Leia o texto abaixo e responda as questões que seguem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro, e.
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
Tente ler sem chorar!!!.
Eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
Para refletir... e mudar!!!.
Casar é como ir a um restaurante com as amigas:
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
DESEJO O SUFICIENTE PARA VOCÊ!
Para refletir e mudar... De sempre o melhor... E o melhor virá!
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Rolagem automática dos slides...
A Boneca e a Rosa Branca.
DICAS DE UMA PROFESSORA:
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
Clique para passagem de slides / ligue o som
A vida é assim... Texto passado por: Regina Petreche Diminuído para Slide por:
Loira seqüestradora Com Som AdsRcatyb.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
EU APRENDI.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
A BONECA.
Sonhei que eu tinha uma entrevista com Deus.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Wagner Paulino Janeiro 2007 Doutor o Senhor acredita que vou viver mais 40 anos???
E eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
CURATIVOS PARA UM CORAÇÃO PARTIDO
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O PÃO DE CRISTO....
Só observando ! Música: Sarah Brightman – La Califfa.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
A BONECA 002 Colacio.j.
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
O Tapetinho vermelho.
Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro,
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
A visita.
O casamento de Isaque e Rebeca
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Tapetinho Vermelho.
A CASTANHA CAROLINA.
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
O macaquinho Um homem, tempos atrás, encontrou-se com um amigo. Este se queixara muito da vida, pois tinha acabado de ser abandonado pela mulher e estava.
Vivendo e aprendendo Erich Schaitza.
By Búzios Slides Para refletir... e mudar!!! Automático.
Loira seqüestradora Com Som AdsRcatyb -A loira não conseguia passar no teste para emprego nenhum. Resolveu tomar uma atitude extrema para ganhar dinheiro:
Aprendi Clique.
MINHA MENSAGEM PRA VOCÊ!!!
O Melhor Ginecologista
A Carta do ex-marido para ex-mulher...
Invadem Ambientes Familiares
SITUAÇÕES.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Educação Financeira para crianças e Jovens
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
O que é felicidade?.
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
Transcrição da apresentação:

Leia o texto abaixo e responda as questões que seguem. A regreção da redassão Semana passada recebi um telefonema de uma senhora que me deixou surpreso. Pedia encarecidamente que ensinasse seu filho a escrever. Mas, minha senhora, desculpei-me, eu não sou professor. Eu sei. Por isso mesmo. Os professores não têm conseguido muito. A culpa não é deles. A falha é do ensino. Pode ser, mas eu gostaria que o senhor ensinasse o menino. O senhor escreve muito bem. Obrigado, agradeci, mas não acredite muito nisso. Não coloco vírgulas e nunca sei onde botar os acentos. A senhora precisa ver o trabalho que dou ao revisor. Não faz mal, insistiu, o senhor vem e traz um revisor. Não dá minha senhora, tornei a me desculpar, eu não tenho o menor jeito com crianças. E quem falou em crianças? Meu filho tem 17 anos.

Comentei o fato com um professor, meu amigo, que me respondeu: “Você não deve se assustar, o estudante brasileiro não sabe escrever”. No dia seguinte, ouvi de outro educador: “O estudante brasileiro não sabe escrever”. Depois li no jornal as declarações de um diretor da faculdade: “O estudante brasileiro escreve muito mal”. Impressionado, saí à procura de outros educadores. Todos me disseram: acredite, o estudante brasileiro não sabe escrever. Passei a observar e notei que já não se escreve mais como antigamente. Ninguém mais faz diário, ninguém escreve em portas de banheiro, em muros e paredes. Não tenho nem visto mais aquelas inscrições, geralmente acompanhadas de um coração, feitas em casca de árvore. Bem, é verdade que não tenho visto nem árvore. Quer dizer, disse a um amigo enquanto íamos pela rua, que o estudante brasileiro não sabe escrever? Isto é ótimo para mim. Pelo menos diminui a concorrência e me garante o emprego por mais dez anos. Engano seu, disse ele. A continuar assim, dentro de cinco anos você terá que mudar de profissão.

Por quê? Espantei-me. Quanto menos gente sabendo escrever, mais chance eu tenho de sobreviver. E você sabe por que essa geração não sabe escrever? Sei lá dei com os ombros, vai ver que é porque não pega direito no lápis. Não senhor. Não sabe escrever porque está perdendo o hábito de leitura. E quando o perder completamente, você vai escrever para quem? Taí um dado novo que eu não havia considerado. Imediatamente pensei quais as utilidades que teria um jornal no futuro: embrulhar carne? Então vou trabalhar num açougue. Serviria para fazer barquinhos, para fazer fogueira na arquibancada do Maracanã, para forrar sapato furado ou para quebrar galho em banheiro de estrada? Imaginei-me com uns textos na mão, correndo pelas ruas para oferecer às pessoas, assim como quem oferece hoje bilhete de loteria: Por favor, amigo, leia, disse, puxando um cidadão pelo paletó. Não, obrigado. Não estou interessado. Nos últimos cinco anos a única coisa que leio é a bula de remédio. E a senhorita, não quer? Perguntei, acompanhando os passos da universitária. A senhorita vai gostar. É um texto muito curioso.

O senhor só tem escrito. Então não quero O senhor só tem escrito? Então não quero. Por que o senhor não grava o texto? Fica mais fácil ouvi-lo no meu gravador. E o senhor, não está interessado nuns textos? É sobre o quê? Ensina como ganhar dinheiro? E o senhor, vai? Leva três e paga um. Deixa-me ver o tamanho. Assustou-se com o tamanho do texto: O quê? Tudo isso? O senhor pensa que eu sou vagabundo? Que tenho tempo para ler tudo isso? Não dá pra resumir em cinco linhas? Carlos Eduardo Novaes (romancista, contista, cronista e jornalista)

  Exercícios 1. O autor do texto acima surpreende-se com o fato de várias pessoas afirmarem que “o estudante brasileiro não sabe escrever”. Como pode ser entendida essa afirmação e de que maneira está relacionada à leitura? 2. O autor afirma que, pelo fato de as pessoas não saberem escrever, seu emprego estaria garantido. Por que ele chega a essa conclusão? 3. Qual o equívoco, apontado pelo amigo, do raciocínio do escritor? 4. Concordando com o amigo, o escritor passa a imaginar situações que confirmem essa expectativa. Quais são elas? 5. Tais perspectivas podem, de fato, vir a se concretizar? Há, na realidade, algo que confirme essas possibilidades? 6. Cite algumas situações de seu conhecimento que confirmem que a juventude está perdendo o hábito de leitura ou o está tornando muito restrito.