SEMINÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO SENSE 2004 EXPOSIÇÃO HUMANA A CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS GERADOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PAISAGEM URBANA E A ELETRIFICAÇÃO
Advertisements

Corrente e tensão alternadas
Apresentação Para Curso de Introdução a Engenharia Elétrica
NR 10 BASICA.
Efeitos Biológicos dos Campos Eletromagnéticos
Métodos de Cálculo para Análise de Risco a Arco.
contextualização historia da física Fernanda
Indução Eletromagnética
Radioatividade.
Reciclagem e reutilização
APLICAÇÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Sergio Koifman Processo CNPq /2005-0
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
RISCOS FÍSICOS RUÍDO 1) O que é som? 2) Características do som:
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Tema 16: Empresas de GTD na RA de Araçatuba
Indução Eletromagnética
Eletromagnetismo Campo Magnético 1.
Crise Ambiental.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Circuitos Trifásicos A maior parte da geração, transmissão e utilização em alta potência da energia elétrica envolve sistemas polifásicos, ou seja, sistemas.
Capítulo 1 Dipolo Eletromagnético
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio Supervisionado
2.3. SENSORIAMENTO REMOTO 2.3. Energia Eletromagnética
PROF: Elias Junior ONDAS.
Para entender isso, precissamos analizar algumas propriedades dos átomos de Hidrogênio O núcleo do átomo de Hidrogênio está constituído de um único próton.
Sistema de Telefonia Celular O aparelho celular se comunica via ondas eletromagnéticas com as antenas que estão nos topos das torres (ERB), que fazem intercomunicação.
Normas técnicas brasileiras NBR da ABNT
SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA - SEP
Radiação.
TRANSFORMADORES.
Dos Mapas ao GIS “Como Acelerar a Excelência Operacional na Distribuição de Energia Elétrica”
DIPOLO HERTZIANO ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO…
Sumário das mudanças de clima projetadas pelo INPE CCST para o Brasil até final do Século XXI, e dos seus impactos, para um cenário de altas emissões.
A Revolução Demográfica no século XIX
SAÚDE OCUPACIONAL EXPOSIÇÃO A CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS
Indução Eletromagnética
Interação entre Transformadores e o Sistema Elétrico com Foco nos Transitórios Eletromagnéticos de Alta Frequência Apresentação e Análise dos Resultados.
Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores.
Perturbações e ondas Conceito de onda
CONCEITO DE CAMPO ELETROMAGNÉTICO
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES - RNI DE EXTRA BAIXA FREQÜÊNCIA (60Hz) - SUBESTAÇÃO DE POÇOS DE CALDAS (STPC.O - JULHO 2002) Autores:
SENSE MEDIÇÕES DE CAMPO ELÉTRICO E MAGNÉTICO.
Painéis de Controle e Força
CEB Distribuição S.A. XVI Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica – 20 e 21/11/2014 Brasília, 20 de novembro de 2014.
Propriedades Físicas do Som
Indução Eletromagnética
O TAMANHO DA DESTRUIÇÃO NO BRASIL. A ÁREA DE CULTIVO DE SOJA EM MATO GROSSO AVANÇA A UM RÍTMO 3 VEZES MAIS RÁPIDO QUE HÁ 15 ANOS, SUBSTITUÍNDO A VEGETAÇÃO.
Eletromagnetismo Indução Magnética 1.
SEP- SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
A partir do século XVIII
JOÃO JOSÉ MAGALHÃES SOARES
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Seminário Internacional sobre RNI, a saúde e o ambiente.
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
CAPACITORES DE POTÊNCIA
Ondas Eletromagnéticas
Ondulatória.
Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores.
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
LAB_307 Prof. Dr. Cesar da Costa
Conversão de Energia I N5CV1
Medição de Campos Eletromagnéticos Técnicas de Medição, caracterização de campos em ambientes industriais, urbanos e residenciais Athanasio Mpalantinos.
LDAT 138 kV Carajás – Atlântico/Campinas Brasília 19/11/2015 José Moisés Machado da Silva Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade.
Introdução à Segurança com Eletricidade
II Seminário de Barramentos Blindados – BUS WAY
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO SENSE 2004 EXPOSIÇÃO HUMANA A CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS GERADOS POR INSTALAÇÕES ELÉTRICAS – 60Hz

O uso da eletricidade, como hoje o conhecemos, teve início na segunda metade do século XIX. Como toda nova tecnologia, a eletricidade também não poderia deixar de causar reações nem sempre ditadas pela razão

Este quarto está equipado com Edison Electric Light Não queira acender com um fósforo. Simplesmente gire a chave interruptora na parede, perto da porta O uso da eletricidade para iluminação de forma alguma é prejudicial à saúde e não afeta a qualidade do sono

No século XX, o número de pessoas expostas a campos elétricos e magnéticos de baixa freqüência (50 ou 60 Hz) cresceu muito rapidamente, até incluir praticamente toda a população urbana e boa parte da população rural. Nos países industrializados, a geração de energia elétrica percapita e o consumo residencial percapita aumentaram exponencialmente de 1900 até nossos dias.

RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE

RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE RADIAÇÃO IONIZANTE RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE

Espectro eletromagnético

SISTEMA ELÉTRICO

USINAS INDÚSTRIA SUBESTAÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO RESIDENCIAL SUBESTAÇÕES COMERCIAL / INDUSTRIAL SUBESTAÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO INDÚSTRIA Linha de Transmissão maior que 230.000 V SUBESTAÇÕES DE TRANSMISSÃO Linha de Subtransmissão menores 138.000 V Circuitos de Distribuição menores 34.000 V Circuitos Secundários 127/220 V Transformadores de Distribuição

Subestação

Linhas de Subtransmissão

Circuito Primário de Distribuição

Circuito Primário de Distribuição

CAMPO ELÉTRICO CAMPO MAGNÉTICO

Parâmetros de Medição em Campos Eletromagnéticos Intensidade do campo elétrico em V/m Intensidade do campo magnético em A/m Densidade do fluxo magnético em T (Tesla) ou G (Gauss) 1 T = 104.G Densidade do fluxo de energia em mW/cm2

Campo Elétrico E

Campo Elétrico

Campo Magnético I H

Campo Magnético

Campos Naturais Estáticos Campo elétrico atmosférico Em condições normais : 120 a 150 V/m Durante tempestade : até 10 kV/m Campo magnético terrestre : aproximadamente 500mG (50mT)