A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 01 – ASPECTOS GERAIS DA ATMOSFERA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 01 – ASPECTOS GERAIS DA ATMOSFERA"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 01 – ASPECTOS GERAIS DA ATMOSFERA
5a série

2 Essas perguntas serão cobradas como TAREFA logo após a volta as aulas.
Antes de passar para o próximo slide, pegue seu ATLAS, seu CADERNO, uma CANETA e abra o seu LIVRO DIDÁTICO vol. 2. As perguntas em AMARELO devem ser respondidas no CADERNO com ENUNCIADO. Essas perguntas serão cobradas como TAREFA logo após a volta as aulas.

3 O que seria de nós se não fosse a atmosfera…
Olá… Seja bem vindo a Aula 01 sobre a atmosfera Já pegou todo o seu material? Então prepare-se, pois a partir de agora iremos subir… subir… subir… subir… O que seria de nós se não fosse a atmosfera…

4 Aula 1 - ATMOSFERA Nesta aula estudaremos sobre a camada gasosa que envolve o planeta Terra. A atmosfera é um manto de substâncias químicas gasosas que envolve nosso planeta e dá sustento, proteção e condições de existência à todas as formas de vida. ATMOSFERA.

5 Ar atmosférico é formado por uma mistura de vários compostos químicos, principalmente por nitrogênio e oxigênio . Em menores quantidades é também formado por gás carbônico, gás metano, óxido nitroso e vapor d'água. Por fim, fazem parte dessa mistura, em pequenas quantidades (aproximadamente 1% do total), os gases nobres (hélio, criptônio, xenônio, argônio e neônio), além de micróbios e impurezas.

6 Qual a importância da atmosfera para o planeta e para os seres vivos?
Sem a atmosfera, não haveria vento, nuvens ou chuva. Não haveria céu azul, nem crepúsculos ou auroras. Não existiria o fogo, pois toda combustão resulta da união do oxigênio com as substâncias que queimam. Não existiria o som, pois o que chamamos de som é a vibração das moléculas de ar contra o tímpano. Sem ar, enfim, as plantas não poderiam nascer e crescer. Além de suas demais propriedades, a atmosfera serve de imenso escudo que protege a Terra da violência dos raios solares, absorvendo as radiações de ondas curtas mais perniciosas. À noite, funciona como teto de vidro de uma gigantesca estufa, conservando o calor do dia e impedindo que ele se perca todo no espaço.

7 Clima e tempo é a mesma coisa?
Como as condições atmosféricas interferem diretamente na vida dos seres vivos do nosso planeta, principalmente do ser humano, uma das principais questões sobre a atmosfera é a previsão do tempo. Essa previsão é feita através do estudo do clima e do tempo. Clima e tempo é a mesma coisa?

8 Não! Tempo atmosférico é o estado momentâneo do atmosfera em um dado momento (o tempo atmosférico muda repentinamente) e em um determinado lugar. Em um mesmo dia podem ocorrer vários tipos de tempo, ou seja, podem variar a temperatura, a umidade, os ventos e visibilidade no local ou região em que você se encontre.

9 Agora que você já sabe o que é tempo, o que vem a ser clima?
Clima é um conjunto de tipos ou estados do tempo atmosférico, que se repetem em um mesmo local da atmosfera terrestre. Um tipo climático pode ao longo das estações do ano apresentar variações dependendo das dinâmicas das massas de ar e outros fenômenos. Lembrando: para se determinar o tipo climático de uma determinada região são necessários mais de 30 anos de estudos.

10 Não parou de chover o dia todo.
Sobre a diferença entre tempo e clima, leia as falas dos personagens abaixo, depois, reescreva-as em seu caderno, completando-as corretamente, se elas se referem ao tempo ou ao clima. Que ______ maluco! Não parou de chover o dia todo.

11 Nossa! está amanhecendo... Que _______ensolarado!
Ideal para uma praia. Não esqueça de copiar a tarefa acima em seu caderno.

12 Para ampliar seus conhecimentos, acesse o link a seguir e assista o vídeo com atenção.
Nós recomendamos !

13 Com base no vídeo e no conteúdo estudado nesta aula, responda às questões abaixo. Só não esqueça de copiar o enunciado... Elabore em seu caderno um breve resumo sobre o conteúdo/assunto principal abordado no vídeo. 2. Conforme as informações do vídeo, explique como se formam as chuvas de verão. 3. Conforme os estudos realizados nesta aula, explique o que é a atmosfera? 4. Do que é formado o ar atmosférico? 5. Cite três comprovações sobre a importância da atmosfera para o desenvolvimento e manutenção da vida no planeta Terra. 6. Diferencie tempo e clima.

14 NA PRÓXIMA AULA VOCÊ VAI DESCOBRIR QUAIS SÃO AS CAMADAS DA ATMOSFERA
NÃO PERCA !!!


Carregar ppt "AULA 01 – ASPECTOS GERAIS DA ATMOSFERA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google