Www.avozdocidadao.com.br Mangueira fecha a rua em protesto violento (manchete de O Globo de sexta-feira, 23 de março de 2007) A mídia, o PCdoB e a consciência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

Deixamos a Sirley com o olho roxo Nelito Fernandes As famílias têm culpa, sim! Junia de Vilhena O Globo - Edição de 29 de junho.
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Idéia fora de lugar Nizan Guanaes versus João Jardim 13 de fevereiro de 2007.
Série Impunidade – O Brasil vive o crime sem castigo O Globo, de 16 de junho a 1 de julho de 2007 Execração Zuenir Ventura O Globo,
Série “Impunidade – O Brasil vive o crime sem castigo”
VOTO FACULTATIVO Aprenda a votar sempre no melhor
O Esquema dos Sanguessugas
O poder popular como afirmação do Estado democrático
As origens do medo – Causas de medo, podem ser de origem:
IPAZ - AGÊNCIA INTERNACIONAL PELA PAZ
SEGURANÇA CIDADÃ por Ana Beatriz Leal
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS.
Justiça, 2004 Maria Augusta Ramos
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
O I L U M N S Professora: Marta.
Movimentos sociais e controle democrático
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
CIDADANIA PLANETÁRIA.
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL
Pena De Morte.
Revisão para Avaliação I
O que é notícia? Prof.ª Silvinha.
Independência do Brasil
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
A desigualdade social do Mundo
O I L U M N S Professor: Odair.
Ideologia Aula de DHQ.
Independência do Brasil
Direitos Humanos - Direitos Civis e Políticos -
Introdução ao Estudo da História
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
 Apresentar o Brasil em perspectiva comparada, com os regimes ditatoriais na América Latina. Objetivo da aula 1/12.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Terça-feira, 16 de Abril de 2013.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
Sociologia – Prof. Gildo Júnior
A sociologia de Florestan Fernandes
LITIGIOSIDADE SOCIAL E COMPOSIÇÃO DE CONFLITOS
Jornadas de Junho de 2013 Vem para a rua vem!!!. O que foram?  Estopim: reajuste das passagens do transporte público em grandes capitais, como Porto.
Enem.
COBERTURA POLICIAL PRIORIDADE NA INVESTIGAÇÃO DA CRIMINALIDADE E NÃO DE CRIMES. COBERTURA TRADICIONAL VAI SOBREVIVER.
Mídia e Violência Primeiros resultados Desafios para a cobertura policial ABRAJI 2008.
Eu quero segundo turno! Falam as pesquisas que o cidadão está retraído! Que em vários estados a tendência é a da eleição ou reeleição em primeiro turno,
Introdução: o que é filosofia?
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
O MPL e a questão Ideológica
IDEOLOGIA.
Unidade 1: Socialização e outros processos culturais –Um elemento fundamental para que o processo de socialização tenha sucesso é a comunicação –Os meios.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
BANDIDO BOM... É BANDIDO MORTO
Política:Direita? Esquerda? Liberal? Conservador?
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
A construção da Cidadania Europeia
CAP 19 – O ANARQUISMO.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
MaiorIdade Penal.
Filosofia e Política.
POLÍTICAS PÚBLICAS: DISCUTINDO MODELOS
PROPOSTA 18 DE MAIO NO RN 1)Sete anos do Comitê Estadual: no que avançamos? 2)Que Natal queremos para a Copa 2014? 3)Quais os desafios da gestão municipal.
Sequestro do Empresário Roberto Medina – Agosto de Sequestro do Embaixador Americano Charles Elbrick – Década de 70 Esforço da Sociedade Civil procurando.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
PROJETO “EDUCAÇÃO FISCAL” Semana de planejamento O que é Educação Fiscal? “ É um instrumento para a construção e ampliação do exercício da cidadania,
Segurança pública e Violência
Transcrição da apresentação:

Mangueira fecha a rua em protesto violento (manchete de O Globo de sexta-feira, 23 de março de 2007) A mídia, o PCdoB e a consciência de cidadania

Na propaganda política do PcdoB a ex-candidata ao Senado pelo Rio de Janeiro, ex-deputada Jandira Feghalli, explica a violência social nos grandes centros urbanos pela desigualdade de renda. E esta tem sido a complacente interpretação dominante, oficial e socialista para com o recrudescimento da violência social no Brasil. Sobretudo pela propaganda socialista que durante séculos culpou as classes mais ricas pela violação legal, desmobilizando justamente os segmentos mais conscientes da cidadania quanto a tolerância para com o crime cometido pelas classes mais pobres. Pois o socialismo ainda entende a justiça como aparelho da burguesia, em contraponto com o ativismo da justiça social, e não como um legado de valor humanista da civilização.

A mídia brasileira, como as instituições da academia e da justiça, sistemas sociais de produção de valores, não costumam lutar pelos valores universais do Estado Democrático de Direito do ponto de vista do interesse da cidadania, mas, quando muito, apenas quando a deturpação desses valores atinge seus interesses corporativos. E exatamente por que o empresariado, a mídia e as organizações da sociedade civil não estão unidas em defesa dos valores universais da democracia, como a vida, a segurança, a liberdade e a propriedade, que prevalece a propaganda da culpa social dos mais ricos e da justiça social pelas próprias mãos, através de motins, rebeliões, quebra- quebras, tumultos, invasões, piquetes etc.

A manchete e a foto do Globo dizem tudo: não são um grupo de arruaceiros que protestam contra a morte de um morador num conflito entre traficantes e policiais. É toda a Mangueira! Que fecha a rua, incendeia carros, saqueia ônibus, desafia a polícia em violenta baderna. A foto e a legenda da foto são claras ao inverter o sentido do fato quando mostram um policial que, para se defender, aponta a arma contra um marginal, que o enfrenta na arrogante certeza da impunidade. Os valores da ordem democrática e do império da lei, da vida, da liberdade, da propriedade e da própria justiça são postos de lado na notícia sobre a aparente causa da violação legal e da violência social, e não sobre o fato em si mesmo da violenta baderna por um bando de arruaceiros arrogantes e impunes.

É de se perguntar até quando a mídia será sempre solidária com a propaganda socialista e estará sempre justificando a violação legal pela violência social, invertendo os valores da isonomia pela desigualdade social, justificando a omissão do Estado e sua falta de autoridade, diluindo a culpa por toda a sociedade, desmobilizando a cidadania e acabando por dar sentido, enfim, à propaganda socialista, que prega exatamente a luta de classes, a quebra dos contratos, a espoliação da propriedade, o desprezo pela vida e pelas instituições da democracia burguesa. Jorge Maranhão