Classificação de Dora de Amarante Romariz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Advertisements

Cerrado Bioma: Cerrado Localização: região central do Brasil
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
VEGETAÇÃO A vegetação é reflexo das condições naturais e da variação de solos e climas de determinado local. Segundo o clima, a vegetação se divide em:
Domínios vegetais originais
BIOMAS BRASILEIROS.
Escola Braz singáglia.
FITOGEOGRAFIA.
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
VEGETAÇÃO Latifoliadas: folhas largas.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
Professor Rodrigo Salomão
CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS
FORMAÇÕES VEGETAIS.
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
Floresta Amazônica Araucária Mangue Mata Atlântica Cerrado Caatinga Mata dos Cocais.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano
Biomas do Mato Grosso do Sul
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
Prof. Jeferson C. de Souza
4º Ano Professora Alessandra Stock
Trabalho sobre Domínio Morfoclimático
Biomas brasileiros.
Biomas brasileiros.
Biomas brasileiros.
1- Zona da Mata Localização: - entre o litoral e o Agreste Clima:
G12 – A cobertura vegetal brasileira
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
OS BIOMAS BRASILEIROS.
Biomas.
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL.
Grandes Formações Vegetais
Estrutura geológica brasileira
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson
Vegetação Brasileira.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
Classificação - Vegetação
BIOMAS.
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
Floresta Equatorial Densa, fechada Árvores altas Latifoliada
Domínio dos Mares de Morro
Floresta Equatorial Densa, fechada Árvores altas Latifoliada
PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Paisagens Vegetais do Brasil
Os domínios morfoclimáticos brasileiros
DOMÍNIOS MORFOCLIMATOBOTÂNICOS NO BRASIL
Fatores determinantes: Químicos (pedológicos)
Classificação - Vegetação
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
AS PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS
FORMAÇÕES VEGETACIONAIS
AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL
Clima no Brasil Professor Jeferson.
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
Transcrição da apresentação:

Classificação de Dora de Amarante Romariz VEGETAÇÃO ORIGINAL Classificação de Dora de Amarante Romariz FORMAÇÕES VEGETAIS: Florestal: Floresta Amazônica, Floresta Tropical, Mata dos Cocais e Mata de Araucária; Complexa: Cerrado, Caatinga e Pantanal; Herbácea: Campos Gerais; Litorânea: Mangues e Restingas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA VEGETAÇÃO ORIGINAL DO BRASIL:

FLORESTA AMAZÔNICA Extensão Total: 5,5 milhões de km², com cerca de 3,7 milhões de km² no Brasil (60%). Características Gerais: . Apresenta grande diversidade; . Formação higrófila (típica de ambientes úmidos); . Latifoliada (folhas largas); . Perene (folhas permanentes); . Floresta densa (árvores próximas umas das outras); . Encontra-se no domínio de clima Equatorial.

A Floresta Amazônica possui 3 estratos de vegetação, de acordo com os níveis altimétricos: Mata de Igapó: Localiza-se na área da planície, em terrenos baixos próximos aos rios e ocupa o degrau permanentemente alagado. É o habitat da vitória-régia, da piaçava e do açaí. Mata de várzea: Localiza-se mais acima nos chamados terraços , sendo inundado periodicamente; as espécies encontradas são a seringueira e a castanheira. Mata de terra firme: Áreas não afetadas pelas inundações, onde predominam as espécies vegetais de grande porte como o guaraná e a castanheira-do-pará.

Problemas relacionados Cerca de 15% deste bioma foi desmatado, principalmente a partir da década de 70 devido a: construção de rodovias; atividades mineradoras e garimpeiras; atividades agrícolas; exploração madeireira.

Rio Negro - Amazônia Brasileira

Paisagem Vegetal na Amazônia

Seringueira na Amazônia

Vitória-régia, espécie típica da Amazônia Brasileira

Guaraná

FLORESTA TROPICAL OU MATA ATLÂNTICA É uma floresta latifoliada úmida de encosta. Ocupa a porção oriental do Brasil e sua existência está ligada ao relevo e umidade. Estendia-se desde o RN até o RS e sofreu intenso desmatamento, restando hoje apenas 8,5% de sua área original. Hoje ela é vista em apenas alguns pontos, como o sul da Bahia, norte dos estados do ES, SP e RJ (Serra do Mar). PRINCIPAIS ESPÉCIES: cedro, canela, ipê, jacarandá, jequitibá, pau-brasil, palmeiras e orquídeas.

Mata Atlântica -Dedo de Deus-RJ

Mata Atlântica

Mata Atlântica - Palmeiras

MATA DE ARAUCÁRIA É uma floresta encontrada ao longo do planalto meridional, nas áreas mais elevadas e de temperaturas mais baixas, estendendo-se desde SP até o RS, embora concentre-se mais no Paraná. A retirada de madeira para a construção de móveis têm sido a causa principal de seu desmatamento. Principais Características: . Encontra-se no domínio de clima subtropical; . É homogênea, apresentando poucas espécies (acicufoliadas); . É dispersa e de fácil acesso; Principais Espécies: pinheiro (araucária angustifólia), cedro, canela, imbuía, erva-mate, ipê etc.

Araucária angustifólia

PANTANAL Área de Ocorrência: a região Centro-Oeste, Presentes nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Suas planícies estão sujeitas à inundações, com vegetação rasteira e vegetação típica de cerrado, formando um complexo que agrupa várias espécies vegetais e animais.

Ameaças ao Pantanal Crescimento desordenado de cidades e ocupação populacional; Atividade agrícola: maior erosão do solo contribuindo para o assoreamento dos rios e elevada utilização de agrotóxicos; Turismo desorganizado; Caça e apreensão de animais (atividade ilegal).

Regiões alagadas no Pantanal Matogrossense

Paisagem do Pantanal Matogrossense

MATA DOS COCAIS É encontrada no Meio-Norte do nordeste brasileiro. É considerada uma área de transição entre a Floresta Amazônica, Cerrado e Caatinga. À medida que se avança para leste, a umidade diminui e ,consequentemente, a vegetação muda. A expansão de cultivos de grãos para exportação (soja) tem sido o principal motivo de desmatamento na região PRINCIPAIS ESPÉCIES: Babaçu (óleo) e a Carnaúba (cera).

Babaçu Carnaúba

CAATINGA Área de ocorrência: sertão nordestino com a influência do clima semi-árido. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: é uma vege- tação heterogênea que se apresenta ora moitas iso- ladas, ora matas fechadas; é constituída de pequenas árvores e arbustos espinhentos (cactáceas); é uma vegetação tipo xerófita (adaptada a ambientes secos). Principais Espécies: pequenas árvores e arbustos - Juazeiro braúna e arbustos espinhentos como xique- xique e mandacaru.

Vegetação típica do Sertão Nordestino

Paisagem do Agreste Nordestino

CERRADOS É a formação vegetal que mais caracteriza o Centro- Oeste do país, embora também esteja presente em SP, MG, BA, MA, PI e TO. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: é constituída de árvores a arbustos (raízes profundas, galhos retorcidos e de casca grossa) associados a uma vegetação herbácea (baixa e inferior) formada por gramíneas. É considerada uma paisagem aberta com um espaçamento entre os arbustos. Está presente nas áreas de clima Tropical (duas estações bem definidas - verão chuvoso e inverno seco) – espécies Tropófilas. Principais Espécies: barbatimão, pequi, mangabeira, buriti (ár- vores e arbustos) e gramíneas (herbáceo).

Cerrado: Parque Nacional das Emas - GO

Queimadas no Cerrado

CAMPOS GERAIS Os Campos Gerais são formações com vegetação rasteira (herbácea) que aparecem nas áreas de topografia suave (coxilhas). Apropriados como pastagem natural, favorece o desenvolvimento da pecuária e da agricultura. Principais áreas de ocorrência: -Pampas Gaúchos (Campanha Gaúcha) - RS -Campos do Pantanal - MS Principais Espécies: Barba-de-bode, gordura, mimoso, jaraguá, forquilha e flecha.

Campos e Pradarias - RS

VEGETAÇÃO LITORÂNEA Ocorre ao longo de todo o litoral brasileiro desde o Amapá até o Rio Grande do Sul. Formas: Restingas – se desenvolve na areia com a presença de arbustos e árvores; Manguezais – são nichos ecológicos responsáveis pela reprodução de peixes, moluscos e crustáceos. Desenvolvem-se nos estuários com vegetação arbustiva e halófita (habituada a presença de sal) com a presença de raízes expostas durante a maré baixa.

Áreas de Mangue e Restinga

Duna - Paisagem litorânea