste modo, é necessário conhecer a intensidade luminosa em cada direcção. A esta representação esquemática no espaço envolvente da fonte luminosa chama-se diagrama fotométrico ou diagrama polar e é fornecido pelo fabricante. O ponto x por exemplo, corresponde a uma direcção de 80º, tem uma intensidade luminosa de 350 cd.

Nível de iluminação ou iluminância luxímetro Símbolo: E Unidade: lux (lx) A intensidade de iluminação E, de um superfície, é o fluxo luminoso Φ recebido na superfície S por unidade de área: E = Φ / S Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente, e pode ser medida com o auxílio de um luxímetro. Como o fluxo luminoso não é distribuído uniformemente, a iluminância não será a mesma em todos os pontos da área em questão. Baseado em pesquisas realizadas há níveis de Iluminância recomendados para interiores. Por exemplo: Sala de leitura (biblioteca) 500 lux. Sala de aula (escola) 300 lux.

Lucínio Preza de Araújo Brilho ou Luminância Símbolo: L Unidade: cd/m2 (candela por metro quadrado) Brilho ou luminância é a intensidade luminosa produzida ou reflectida por uma superfície existente. A distribuição da luminância no campo de visão das pessoas numa área de trabalho, proporcionada pelas várias superfícies dentro da área (luminárias, janelas, tecto, parede, piso e superfície de trabalho), deve ser considerada como complemento à determinação das iluminâncias (lux) do ambiente, a fim de evitar ofuscamento. I E L Lucínio Preza de Araújo