"Dúvidas por parte dos Jovens; Definição de papéis na sociedade"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
Advertisements

A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
Em defesa da Família Tentacular
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Métodos contraceptivos
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
AMOR HUMANO Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
Escola Básica 2/3 Manuel de Figueiredo Ano lectivo: 2008/2009
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
DESIGUALDADE DE GÊNERO
Estrutura familiar e dinâmica social
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Namoro.
17 de Maio Dia Internacional Contra Homofobia, Lesbofobia e Transfobia
Amor com Amor se paga.
Terapia do Elogio!.
Racismo Sexismo.
Uma visão sobre HOMOSSEXUALIDADE
Gravidez na Adolescência
LENDA CHINESA.
Clique para passagem de slides
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Como definir você: homem, mulher ou outra orientação
Família.
Islamismo Islamismo.
Amor e Sexualidade.
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
Na Roma Antiga era assim:
Educação Sexual na Adolescência
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
A definição do Sexo (fecundação)
Gravidez na Adolescencia
CONTRACEPÇÃO Ficha de Verificação de Conhecimentos Avançar.
Sexualidade Ana Catarina e Tiago. Sexualidade Para ti o que o que é a sexualidade? Para ti o que o que é a sexualidade? É um relacionamento entre um homem.
By Búzios Slides UMA LENDA CHINESA Automático.
Entrevista.
IDENTIDADE SEXUAL Turma: D3 Alunos: Nátalie – 2067 Yasmine – 2161
Papiloma Humano.
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
SEXUALIDADE ….
Trabalho realizado por: Cristiana Rocha nº7 João Couto nº15
Porque fumam os jovens?.
O amor humano.
ADOLESCENTES ANTES DA HORA Namorar, ficar, pedir para sair com a galera, tudo está programado para depois dos quatorze anos.
Como meninos e meninas pensam em relação a sexualidade
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014.
A PRIMEIRA VEZ!. Queremos que tudo corra na perfeição, que aquele seja o momento perfeito. Preocupamo-nos em agradar ao outro Queremos ser desejados e.
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Transcrição da apresentação:

"Dúvidas por parte dos Jovens; Definição de papéis na sociedade" Os Jovens no Mundo "Dúvidas por parte dos Jovens; Definição de papéis na sociedade" Ana Rita Castro N.º5 Andreia Mendes N.º11

O Papel Social da Mulher e do Homem Antigamente a mulher dominava a imagem de “Guardiã do Lar”, sendo ela o suporte da família, cozinhando, tratando da casa, cuidando do marido e dos filhos. O Homem, por sua vez, era o que trabalhava fora de casa para sustentar a família, e era quem ditava as regras. Contudo, a revolução industrial, e o fim da 1º Guerra Mundial levou à emancipação da mulher na sociedade, entrando assim no mercado do trabalho, aderindo a novos hábitos prejudiciais à sua saúde, como o tabagismo e as bebidas alcoólicas, passando deste modo a ter uma vida mais sedentária.

O Casamento A tradição ainda é o que era? As tarefas são divididas pelo casal, mas em alguns casos, os costumes não mudaram e a mulher continua a desempenhar o papel de mãe e dona de casa, enquanto o homem traz os lucros do trabalho. E em Portugal? Apesar dos portugueses terem a fama de casamenteiros, a realidade é que existem cada vez mais divórcios hoje em dia. Contudo, o nosso país é o segundo da Europa onde se efectuam mais matrimónios, seguido do Reino Unido.

Costumes Matrimoniais a nível mundial Para um muçulmano, ter mais do que uma mulher é sinal de poder e riqueza. No entanto, a primeira esposa tem regalias no que toca às restantes. A idade e a beleza são factores que determinam a escolha das outras esposas;  As cerimónias islâmicas duram apenas cinco minutos, utilizados para ler três versículos do livro sagrado (Corão);  Muitos casais palestinianos conhecem-se apenas semanas antes da boda!

Dúvidas por parte dos Jovens acerca da sexualidade O que são métodos contraceptivos? São Métodos que possibilitam a realização de relações sexuais sem ocorrer uma gravidez. Estes deverão ser seguros, eficazes e adaptados à idade fértil da mulher. Para além de evitarem gravidezes indesejadas, previnem o contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DST), entre eles o preservativo.

Quais os vários tipos de métodos contraceptivos? DIU (Dispositivo Intra-Uterino) Laqueação de trompas Vasectomia Preservativo Masculino Pílula

Preservativo Feminino Espermicidas Diafragma Adesivo Contraceptivo

O início da vida sexual E afinal… o que é ser virgem? Ser virgem é algo muito pessoal. Para muitas pessoas é nunca ter tido relações sexuais, para outras é o rompimento do Hímen. O Corpo sofre alterações quando se tem a primeira relação sexual? O Corpo não se altera por que se teve relações sexuais. A nível psicológico podemo-nos sentir diferentes, mas a nível físico ficamos iguais. A única diferença é sentirmo-nos mais confiantes e amados.

Orientação Sexual O que é a homossexualidade? Geralmente, quando se ouve a palavra “Homossexualidade” associa-se apenas a homens, mas na realidade engloba o sexo masculino e feminino, logo os homens designam-se de gays e as mulheres de lésbicas. A partir do ano de 1970, começou a surgir uma perspectiva positiva em relação à homossexualidade, e em 1973, o tabu foi quebrado através de estudos e provas que revelaram que esta orientação sexual não era nenhuma doença mental, antes pelo contrário.

Qual a diferença entre homossexuais, bissexuais e transgéneros? A maioria das pessoas pensa que existe uma grande diferença entre homossexualidade e heterosexualidade. Segundo estudos recentes, a grande diferença encontra-se entre homens e mulheres do que em homossexuais e heterossexuais. O transgenderismo é a ruptura com os papéis de género tradicionais. Na nossa sociedade existem dois papéis sociais “clássicos”: o de homem e o de mulher. As pessoas cujo comportamento é diferente daquilo que se espera, são transgéneros.

A afirmação do homossexual na sociedade Ao afirmar-se como homossexual perante os seus pais, o indivíduo não deve ter medo de que os sentimentos dos seus pais mudem em relação à sua orientação sexual. Muitos pais pensam que os filhos se tornam homossexuais por influência dos media, e que não têm maturidade suficiente para saber o que realmente querem. Alguns pais “obrigam” os filhos a consultar um psiquiatra para o aconselhar. Depois de algumas consultas, os pais são confrontados pelo especialista ao saber que não se trata de nenhuma moda, mas sim da verdadeira orientação sexual do filho.

A maior parte das pessoas que são homossexuais, vêm-se obrigadas a lidar com a sexualidade como se fosse um problema e procuram a sua causa, tentando resolver a sua situação. O filho homossexual pode ajudar os seus pais de várias maneiras: dizer-lhes que a culpa não é deles, é o primeiro passo. Dizer-lhes que existem muitas teorias, mas que não se conhece as causas da homossexualidade. Á medida que o trauma emocional é ultrapassado, os pais começam a lidar com o assunto de uma forma mais racional. Ler sobre o assunto em questão, e falar com os outros pais podem encorajá-los numa atitude de maior apoio. A sua orientação religiosa irá ter também uma grande influência nestas decisões.

Alguns pais não querem mudar a sexualidade do filho, querem apenas vê-lo feliz e mudar a sociedade homofóbica em que vivemos, para que o seu filho possa viver sem ser rejeitado e sem ter medo. Fim!