A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I"— Transcrição da apresentação:

1 Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I
Necessidades básicas para a sobrevivência e perpetuação dos seres vivos Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I

2 Para pensar..... Os seres vivos estão sempre buscando a sobrevivência e perpetuação ou manutenção de suas espécies. Para tanto, precisam de energia, obtida principalmente através da respiração celular.

3 Necessitam, também, de alimentos, oxigênio, água e condições ambientais ideais, tais como temperatura, umidade, clima, luz solar. Sobretudo, precisam estar bem adaptados e protegidos no ambiente em que vivem. Isto significa a possibilidade de, no mínimo, obter alimentos suficientes para crescerem e se reproduzirem. Mas será que só isso basta?

4 O essencial é que tenham alimentos, água e ar de boa qualidade.
Preferencialmente, sem contaminação ou poluição. As plantas, através do processo de fotossíntese, sintetizam seus próprios alimentos a partir da água, gás carbônico e energia solar. Elas não precisam alimentar-se de outros seres vivos e são consideradas elementos produtores na cadeia alimentar, pois produzem compostos orgânicos, ricos em energia.

5 Denominamos como cadeia alimentar a seqüência em que um organismo serve de alimento para outro: por exemplo, as gramíneas no pasto servem de alimento para os bovinos; e estes, para o homem.

6 Na cadeia alimentar, os animais que se alimentam de plantas são chamados de herbívoros e considerados consumidores primários. É os que se alimentam de animais herbívoros são os carnívoros ou consumidores secundários,é assim por diante.

7 Decompositores..... Finalmente, existem os decompositores:
Os fungos e as bactérias, que atacam os animais e as plantas mortas, fazendo retornar à natureza os compostos simples orgânicos e inorgânicos. Esses organismos fixam o nitrogênio atmosférico e formam compostos capazes de ser assimilados pelos vegetais. Viram como as plantas já não podem mais ser consideradas seres produtores completos ou verdadeiros?

8 Assim, concluímos que nem mesmo as plantas conseguem viver sozinhas, pois necessitam da presença de compostos nitrogenados no ambiente, que são elaborados pelos microrganismos decompositores. Esses seres que não conseguimos ver, pois são extremamente pequenos, acabam tornando-se essenciais às plantas e aos demais seres vivos.

9 Entretanto, a cadeia alimentar é capaz de nos mostrar ainda mais: além da dependência entre os seres vivos existe também uma íntima ligação entre eles e o ambiente onde vivem. E quanto à perpetuação das espécies?

10 O desejo de procriar, gerar filhos ou descendentes está consciente ou inconscientemente ligado ao objetivo de vida de todos os seres vivos, desde os microrganismos até o homem. Para o aumento ou manutenção do número de indivíduos de uma mesma espécie de ser vivo é fundamental que ocorra o processo de reprodução, não necessariamente obrigatório no ciclo vital, pois alguns animais podem viver muito bem e nunca se reproduzirem.


Carregar ppt "Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google