MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
Trabalho de Inglês Técnico
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
Moodle para Professores
Moodle para Professores
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA MOODLE PARA TODOS Seminario Interativo Ensino, Pesquisa e Extensão.
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
Ministério da Saúde CGSI/DRAC/SAS FÓRUM de DISCUSSÃO
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
EBSCOhost Meu EBSCOhost.
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Antes de iniciar o trabalho com esse site, é necessário criar uma conta de , no gmail, e todos do grupo devem ter esse endereço, login e senha. Todos.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Plataforma de Ensino a Distância
Fácil. Disponibilizar arquivos como em um anexo de (os arquivos ficam em um único lugar) Sim. Somente docentes podem publicar arquivos no ambiente.
ALEXANDRA ALINE VERA.
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
TUTORIAL (Acadêmicos)
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Instituto SOS Professor
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Treinamento para Professores
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
1.Acesso a página do CCEAD. Login e Senha. 2.Verificando os alunos inscritos na turma. 3.Configurações iniciais da disciplina 4.Configurações do tópico.
Moodle Residência Agrária Utilizando as ferramentas Prof. Liziany Müller Andréia Lima.
Manual do MOODLE Elaboração
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Sobre notas no Moodle Notas são pontuações atribuídas às avaliações de atividades dos participantes em um curso do Moodle, que são postadas no boletim,
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
Sistema de Gestão da Aprendizagem - Moodle
Introdução ao Moodle Escola Secundária Emídio Navarro Viseu
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual.
Moodle para Professores Criar uma disciplina. Construir uma disciplina Acesse a plataforma Moodle, faça o login (acesso) e clique no nome da sua disciplina.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Orientações para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - EFAP) para o curso Curso de Formação Específica do Concurso Público para PEB.
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
Roteiro para acesso aos cursos EAD da SEFAZ/MS
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Base de Dados Autor: Skyup Informática. Atividade – Base de Dados Base de dados é uma atividade em Moodle para o desenvolvimento colaborativo de um banco.
Escolha uma nova senha: Escolha uma pergunta secreta e a resposta para essa pergunta:
Transcrição da apresentação:

MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA

O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a construção de conhecimentos, logo a aprendizagem Edméa Santos

Visualmente atraente e flexível

Amplamente utilizado no Brasil...

Na Bahia...

E na...

As possibilidades O Moodle é distribuido gratuitamente sob a fonte de licença aberta livre. Quanto as suas possibilidades pedagógicas, este é um projeto modular de fácil acesso tanto para o professor quanto para o aluno

A interface moodle... O Moodle está estruturado em um esquema de três colunas, em sua página principal, da mesma forma pode ser organizado dentro de cada curso criado. Porém, isso e algo flexível, que pode ser alterado.

Acesso ao ambiente Moodle Para ter acesso ao Moodle, através do navegador da internet digite o endereço:

Para quem não tem cadastro no Moodle Através do box de acesso, clique em cadastramento de usuário e abrirá a seguinte tela:

Tópicos Blocos A interface Moodle... edição

O ambiente Com a edição ativada, permite ao professor trabalhar com os elementos a serem inseridos no curso: Edição de tópicos Edição dos blocos

Preparar o ambiente Começar a preparar o ambiente de trabalho: Para o professor organizar o ambiente de trabalho, primeiramente é preciso ativar edição. 1. Para edição do conteúdo Mover para direita mover Atualizar/editar cancelar ocultar Nenhum grupo

Para localizar

2. Para edição de tópicos: mostrar só o tópico marcar o tópico como tópico corrente esconder o tópico dos alunos mover para cima e mover para baixo Preparar o ambiente

Para localizar

Preparar o ambiente 3. Para acrescentar os recurso e as atividades que serão utilizadas no curso: Chat, diálogo, diário, página web, página de texto, etc.

Inserir recursos

Preparar o ambiente 4. Para acrescentar blocos que irão auxiliar na gerência do curso, tais como: calendário,participantes, atividades recentes, cursos e etc

A medida que o professor estiver estruturando seu curso em cada tópico, é possível visualizar o resultado da organização desse material. Estruturação do ambiente Algumas atividades e recursos: fórum página de texto Wiki glossário Alguns blocos: Calendário, últimas notícias, participantes, usuários on line

Administração Possibilita configurar o curso, ou seja, mostra todas as ações que o professor poderá executar dentro do curso Administrando o curso

O Moodle apresenta um projeto modular que facilita o processo de adicionar atividades, que darão forma ao curso. Configurações: Ao iniciar um curso, o professor precisará configurar o modelo e estrutura do seu curso

Configuração

Tópico – O curso é estruturado por tópicos. Na coluna central aparecem os números de tópicos estabelecidos pelo professor O professor poderá escolher os formatos do curso:

Semanal – O curso será estruturado em semanas. Na coluna central da tela de abertura aparecem as semanas entre o primeiro e último dia de aula Social – O curso passa a ser um grande fórum de debates com participação do tutor e dos alunos. Formato do curso:

Permite adicionar participantes e estabelecer o papel de cada um na disciplina: (TUTOR,MODERADOR, ESTUDANTE E VISITANTE) Escolher a função Pesquisa do nome

A Restauração do curso é especialmente útil para evitar a necessidade de duplicar o desenho de uma disciplina quando os conteúdos programáticos são basicamente os mesmos. O Backup permite criar cópias de segurança de todos os elementos integrantes do curso Backup e Restaurar

Essa funcionalidade é útil para armazenar material de apoio às aulas. O professor pode inserir arquivos associados à disciplina e organizar por pastas.

Atividades: O bloco de atividades tem como função principal organizar todas as atividades utilizadas pelo professor, agrupando-as em itens.

Para inserir atividades nos tópicos:

Chats O Chat permite uma comunicação textual em tempo real, entre professores e alunos. Pode ser útil como espaço de esclarecimento de dúvidas, mas pode ter outros usos. A sessão de chat pode ser agendada, com repetição. Comunicação e discussão Escrever a mensagem

Essa atividade é basicamente uma lista de discussão. No fórum existe a possibilidade de interação e discussão entre os participantes do curso sobre determinado assunto. Nessa perspectiva, o professor pode criar um fórum para discutir cada tópico ou temas do curso.

Fórum Os participantes e professores tem a opção de receber e enviar mensagens. Tópico principal Resposta do tópico

Acrescentar Tópicos Acrescentar tópico da discussão...

Vizualização da mensagem do Fórum Para visualizar: Mais antigas Mais recentes Lista de respostas Respostas aninhadas Mostrar principal Editar Apagar responder

Diálogo Permite uma comunicação direta entre dois participantes do curso. O professor pode abrir um diálogo com um aluno, um aluno pode abrir um diálogo com professor e ainda podem existir diálogos entre dois alunos. Comunicação e discussão

Glossário Permite aos participantes do cursos criar e manter uma lista de definições como em um dicionário. Ao colocar uma palavra no Glossário, permitirá criar automaticamente link nos textos do curso que levam aos itens definidos no glossário.

Construção coletiva

Diário Permite ao aluno registrar as atividades desenvolvidas, de forma que possam refletir sobre determinado tema. Este é mais um ambiente que possibilita a inserção do aluno no processo de construção textual. Construção individual

Instrução direta

Alguns recursos disponíveis no Moodle: livro, página de texto, página web, link a um arquivo ou site, visualizar um diretório,...

Para acrescentrar o livro no curso: escolhe o tópico que deseja inserí-lo e marca a opção livro dentro da janela de acrescentar recurso... Recurso Livro

O livro é um material de estudo com várias páginas, que pode ser divididos em capítulos. Este pode ser utilizado como um recurso auxiliar à leitura de um livro texto impressão Instrução direta...

Página Web Possibilita criar um página de texto incluindo links da web. Este recurso é muito semelhante com a página de texto, a singular diferença é que a página Web possui alguns recursos de formatação de texto. Instrução direta

Participantes: O Moodle permite acompanhar todo processo de participação do estudante no curso.

Alguns elementos de apoio

educação na cibercultura O que não podemos esquecer... Hipertextualidade colaboração interatividade Estamos na... multivocalidade

Obrigado! Equipe do projeto EAD – CPD Moodle Ufba Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba