IRB anuncia fase de implementação mundial das Variações Experimentais às Leis (VEL), entrando em vigor a partir do dia 1 de Agosto de 2008. DTA / C.A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Basquetebol Inês Brás.
Advertisements

Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891.
Escola E.B. 2 Pêro da Covilhã
ANDEBOL.
O BLOQUEIO.
Ataque no basquetebol.
REGULAMENTO TÉCNICO - DI
Regras do Jogo de Andebol em Cadeiras de Rodas
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
O FUTSAL.
REGRAS DE F U T S A L.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja
Escola E.B. 2,3 Frei Manuel Santa Inês
10º Ano PRÁTICA DE ACTIVIDADES FÍSICAS
Reunião AAFSM 05Jan Nordeste. Quais as condições que devem estar presentes para que uma infração seja considerada uma falta? a)Ser cometida por.
(ESEQ 09) BADMINTON Objectivo do jogo - colocar o volante no campo adversário (marcando ponto) e impedir que este caía no nosso. Professora: Fátima Nunes.
REGRAS DE JOGO E DECISÕES DA IFAB
Breve análise de jogo  Nantes vs Olympique Marseille  Jogo datado a 25 de Abril de 2014  Análise a 6 de Maio de 2014.
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha
QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.
FORMAÇÃO DE JUÍZES/ÁRBITROS ESCOLARES
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Prof. João Moreira Turma: 8C
JOGOS TRADICIONAIS.
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
Regras Básicas do Voleibol
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Trabalho realizado por: Miguel Vilela Nº8 Turma: CEF IOSI
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
METODOLOGIA DE ENSINO DO HANDEBOL I
PONTOS DE ÊNFASE 2011/2012 Parte 1
Jogos tradicionais portugueses
Regras de jogo de Andebol
Pedro trigo araújo Futebol.
TÉCNICAS DE ARBITRAGEM
10º Ano PRÁTICA DE ACTIVIDADES FÍSICAS
BASQUETEBOL.
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Regras de Basquetebol E.B. 2,3 Caldas das Taipas.
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Basquetebol.
SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo
Profª. Maria Helena Carvalho
Trabalho Realizado por: - Jessica Morgado -Miguel Pratas
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
MALHA: aspectos históricos, características da modalidade, regras, benefícios decorrentes da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino.
Princípios e Fundamentos Técnicos.
VOLEIBOL.
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
ATLETISMO REVEZAMENTO.
Lançamentos e Arremessos
Fundamentos do Voleibol
Corfebol 1902 – Nasceu, na Holanda, o Corfebol, inventado pelo professor holandês Nico Broekhuyesen – Fundou-se a Associação Holandesa de Corfebol.
CARACTERIZAÇÃO DO VOLEIBOL
FUTSAL.
Trabalho Realizado por: Jorge Rodrigues Escola Básica Integrada da Boa Água.
TÉNIS.
O Basquetebol Professor: Emerson Roarky.
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Transcrição da apresentação:

IRB anuncia fase de implementação mundial das Variações Experimentais às Leis (VEL), entrando em vigor a partir do dia 1 de Agosto de DTA / C.A.

O IRB aprovou Quinta-feira dia 1 de Maio, a adopção pelo hemisfério norte de uma parte das leis experimentais que estavam a vigorar no hemisfério sul. Esta fase experimental terá início em 01 de Agosto e vigorará por um período de 1 ano, podendo então ser ou não adoptada com carácter definitivo. Das 23 Variações Experimentais às Leis (VEL) em vigor no hemisfério sul, apenas 13 serão aplicadas nos países do hemisfério norte. As restantes VEL continuarão a ser testadas no Hemisfério Norte numa competição de elite ainda a definir. As competições do Hemisfério Sul continuarão a ser disputados de acordo com os programas de VEL já em fase de experimentação naqueles países desde Janeiro, evitando assim uma alteração das regras do jogo a meio das competições (Super 14). Em Novembro 2009 o Conselho do IRB irá rever todas as VEL que estão a ser aplicadas nas diversas competições, decidindo nessa altura quais as VEL que passarão a incorporar as leis de jogo. Introdução

1. Árbitros Auxiliares Árbitros Auxiliares podem auxiliar o árbitro em qualquer das suas funções, desde que para isso tenham sido nomeados pela Federação ou Entidade Organizadora do evento. (Passa a haver uma distinção entre o papel do juiz de linha – um elemento de cada equipa – e que apenas indica bola fora e o resultado de pontapés aos postes; ao contrário de um árbitro auxiliar – árbitro nomeado oficialmente – que poderá passar a ajudar o árbitro noutras funções.) Variações Experimentais às Leis

2. Bandeirolas de canto As bandeirolas de canto já não pertencem à linha lateral de meta, excepto quando um jogador portador ou não da bola, tocar na bola que está simultaneamente em contacto com a haste da bandeirola de canto e o solo.

3. Alinhamento e lançamento da bola -Local do alinhamento e lançamento Se uma equipa defensora colocar a bola dentro da sua área de 22M e depois a pontapear directamente para fora não ganha terreno com o pontapé. (Neste caso, o alinhamento será no ponto onde os pés do pontapeador se encontravam no momento do pontapé – como se a bola tivesse saído directamente num pontapé dado fora dos 22M.) - Video 1.Video 1. Se uma equipa defensora colocar a bola dentro da sua área de 22M, e se de seguida se disputar um ruck ou maul, ou se houver uma placagem, e a seguir a essa nova fase de jogo, pontapear a bola directamente para fora, essa equipa ganhará terreno com o pontapé - Video 2.Video 2. Numa touche rápida, a bola pode ser lançada a direito ou em direcção à linha de meta da equipa introdutora (para trás) - Video 3.Video 3. (no vídeo 3, a equipa Branca beneficia de um P.L., daí ser permitido à equipa Encarnada introduzir a bola no alinhamento.) Variações Experimentais às Leis

-Jogadores no alinhamento Não existe restrição no número máximo de jogadores de qualquer das equipas a participar no alinhamento, sendo que o número mínimo é de dois jogadores de cada equipa. (Ou seja, deixa de ser a equipa introdutora a definir o número máximo de jogadores a participar no alinhamento.) O receptor (médio de formação) deve estar colocado a 2M do alinhamento. Caso contrário: PL a 15M. O opositor directo do lançador da bola no alinhamento (talonador adversário) tem que estar colocado na área compreendida entre a linha de 5M e a linha lateral, mas deve estar 2M afastado do alinhamento. Os jogadores participantes no alinhamento podem fazer o pre-gripping antes da bola ser lançada. (Ou seja, passa a ser permitido agarrar o saltador para o levantar antes da bola ser lançada.) É permitido levantar os jogadores participantes no alinhamento. (Já não é obrigatório o saltador iniciar o salto antes de poder ser apoiado/levantado no seu salto.) Variações Experimentais às Leis

4. Maul Os jogadores podem defender/ contrariar o maul se estiverem incorporados no maul e o trouxerem para o solo. (Não é permitido a um jogador derrubar o maul atirando-se ou placando os jogadores do maul abaixo da cintura. O gesto deve ser parecido com o golpe de Judo, agarrando o jogador do maul entre os ombros e a cintura, derrubando-o.) -Videos 4 e 5Videos 4 5 (estas acções passarão a ser permitidas!) Eliminar todas as referências nesta Lei onde está mencionado que a cabeça e os ombros dos jogadores não devem estar mais baixos que as ancas. Variações Experimentais às Leis

5. Formação ordenada Passa a existir uma linha de fora de jogo 5M atrás dos últimos pés dos jogadores incorporados na F.O. - PP na linha de fora de jogo (5M atrás dos últimos pés da FO) - Video 6.Video 6. Os médios de formação devem estar perto (até 1M) da F.O. ou então recuar 5M. -Se o médio de formação se afastar lateralmente da FO, será penalizado com PP a 1M da FO. (Deixa de ser permitido ao médio de formação afastar-se lateralmente da F.O. antes desta terminar, quer a defender Video 7, quer a atacar Video 8.)Video 7Video 8 Variações Experimentais às Leis