Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA MOODLE PARA TODOS Seminario Interativo Ensino, Pesquisa e Extensão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Laboratório de Tem a s no Caio Almeida e Fabricio Silva Moodle UFBA
Advertisements

COMO SE CADASTRAR? Por Fabrice Joye
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
Moodle para Professores
/* * Visão geral do * código moodle */.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA
Desenvolvendo para o Caio S. de B. Almeida Universidade Federal da Bahia 2008 Fabricio Oliveira Silva Universidade Federal da Bahia 2008.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
FÓRUM EAD: Apresentação do MOODLE
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo
Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais de ensino on-line, e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source.. O contexto.
APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO
Dicas para a publicação da página ...
Ferramentas de Mediação no Moodle
Tutorial de utilização do
Visão Geral do MANTIS Marco Cristo.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
10 dicas para aproveitar o máximo a plataforma HINARI.
Tutorial para EDITORES DE SEÇÃO
Acompanhar conteúdo j em seguida, pressione F5 ou clique em Apresentação de Slides > Do começo para iniciar o curso. Na barra de mensagens, clique em Habilitar.
Semana 1 Conceitos Básicos e Infra-estrutura
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Plataforma de Ensino a Distância
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
PGE – Prêmio Gestão Escolar
Instituto SOS Professor
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
SISTEMA DE PROJETOS ProPPEC Instruções para Cadastro de Projetos Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura – ProPPEC Gerência de Pesquisa.
Criar e editar conteúdos para a Plataforma Moodle
Acesso ao Moodle Informações aos alunos da FACE.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
1/27 IV Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática - ESFEM 16 e 17 de dezembro de 2005 Antonio.
Objetivo Ao final deste treinamento serão capazes de:
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
1.Acesso a página do CCEAD. Login e Senha. 2.Verificando os alunos inscritos na turma. 3.Configurações iniciais da disciplina 4.Configurações do tópico.
Moodle Residência Agrária Utilizando as ferramentas Prof. Liziany Müller Andréia Lima.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Apresentação RHBSaas O RHBSaaS é um novo sistema desenvolvido pela RHBrasil com o intuito de unificar as senhas utilizadas hoje nas nossas aplicações.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
Capacitação Revitalizando o Portal Agricultura Orgânica A importância do uso de ferramentas de ensino, como a informática, na divulgação de experiências.
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
Sistema de Gestão da Aprendizagem - Moodle
Formação de Tutores a Distância
Moodle Residência Agrária Introdução para professores e Monitores Prof. Liziany Müller Andréia Lima.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Moodle para Professores Criar uma disciplina. Construir uma disciplina Acesse a plataforma Moodle, faça o login (acesso) e clique no nome da sua disciplina.
O Moodle na UFBA: O projeto EAD / CPD
Linguagem Técnica II SCM Software Configuration Management Aula 03 Prof. Renato Novais
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Orientações para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - EFAP) para o curso Curso de Formação Específica do Concurso Público para PEB.
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
Soluções para universidades corporativas
Notas e Avaliações no moodle. Breve Sumário Tipos de Atividades Tipos de Atividades Acrescentando Atividades Acrescentando Atividades Atribuindo Notas.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Tecnologias Emergentes Prof. Anderson M. Fernanes Mestrando em Informática - UTFPR.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA MOODLE PARA TODOS Seminario Interativo Ensino, Pesquisa e Extensão

De repente !

No mundo!

No Brasil!

O Moodle 26 milhões de usuários (10/11/2008)

O que é o Moodle? Site que organiza espaços e materiais para professores e alunos atuarem. AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem LMS – Sistema de Gerência de Aprendizagem CMS – Sistema de Gerência de Cursos

Moodle paraTodos! Todos quem? Internautas Alunos Professores Administradores Moodle Desenvolvedores Moodle

Internauta Moodle Ufba

Internauta Escolha do rumo

Internauta Cadastro Moodle

Moodle UFBA Categorias

Moodle UFBA Subcategorias

Moodle UFBA Cursos

Aluno

Aluno Relação de cursos

Aluno Espaço do curso

Professor Espaço do curso

Professor Diferenças

Professor Editando o curso

Curso Configuração

Tópicos Blocos A interface Moodle... edição

O ambiente Com a edição ativada, permite ao professor trabalhar com os elementos a serem inseridos no curso: Edição de tópicos Edição dos blocos

Preparar o ambiente Começar a preparar o ambiente de trabalho: Para o professor organizar o ambiente de trabalho, primeiramente é preciso ativar edição. 1. Para edição do conteúdo: Mover para direita mover Atualizar/editar cancelar ocultar Nenhum grupo

Para localizar

2. Para edição de tópicos: mostrar só o tópico marcar o tópico como tópico corrente esconder o tópico dos alunos mover para cima e mover para baixo Preparar o ambiente

Para localizar

Preparar o ambiente 3. Para acrescentar os recurso e as atividades que serão utilizadas no curso: Chat, diálogo, diário, página web, página de texto, etc.

Administrador

Administrador Diferenças

Moodle Configurando o site

Detalhes de Configuração - I

Detalhes de Configuração - II

Equipe do Projeto 2008

Desenvolvendo para o Caio S. de B. Almeida Universidade Federal da Bahia 2008 Fabricio Oliveira Silva Universidade Federal da Bahia 2008

O Moodle como Software Livre As liberdades de um software Acesso ao código Integração com a comunidade internacional Modular

O Moodle como SL Rápido desenvolvimento Manter proximidade com a comunidade de desenvolvedores Ficar atento a novos releases e patches de correção

O Moodle como SL Rápido desenvolvimento 2.0 – Novas versões diariamente 1.9 – Novas versões semanalmente

Caso de uso na UFBA Ambiente de desenvolvimento

Certo, mas identifiquei um BUG! E aí?

O Moodle como SL Se alguém já fez, não refaça! Antes de resolver um problema, será que alguém já não resolveu?

O Moodle como SL Se alguém já fez, não refaça! Verificar correções nas versões diária e semanal

O Moodle como SL Se alguém já fez, não refaça! Procurar por problemas similares no fórum do Moodle.org

O Moodle como SL Se alguém já fez, não refaça! Buscar por soluções no Moodle Tracker

O Moodle como SL Senão, peça ajuda BugReport: Descrição do problema ocorrido para que possa ser reproduzido, estudado e solucionado Para onde enviar um bug report? Moodle Tracker – Onde problemas, soluções e desenvolvedores se encontram!

O Moodle como SL Ou faça você mesmo Identifique em que arquivo ocorre o erro, a partir do endereço mostrado no navegador Tente corrigir o problema hackeando o código, delimitando onde houve alterações Respeite os padrões de desenvolvimento do Moodle: nomes de funções, constantes, identação do código...

O Moodle como SL Ou faça você mesmo Consulte a documentação!

O Moodle como SL Ou faça você mesmo Exemplo simples: Mostrar versão no rodapé da página Arquivo: lib/weblib.php 2966 // Patch-005 by Caio Almeida begin 2967 require_once(../config.php); 2968 echo Versão.$CFG->release. ; 2969 // Patch-005 by Caio Almeida end

O Moodle como SL Ou faça você mesmo Comente o código nos trechos onde o entendimento não é trivial Utilize a sintaxe PHPDoc para documentar funções diretamente no código, caso crie alguma Antes de criar uma função, verifique se a mesma já não está implementada nas libs do Moodle

O Moodle como SL Compartilhe o que fez Caso a correção tenha sido bem sucedida, descreva no Tracker o que foi feito. Anexe arquivos, se necessário Um desenvolvedor do Moodle.org irá avaliar sua correção. Se aceita, será incorporada ao próximo release do Moodle

O Moodle como SL Compartilhe o que fez Exemplo: Bug #16152 do Moodle

O Moodle como SL Compartilhe o que fez Exemplo: Bug #16152 do Moodle

O Moodle como SL Compartilhe o que fez Exemplo: Bug #16152 do Moodle

O Moodle como SL Resultado Pessoas que tinham o mesmo problema que você se beneficiarão com a sua correção O software ficará mais completo e estável Os outros desenvolvedores se sentirão estimulados a contribuir com o software Você ganha em conhecimento!

Anota aí! Links importantes Tracker tracker.moodle.org Downloads download.moodle.org Documentação docs.moodle.org

Caio S. de B. Almeida Fabrício Oliveira Silva Universidade Federal da Bahia Projeto EAD – Moodle UFBA

Obrigado! Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba