A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu."— Transcrição da apresentação:

1 Intensificação da industrialização brasileira na primeira metade do século XX

2 Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de 1929. Esse processo não ocorreu igualmente em todo o território nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a região sudeste. A industrialização inicialmente estava ligada à produção cafeeira.

3 Primeiras indústrias: produtos que empregavam pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentício, além de fábricas de sabão e velas. Autor desconhecido. Fábrica de tecidos de juta, São Paulo Coleção Lindolfo Collor. Fundação Getúlio Vargas - CPDOC . Operários na Fábrica Santana. São Paulo – 1931.

4 Fatores que contribuíram para a industrialização brasileira:
crescimento dos grandes centros urbanos; aumento da renda, que gerou expansão do mercado consumidor; ampla rede de transportes (ferrovias e portos) nas regiões de cultivo de café; aplicação de capitais gerados na produção de café para a indústria; contribuição dos estrangeiros nas fábricas, como alemães, italianos e espanhóis.

5 No Brasil, um dos principais polos tecnológicos começou a se formar no início da década de 1950, no município de São José dos Campos, São Paulo, onde foi instalado o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). ©Creative Commons/Timon91 Fachada do prédio do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, localizado em São José dos Campos, SP – 2014.

6 Folhapress/Acervo UH Na década de 1950, indústrias automobilísticas passaram a se instalar no Brasil. Houve incentivo ao consumo de automóveis, ônibus e caminhões, deixando de lado a manutenção, construção e modernização de ferrovias. Construção de uma fábrica em São Bernardo do Campo (SP), a primeira da empresa fora da Alemanha, depois que o governo brasileiro criou o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (Geia), responsável pela política de estímulos fiscais para nacionalizar a indústria do setor no Brasil. Funcionário trabalha na linha de produção na fábrica na fase de pintura de um dos modelos produzidos pela fábrica, instalada em São Bernardo do Campo, SP – 1958.

7 Autor desconhecido. Indústria automobilística. c. 1950
Autor desconhecido. Indústria automobilística. c Acervo Museu da Imigração. Arquivo Público do Estado de São Paulo. Linha de montagem anterior à instalação da indústria automobilística no Brasil. A Ford chegara em 1925 e a GM, na década de 1940.


Carregar ppt "Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google