CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
Advertisements

Ciclo do Nitrogênio 3ª série B
Microrganismos do Solo e o
Ciclos Biogeoquímicos
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
REVISÃO ENEM.
COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).
Ciclos Biogeoquímicos
Nutrientes: nitrogênio
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Professora: Márcia M. Rios Ribeiro
O AR A Terra nasceu da colisão pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se juntaram gradualmente. À.
Reino Monera Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS.
Ciclos Biogeoquímicos
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ciclos Biogeoquímicos
TRANSFERÊNCIA DE MATÉRIA E ENERGIA
9º ANO/ COC Prof. Ms. Lilian Orvatti
Ciclos Biogeoquímicos
Quimiossíntese.
ECOLOGIA UCB.
Os seres procariontes Bactérias e Arqueas.
Ecologia: definição OIKOS – Casa LOGOS –Estudo
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Neutralização do Carbono
. Algumas bactérias podem ainda apresentar moléculas de material genético independentes do nucleóide, denominados de plasmídeos. Os representantes típicos.
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
CICLO BIOGEOQUÍMICOS – Parte 2
Origem e evolução das células
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Série Nitrogenada.
Reino Monera.
Ciências Ensino Fundamental - 6º ano Profe. Cristiane Rangel
Fluxos de Energia e ciclos da matéria nos ecossistemas
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins
Ciclos Biogeoquímicos Globais
CICLOS DO N2, O2 , CO2.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
BACTÉRIAS NITRIFICANTES
Ciclos Biogeoquímicos
Papel do Azoto e dos micro organismos na Agricultura
Bactérias e Cianobactérias Fixadoras de Nitrogênio
Colégio Ari de Sá Biologia II CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
Ciclos Biogeoquímicos
Ciclo do Nitrogênio Jeferson oliveira de melo
CICLO DO NITROGÊNIO O conteúdo total de nitrogênio está distribuído
Na atmosfera: Gás nitrogênio N 2 Na terra: Amônio (NH 4 ) ⁺ ;Nitritos (NO 2 ) ⁻ ; Nitratos(NO 3 ) ⁻. No corpo dos seres vivos: Em aminoácidos proteínas.
Ciclo do Nitrogênio Ciclos Biogeoquímicos.
1 Ano Ensino Médio 2º Bimestre Professor: Hugo Vieira
CICLOS BIOGEOQUIMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
FACULDADE PIAGET Química Ambiental Reciclagem de Matéria e Energia no Meio Ambiente - Ciclos Biogeoquímicos Prof.ª Me. Marina Leite.
Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Prof. Lourenço
Água e as Concentrações. Ciclo da Água Ciclo do Carbono.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Módulo 5 apostila 1. CICLO DO CARBONO Fotossíntese Respiração Combustão Decomposição liberação de carbono fixação do carbono.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Transcrição da apresentação:

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Ciclos biogeoquímicos Ciclo em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Principais ciclos: Água Carbono Oxigênio Nitrogênio

Ciclo da água . Mais abundante componente dos seres vivos. . 75% da superfície da Terra é coberta por água. . Menos de 1% da água está disponível para o consumo. . Reservatório: Oceanos, rios e lagos. . Atuação do homem – Desmatamento e eutrofização

Ciclo do Carbono Ciclo do Carbono . Reservatório: Atmosfera – CO2. . Presente na estrutura de todas as substâncias orgânicas. . Reservatório: Atmosfera – CO2. . Sai: Respiração, decomposição e combustão. . Retorno: Fotossíntese . Atuação do homem: . Combustíveis fósseis. . Atuação do homem: Efeito estufa – Sempre existiu, outros gases, e aquecimento global.

Ciclo do oxigênio . Reservatório: Atmosfera – 21%. . Entra: Fotossíntese . Sai: Respiração aeróbica, decomposição e combustão. . Atuação do homem: Camada de ozônio

Ciclo do nitrogênio Reservatório: Atmosfera – 78%. Indispensável na formação de ácidos nucléicos e proteínas. Fixação:Descargas elétricas (raios), bactérias e cianofícias NO2-- NH3 ou NO3- Retorno: Decomposição

Reservatório: Atmosfera N2 ----------------------> 78,00% O2 ----------------------> 21,00% G.N obres---------------> 0,97% CO2 ----------------------> 0,03% CICLO DO NITROGÊNIO O nitrogênio é um elemento de extrema importância, pois é componente obrigatório dos aminoácidos (formadores de proteínas) e dos nucleotídeos (que constituem os ácidos nucléicos – DNA e RNA) Apesar de existir em abundância na atmosfera (78%), os organismos vivos são incapazes de utilizá-lo na forma molecular (N2). - O Ciclo do Nitrogênio pode ser dividido em 4 fases: • Fixação Atmosférica • Fixação Biológica • Nitrificação • Desnitrificação

FIXAÇÃO ATMOSFÉRICA Nesse caso, o N2 atmosférico, se houver fornecimento de grande quantidade de energia, o que ocorre em tempestades com aparecimento de relâmpagos, é fixado, transformando-se em óxidos de nitrogênio. Estes, ao serem hidratados pelo vapor- d’- água, transformam-se em nitratos, que são levados para a terra pela chuva. N2 + 02 ------ > NO3 (Nitrato) •

FIXAÇÃO BIOLÓGICA É a principal forma de fixação. - Algumas espécies de cianobactérias e de bactérias são capazes de transformar o gás nitrogênio (N2) em amônia (NH3), sendo por isso chamadas fixadoras de nitrogênio. - As plantas da família das leguminosas (soja, feijão...) apresentam em suas raízes nódulos de bactérias do gênero Rhizobium, que são capazes de realizar a fixação biológica, o que as permitem realizar técnicas de reposição de nutrientes, através de rotação de culturas e plantio simultâneo.

NÓDULOS DE BACTÉRIAS EM LEGUMINOSAS

NITRIFICAÇÃO Processo que resulta em nitrato (NO3), forma absorvível pelos produtores. Pode ser dividido em duas fases: a) Nitrosação fase em que a amônia (NH3), proveniente da fixação , excreção animal ou decomposição é convertida em nitrito (NO2) por bactérias dos gêneros Nitrosomonas e Nitrosococcus. b) Nitratação Nesta fase, o nitrito obtido na nitrosação é convertido em nitrato, por outro grupo de bactérias nitrificantes, as Nitrobacter.