MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS CAPÍTULOS 1 A 7 MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Memórias de um sargento de milícias( )
Advertisements

Memórias de um Sargento de Milícias
Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
O Nó do Afeto.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
CLICK José namorava há oito meses uma moça levada e inconstante. Ela era linda e ele estava completamente apaixonado. Num dia qualquer, ela resolveu.
NOSSAS CRIAÇÕES PROFESSORA MARTINHA.
Romantismo Prosa.
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
A lenda da noite Há muito tempo atrás, não existia noite apenas dia. Na aldeia Ianomâmi os índios acreditavam que a noite havia sido raptada por um espírito.
TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL
Tente ler sem chorar!!!.
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
A mensagem é linda e profunda.
QUERO SER UM TELEVISOR CLICAR P/ MUDAR SLIDES.
O nó de afeto.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A BONECA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Cinderela.
Biografia do Autor Manuel Antônio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 1831 Formou-se em medicina em 1855, mas não exerceu a profissão, passando à escrever.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
CASADOS...  .
O que procuro? Onde procuro?
Feito por: Ana Catarina Monteiro Oliveira Nº1 5ºA
Aladim e a lâmpada maravilhosa
Psicologia Comportamental Aula 4
A BONECA 002 Colacio.j.
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Natal Natal História de Natal.
Leia com A T E N Ç Ã O Click p/ mudar o slide LIGUE O SOM
João e Mário ..
Na Roma Antiga era assim:
A CADEIRA VAZIA Apoie para começar. Cliquez pour débuter.
JESUS É O GRUPO SOMENTE JESUS É O CAMINHO
Memórias de um sargento de milícias( )
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
A disposição de um Pai Mateus
A Ilha do Tesouro O livro A Ilha do Tesouro é uma história muito emocionante e misteriosa,através desse trabalho mostraremos um pouco da história desse.
A CASTANHA CAROLINA.
O Santo Padre na missa desta terça-feira (28 de Janeiro de 2014) falou sobre a fecundidade da oração de louvor. Ao comentar a primeira leitura, extraída.
Memórias de um sargento de milícias de Manuel Antônio de Almeida
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
JESUS É MARAVILHOSO! ELE SALVA, ELE CURA, ELE FAZ FELIZ!!
Era uma vez ………….
A Heroína Isabel.
Memórias de um sargento de milícias
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
Era uma vez uma menina chamada Flori.
Memorias de um Sargento de Milícias
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
Sto. Antônio Maria Zaccaria para adolescentes
Relacionamento com Deus
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
A verdadeira história do Natal
NOITE ERICO VERÍSSIMO.
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
TERCEIRA GERAÇÃO ROMANTICA
Contando história... Você conhece a história da Cinderela?
Cordel Educativo História de Um Campeão
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
Transcrição da apresentação:

MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS CAPÍTULOS 1 A 7 MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA

CAP. 1 = ORIGEM, NASCIMENTO E BATIZADO Passa-se no século XIX, período em que D. João VI estava no Brasil; Passa-se no século XIX, período em que D. João VI estava no Brasil; Há uma descrição dos MEIRINHOS, oficiais de justiça, com grande influência, pois iniciavam os processos judiciais; Há uma descrição dos MEIRINHOS, oficiais de justiça, com grande influência, pois iniciavam os processos judiciais; Os pequenos pagamentos dados a Leonardo deram-no o apelido PATACA; Os pequenos pagamentos dados a Leonardo deram-no o apelido PATACA; Durante sua vinda de Portugal, cruzara com MARIA DAS HORTALIÇAS, uma saloia (mulher de campo) e, após um BELISCÃO E UMA PISADELA, começaram a namorar; Durante sua vinda de Portugal, cruzara com MARIA DAS HORTALIÇAS, uma saloia (mulher de campo) e, após um BELISCÃO E UMA PISADELA, começaram a namorar; Fruto disso, já no Brasil, foi o nascimento de um menino GORDO E CABELUDO, chamado de LEONARDO; Fruto disso, já no Brasil, foi o nascimento de um menino GORDO E CABELUDO, chamado de LEONARDO; No batizado, a madrinha foi a parteira e o padrinho, o barbeiro. Leonardo Pataca queria dar uma festa com ares aristocráticos, mas que acabou em algazarra, mostrando as origens daquele povo; No batizado, a madrinha foi a parteira e o padrinho, o barbeiro. Leonardo Pataca queria dar uma festa com ares aristocráticos, mas que acabou em algazarra, mostrando as origens daquele povo; O VIDIGAL passa, encerrando a barulheira do local. O VIDIGAL passa, encerrando a barulheira do local.

+ + = + + =

CAP. 2 = PRIMEIROS INFORTÚNIOS Há uma passagem de tempo de sete anos; Há uma passagem de tempo de sete anos; Leonardo já falava e era o terror dos seus pais e de toda a vizinhança; Leonardo já falava e era o terror dos seus pais e de toda a vizinhança; Maria das Hortaliças e Leonardo Pataca não se davam bem: este se enfureceu quando soube das traições daquela; Maria das Hortaliças e Leonardo Pataca não se davam bem: este se enfureceu quando soube das traições daquela; Certo dia, ao dar o flagra, Pataca teve uma briga com a esposa, enquanto Leonardo rasgava os processos do pai; Certo dia, ao dar o flagra, Pataca teve uma briga com a esposa, enquanto Leonardo rasgava os processos do pai; O padrinho tenta ajudar o casal, mas nada pode fazer; O padrinho tenta ajudar o casal, mas nada pode fazer; Maria das Hortaliças retorna a Portugal com um capitão de navio; Maria das Hortaliças retorna a Portugal com um capitão de navio; Leonardo Pataca também sai de casa, abandonando, assim, o próprio filho; Leonardo Pataca também sai de casa, abandonando, assim, o próprio filho; O garoto vai morar com o padrinho. O garoto vai morar com o padrinho.

CAP. 3 = DESPEDIDA ÀS TRAVESSURAS Já em nova moradia, Leonardo voltou às traquinagens, atormentando a vizinhança e os clientes do padrinho; Já em nova moradia, Leonardo voltou às traquinagens, atormentando a vizinhança e os clientes do padrinho; Este não repreendia o garoto; pelo contrário, encantava-se com as travessuras do afilhado; Este não repreendia o garoto; pelo contrário, encantava-se com as travessuras do afilhado; Pensou em encontrar algum ofício para o garoto. Sugeriu que estudasse em Coimbra, mas achou por bem que se tornasse clérigo, para dar uma boa prova à vizinhança de que o menino podia ser uma pessoa de bem; Pensou em encontrar algum ofício para o garoto. Sugeriu que estudasse em Coimbra, mas achou por bem que se tornasse clérigo, para dar uma boa prova à vizinhança de que o menino podia ser uma pessoa de bem; O padrinho disse seus novos planos a Leonardo e falou ao garoto que aproveitasse o tempo que ainda tinha para se divertir; O padrinho disse seus novos planos a Leonardo e falou ao garoto que aproveitasse o tempo que ainda tinha para se divertir; Leonardo não gostava nem de ir à missa e, por isso, não deu atenção às intenções do padrinho. Apenas escutou que deveria se divertir e assim o fez; Leonardo não gostava nem de ir à missa e, por isso, não deu atenção às intenções do padrinho. Apenas escutou que deveria se divertir e assim o fez; Leonardo encontra mais dois garotos que zombavam da via-sacra e, assim, os três começaram a fazer chacota dos devotos, gritando obscenidades, entre outras coisas. Leonardo encontra mais dois garotos que zombavam da via-sacra e, assim, os três começaram a fazer chacota dos devotos, gritando obscenidades, entre outras coisas.

CAP. 4 = FORTUNA O narrador dá um tempo nas travessuras de Leonardo; O narrador dá um tempo nas travessuras de Leonardo; Pataca volta a ter outra paixão. Dessa vez, uma cigana; Pataca volta a ter outra paixão. Dessa vez, uma cigana; A cigana, assim como Maria das Hortaliças, traiu Leonardo Pataca. Certo dia, ela também decide abandonar o marido e fugir com um de seus amantes; A cigana, assim como Maria das Hortaliças, traiu Leonardo Pataca. Certo dia, ela também decide abandonar o marido e fugir com um de seus amantes; Desacreditado, Pataca foi procurar fortuna; Desacreditado, Pataca foi procurar fortuna; Costume da época: procurar fortuna em rituais de nigromancia (magia negra); Costume da época: procurar fortuna em rituais de nigromancia (magia negra); Essa prática era feita por pessoas pobres, que viviam em cabanas perdidas no meio do mangue; Essa prática era feita por pessoas pobres, que viviam em cabanas perdidas no meio do mangue; Pataca não vê surtir efeito algum; Pataca não vê surtir efeito algum; Em outro ritual, fica nu, envolto em um manto, faz rezas e pratica danças estranhas ao redor de uma fogueira; Em outro ritual, fica nu, envolto em um manto, faz rezas e pratica danças estranhas ao redor de uma fogueira; O Vidigal bate à porta do local. O Vidigal bate à porta do local.

CAP. 5 = O VIDIGAL A polícia da época era pouco organizada; A polícia da época era pouco organizada; O Vidigal era visto como a figura suprema da autoridade do período; O Vidigal era visto como a figura suprema da autoridade do período; Os moradores do casebre tentam sair, mas a casa está cercada; Os moradores do casebre tentam sair, mas a casa está cercada; O Vidigal ordena que todos dancem até se cansarem; O Vidigal ordena que todos dancem até se cansarem; Os granadeiros dão chibatadas em todos, como forma de punição. O Vidigal dá lições de moral e questiona Pataca por participar de um ritual daqueles, sendo que era uma pessoa da lei; Os granadeiros dão chibatadas em todos, como forma de punição. O Vidigal dá lições de moral e questiona Pataca por participar de um ritual daqueles, sendo que era uma pessoa da lei; Como forma de exemplo, dá a Pataca uma maior punição; Como forma de exemplo, dá a Pataca uma maior punição; Leonardo foi posto na Casa da Guarda, local onde os presos da noite ficavam até que lhes dessem um novo destino (geralmente a cadeia); Leonardo foi posto na Casa da Guarda, local onde os presos da noite ficavam até que lhes dessem um novo destino (geralmente a cadeia); Os outros meirinhos se compadeceram de Pataca, mas também ficaram felizes, pois iriam dividir entre si a clientela do novo preso. Os outros meirinhos se compadeceram de Pataca, mas também ficaram felizes, pois iriam dividir entre si a clientela do novo preso.

CAP. 6 = PRIMEIRA NOITE FORA DE CASA O padrinho foi em busca do afilhado justamente no caminho da via-sacra. Soube dos três garotos que estiveram lá e foram expulsos, mas não encontrou Leonardo. Decidiu procurá-lo no dia seguinte; O padrinho foi em busca do afilhado justamente no caminho da via-sacra. Soube dos três garotos que estiveram lá e foram expulsos, mas não encontrou Leonardo. Decidiu procurá-lo no dia seguinte; O padrinho não conseguiu dormir de tanta preocupação. Enquanto isso, Leonardo estava com os novos amigos, que faziam parte de uma comunidade cigana; O padrinho não conseguiu dormir de tanta preocupação. Enquanto isso, Leonardo estava com os novos amigos, que faziam parte de uma comunidade cigana; Há uma descrição da origem, da fama e dos costumes ciganos; Há uma descrição da origem, da fama e dos costumes ciganos; Depois de algumas festividades, Leonardo pede aos amigos para que o levem de volta para casa; Depois de algumas festividades, Leonardo pede aos amigos para que o levem de volta para casa; O padrinho encontra o garoto e, em vez de se enfurecer, acredita na inocência do garoto; O padrinho encontra o garoto e, em vez de se enfurecer, acredita na inocência do garoto; Leonardo disse que foi visitar um oratório, já que seria padre. Leonardo disse que foi visitar um oratório, já que seria padre.

CAP. 7 = A COMADRE Era a madrinha de Leonardo, já falada no primeiro capítulo; Era a madrinha de Leonardo, já falada no primeiro capítulo; Parteira, benzedeira, também conhecida como “papa-missas”, pois passava o dia de igreja em igreja para saber os horários das pregações; Parteira, benzedeira, também conhecida como “papa-missas”, pois passava o dia de igreja em igreja para saber os horários das pregações; As carolas da cidade falavam muito sobre a vida alheia; As carolas da cidade falavam muito sobre a vida alheia; Numa dessas, a comadre ouviu a respeito da briga entre Pataca e Maria das Hortaliças e o destino de Leonardo, junto ao compadre; Numa dessas, a comadre ouviu a respeito da briga entre Pataca e Maria das Hortaliças e o destino de Leonardo, junto ao compadre; Decidiu ir procurá-lo; Decidiu ir procurá-lo; Soube do destino de Leonardo Pataca e das intenções futuras para com Leonardo; Soube do destino de Leonardo Pataca e das intenções futuras para com Leonardo; Não pôs muita crença no destino do afilhado, embora o padrinho muito se empenhasse. Não pôs muita crença no destino do afilhado, embora o padrinho muito se empenhasse.

LEITURA DOS CAPÍTULOS 8 A 14 PARA A PRÓXIMA AULA