A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres)."— Transcrição da apresentação:

1 COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres). Há normalmente certa quantidade de vapor de água, que varia bastante conforme certas condições atmosféricas. Nas cidades industrializadas, encontraremos poeira, fuligem, fumaça, inseticidas e outros gases, que podem prejudicar à nossa saúde. Encontraremos também micróbios.

2 O NITROGÊNIO O gás nitrogênio (N2 ) é o mais abundante do ar atmosférico. Contém cerca de 78% da composição da atmosfera. Gás incolor, não é combustível nem comburente. Aplicações: usado na fabricação do amoníaco ( produtos de limpeza). Além de ser útil em produtos, como,por exemplo, o índigo( o corante azul dos jeans), espumas para colchões e travesseiros, fertilizantes, ácido nítrico, explosivos ( como a pólvora e a dinamite) e náilon ( usado em linhas de pesca e em roupas).

3 Ciclo do Nitrogênio

4 VAMOS INTERPRETAR O ESQUEMA:
O ar atmosférico, com gás nitrogênio, penetra no solo. Bactérias que vivem nas raízes de leguminosas(feijão e ervilha) absorvem o N2, transformando-o em sais de nitrogênio. Esses sais são, em parte, cedidos para essas plantas. As plantas leguminosas utilizam os sais nitrogenados na produção de certas substâncias orgânicas, como proteínas, que participam da constituição do corpo vegetal. As leguminosas são comidas por animais herbívoros, transferindo para eles as suas proteínas. As proteínas participam da constituição do corpo do animal. Os animais herbívoros são comidos por animais carnívoros, transferindo para eles as suas proteínas. Ao morrer, os organismos são decompostos por bactérias e fungos; suas proteínas são transformadas em sais nitrogenados que retornam ao solo. Esses sais podem ser absorvidos por uma outra planta. Os sais nitrogenados existentes no solo podem também ser utilizados, em parte, por certas bactérias do solo, convertendo em gás nitrogênio. Nesse caso, o N2 retorna à atmosfera, reiniciando o ciclo. As plantas e animais não conseguem aproveitar diretamente o N2 existente no ar atmosférico. Mas há seres capazes de absorvê-los e transformá-lo em sais nitrogenados. É o caso das bactérias que vivem nas raízes das plantas leguminosas.

5 O gás oxigênio O gás oxigênio é denominado comburente, pelo fato de ser necessário para que ocorra a queima de um certo combustível. A maioria dos seres vivos(plantas inclusive) necessita do gás oxigênio para respirar. Esse gás é importante na extração de energia dos alimentos em nosso organismo, que é fundamental para a nossa sobrevivência. Isso porque o O2 participa da “queima “ dos alimentos.

6 A maioria dos seres vivos respira aerobicamente 24 horas por dia, absorvendo gás oxigênio do ambiente. Os seres que utilizam gás oxigênio em sua respiração são chamados aeróbicos. Alguns seres, porém “queima” seus alimentos, mas sem usar o O2 ; são os seres anaeróbicos, como certos tipos de bactérias.

7 Combustão Combustível é toda substância que queima, como a gasolina, madeira e butano(gás de cozinha). À reação química da queima do combustível denomina-se combustão. Para haver combustão são necessários três componentes essenciais: o combustível, uma fonte de energia e um comburente(oxigênio)

8 O gás carbônico

9 O gás carbônico não tem cor, não tem cheiro e não é combustível nem comburente.
Sendo empregado em extintores de incêndio É consumido na fotossíntese e produzido na respiração É o gás das bebidas gaseificadas e é produzido quando medicamentos efervescentes são jogados em água.

10

11 Gases nobres (raros) São certos gases que dificilmente se combinam com outras substâncias e não são utilizados pelos organismos vivos, mas são isolados e aproveitados pelo ser humano de diversas maneiras. gás hélio: dirigíveis e balões de aniversários

12 Gás neônio Lâmpadas para anúncios luminosos Lâmpadas incandescentes e indústrias siderúrgicas Gás argônio Lâmpadas para anúncios luminosos Gás Criptônio

13 Gás xenônio Flash de máquinas fotográficas Radiativo e é usado no tratamento do câncer Gás radônio

14 Vapor de água A água no estado de vapor que existe na atmosfera origina-se da evaporação da água dos rio, mares, lagos e solos, e também da respiração e transpiração dos seres vivos. Umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água que existe em certo momento na atmosfera e a quantidade máxima de água que ela pode conter( em torno de 4%). Quanto maior a umidade relativa, maior a chance de chover


Carregar ppt "COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google