ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-Campus Salinas
Advertisements

Cnidários (“urticantes”) ou Celenterados (“com cavidade digestiva”)
Biologia Professor Thomaz Nagel
Reino Animalia Ciências Tassinari.
“PORÍFEROS E CNIDÁRIOS”
Cnidários.
Cnidários.
FILO CNIDÁRIA (COELENTERATA)
“PORÍFEROS E CNIDÁRIOS”
FILO CNIDARIA Do Grego (Cnid=urtiga), devido aos cnidócitos
Filo Cnidaria ou Coelenterata
CNIDÁRIOS ou Celenterados
CELENTERADOS.
FILO PORIFERA AS ESPONJAS.
Cnidários ou Celenterados
Cnidários ou Celenterados
CNIDÁRIOS.
Medusas: as formas livres.
Estrutura Interna dos Cnidários
CELENTERADOS ou CNIDÁRIOS
FILO CELENTERATA (CNIDÁRIA)
CNIDARIOS Animais dotados de células urticantes (cnidoblastos).Apresentam-se nas formas de pólipo ou de medusa. Simetria radial ou birradial. Diblásticos.
Filo Cnidária (Cnidários)
Animais exclusivamente aquáticos e bastante primitivos
FILOS ANIMAIS Poríferos e Cnidários.
CNIDARIA.
CELENTERADOS OU CNIDÁRIOS
FILOS ANIMAIS Professor João Paulo.
FILO CNIDARIA Está representado por hidras, medusas ou águas-vivas, corais, anêmonas-do-mar e vespas-do-mar. Existem basicamente dois tipos morfológicos.
Reino Animal Filo Cnidaria – (Cnidários)
Organização e biologia de José Ricardo Inacio Ribeiro
Cnidaria Professor Guilherme Ferreira de Lima Filho.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
CNIDÁRIOS.
Cnidários ou celenterados
Zoologia 1. Cnidários
FILO CNIDARIA (CELENTERADOS)
Reino Animalia Filo Cnidaria
REINO E FILO Cnidaria (do grego knidos, e do latim aria)
Cnidários Ou celenterados, São hidras, caravelas, águas vivas, corais e anêmonas do mar.
Prof. Giseli Trento Andrade e Silva
FILO CNIDARIA Do Grego (Cnid=urtiga), devido aos cnidócitos
É a parte da biologia que se preocupa com o estudo dos
CNIDÁRIOS.
Esponjas ou espongiários
FILOS ANIMAIS
Professora: Kellin Mioranza Pereira.
Cnidários ou Celenterados
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
Cnidários.
PORÍFEROS E CELENTERADOS
CNIDARIA-Celenterados
Filo dos Invertebrados
Filo dos Cnidários (Celenterados) Móds. 07 e 08 Setor 1403 Prof. Rafa.
Professora Luciana Guerim
Filo Porifera e Filo Cnidaria
Obs.: antigamente Filo Coelenterata (celenterados)
Celenterados ou Cnidários
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS
INVERTEBRADOS 04/08/10 1.
CNIDÁRIOS.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
PORÍFEROS. REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS 2º ANO-ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROF. VANESCA.
CNIDÁRIOS.
CNIDÁRIOS.
Cnidários Cnidários Guilherme Campos do Amaral
Colégio Maria Imaculada
Poríferos e Cnidários Profª: Priscila Almeida
GRUPOS ANIMAIS META Apresentar, em linhas gerais, as características dos representantes do Reino Animal, bem como citar os principais filos inseridos neste.
Transcrição da apresentação:

ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS PROF. VÍCTOR PESSOA

CARACTERÍSTICAS GERAIS * Animais aquáticos (marinhos e dulcícolas) de corpo mole e gelatinoso, os quais apresentam um tipo especial de célula, denominado CNIDOBLASTO. * Foram os primeiros animais a apresentar uma cavidade corporal (CAVIDADE GASTROVASCULAR), onde ocorre parte da digestão. Foi por essa razão que, por muitos anos, esses animais foram também denominados CELENTERADOS (do latim coelos, cavidade, e do grego enteron, intestino). * Foram os primeiros animais a apresentar um SISTEMA NERVOSO (DIFUSO) * Podem apresentar vida livre (livre-natantes), como as medusas ou águas-vivas, ou viver presos a um substrato (SÉSSEIS), como os corais. VIDA LIVRE = FORMAS MEDUSÓIDES (MEDUSAS) SÉSSEIS = FORMAS POLIPÓIDES (PÓLIPOS)

ORGANIZAÇÃO CORPORAL Formada a partir da ENDODERME Formada a partir da ECTODERME

Células mioepiteliais digestivas TIPOS CELULARES Produção de enzimas Células mioepiteliais digestivas (final da digestão) Digestão inicial / Distribuição do alimento

Cnidoblasto com nematocisto intacto (A) Cnidoblasto com nematocisto intacto (A). Cnidoblasto com nematocisto descarregado (B)

SISTEMA NERVOSO (NOVIDADE EVOLUTIVA NOS METAZOÁRIOS) Distensão, contração e relaxamento dos tentáculos – ação das células mioepiteliais epidérmicas e gastrodérmicas (nas medusas há uma coordenação dos movimentos no ato de nadar) Sistema nervoso difuso

CLASSIFICAÇÃO Hydrozoa (Hidrozoários) Scyphozoa (Cifozoários) Anthozoa (Antozoários) Predomínio de formas polipóides (Hydra) Formas coloniais (Physalia- Caravelas) Predomínio de formas medusóides (Medusas) Há apenas formas polipóides (Anêmonas e corais)

Deslocamento do tipo “cambalhota”, observado em alguns tipos de pólipos (Hydra spp.) Deslocamento por jatopropulsão: os bordos do corpo se contraem e a água acumulada na face oral é expulsa em jato, provocando o deslocamento do animal no sentido oposto.

REPRODUÇÃO Assexuada * Brotamento: brotos que se formam em pólipos, os quais podem soltar-se ou permanecerem presos ao corpo do animal (formam as colônias) * Estrobilização: fragmentação do indivíduo em duas ou mais partes leva à formação de medusas

REPRODUÇÃO Sexuada * Há espécies monóicas (hermafroditas) e dióicas * Gametas formam-se a partir das células intersticiais * Fecundação externa (gametas liberados na água, onde ocorre a fecundação) e fecundação interna (fecundação dentro do corpo da fêmea, geralmente na cavidade gastrovascular) * Desenvolvimento direto (não há estágios larvais) e desenvolvimento indireto (há estágios larvais)

Reprodução sexuada em Hydra spp Reprodução sexuada em Hydra spp. Observa-se a ocorrência de fecundação interna e desenvolvimento direto (ausência de estágio larval).

Ciclo de vida do hidrozoário Obelia spp Ciclo de vida do hidrozoário Obelia spp. Observa-se a ocorrência de fecundação externa, ao mesmo tempo em que os pólipos formados expandem-se por meio de sucessivos brotamentos (reprodução assexuada). A presença de uma forma larval caracteriza um desenvolvimento indireto.

Alternância de gerações do cifozoário Aurelia

RECIFES DE CORAIS – IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA - Proporcionam ambiente ideal para o desenvolvimento de fauna e flora muito características; Graças às condições de iluminação e transparência da água, os recifes de corais são localidades de alta produtividade biológica; De todas as comunidades de águas rasas tropicais, os recifes de corais são as mais ricas em biodiversidade;

CNIDÁRIOS – IMPORTÂNCIA MÉDICA Acidentes causados São comuns ao redor do mundo, incluindo acidentes graves e com registro de fatalidades em alguns mares; Todos os cnidários possuem cnidócitos e são potencialmente perigosos para o ser humano. Chironex fleckeri, água-viva que ocorre no litoral da Austrália e pode ser letal para o ser humano. Physalia (caravela- portuguesa): pode causar fortes “queimaduras” em banhistas e pescadores.