Esse vídeo pertence ao Grupo Espírita Cristão de Conceição de Jacareí - E foi elaborado por Dr. Sérgio Menezes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
Advertisements

XIII- ...NÃO SAIBA A VOSSA MÃO ESQUERDA...
Como desenvolver amizades que permaneçam – John Ortheg
o acordar da consciência
A NOVIDADE DO REINO.
TODOS OS SANTOS 1 de Novembro de 2008
Desnudos como Francisco de Assis digamos o “Pai Nosso”(Liszt)
7 de Junho de 2009 A Santíssima Trindade
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
O Sermão da Montanha Estudo 08 O perigo da ambição material
A oração cristã e sua prática
SÃO FRANCISCO DE ASSIS História de São Francisco de Assis:
Ciclo II A e B Lei de justiça Amor e caridade
Lei de Justiça, Amor e Caridade Caridade e Amor ao Próximo Capítulo XI
O Evangelho Segundo o Espiritismo Amar o Próximo como a Si Mesmo
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
A Igreja adianta-se qual o despontar da aurora
CONSTRUINDO AMIZADES VERDADEIRAS
Sopre as Cinzas Números 4.13
SANTÍSSIMA TRINDADE.
O FILHO AMADO, JESUS.
Maria a Bem-Aventurada
As Bem-aventuranças II
SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
Mateus 5: Mateus 5:13-16 Mateus 5: Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
“Se perdoardes aos homens as faltas que cometeram contra vós, também vosso Pai Celestial vos perdoará os pecados, mas se não perdoardes aos homens quando.
Jesus é a VIDA João
Restaurados por Cristo - Nicodemos
Regeneração e Novo Nascimento
O Alvo do Cristão Mateus
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
PERSPECTIVAS ACERCA DA SALVAÇÃO
Hebreus 10 Seguir a Cristo
A Fé que transforma sua vida
Ele mora no mais íntimo de ti, e tu moras n’Ele.
A verdadeira espiritualidade
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Política Divina "Eu, porém, entre vós, sou como aquele que serve."
TEMAS BÍBLICOS.
Atos 4:9-12.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Jesus é a VIDA João
... nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês (Koinonia). Filipenses 4.15 (NVI)
Caracteres do Homem de Bem
A mai os vossos inimigos...
São Vicente de Paulo. São Vicente de Paulo Foste para os pioneiros, Pai, amigo e companheiro Neste Solo brasileiro, Te escolheram padroeiro. São Vicente.
/:Eu confio em nosso Senhor *
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
Crescendo em Comunidade
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
Lei de justiça, amor e caridade
NÓS ESTAMOS AQUI REUNIDOS, * COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM, * POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS * É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM. NINGUÉM PÁRA ESSE VENTO.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO PREFÁCIO
Jesus cura um mudo Lucas 11:
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das leituras do passado domingo. Assegura-nos.
Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais ( milagres ) que não estão escritos neste livro. João 20:30.
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Lição 9 para 28 de maio de «Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus» (Mateus 18:4) O que significa.
Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará. Decálogo: "Êxodo", cap. XX, v. 12.
Honrai a vosso pai e a vossa mãe
Bom dia filho (a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Transcrição da apresentação:

Esse vídeo pertence ao Grupo Espírita Cristão de Conceição de Jacareí - E foi elaborado por Dr. Sérgio Menezes

FAZER O BEM SEM OSTENTAÇÃO

FAZER O BEM SEM OSTENTAÇÃO.           (Manso como as pombas, mas cauteloso como as serpentes)           "Guardai-vos, não façais as boas obras diante dos homens, com o fim de serdes visto por eles, de outro modo não recebereis a recompensa de vosso Pai que está nos Céus.           Quando pois derdes esmolas, não façais tocar a trombeta diante de vós, como praticam os hipócritas nas sinagogas, e nas ruas, para serem honrados dos homens, em verdade vos digo, que eles já receberam a sua recompensa.           Mas quando derdes esmolas, que não saiba a vossa mão esquerda o que faz a direita. Para que a esmola fique escondida, e vosso Pai que vê o que o que vós fazei em secreto, vos pagará" (MATEUS)

"Jesus tendo descido do monte, uma grande multidão o seguiu  "Jesus tendo descido do monte, uma grande multidão o seguiu. Eis que veio um leproso o adorou, dizendo: Se queres Senhor! Bem me podes limpar.- E Jesus estendendo a mão, tocou-o dizendo: Pois eu quero, fique limpo. E logo ficou limpa toda a sua lepra.           Disse-lhe Jesus: Vê, não o digas a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e fase a oferta que ordenou Moisés, para lhes servir de testemunho a eles." (MATEUS)

COMENTÁRIOS DE ALLAN KARDEC           Há grande mérito fazer o bem sem ostentação ainda mais meritório ocultar a mão que dá, é sinal incontestável de grande superioridade moral, porque para se ver as coisas mais do alto do que o vulgo, é necessário abstrair da vida presente e identificar-se com a vida futura.           Que não saiba a mão esquerda, o que faz a direita, é uma figura que caracteriza admiravelmente a beneficência modesta.           O beneficio sem ostentação tem duplo mérito, porque alem de ser caridade moral, modera a susceptibilidade do beneficiário, fá-lo aceitar o beneficio sem sofrer o seu amor próprio.           A verdadeira caridade é delicada e engenhosa para dissimular o beneficio.           Ao contrário a caridade orgulhosa, confunde o beneficiado, magoando-o fazendo-o sofrer.  

886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?   “Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.” A.K.: O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça. pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos. A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve a indulgência, porque da indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer.

COMENTÁRIO DE MIRAMEZ SOBRE A QUESTÃO 886 A CARIDADE DE JESUS   A caridade segundo Jesus é uma ação benfeitora, capaz de modificar a criatura em todos os sentidos, tanto a quem oferta, quanto a quem recebe. Ela é o amor na sua mais alta expressão, é a benevolência conduzindo ao entendimento. Ela é a indulgência despertando a esperança divina no coração; é o esquecimento das ofensas transmutando toda a violência em paz para os sentimentos. Quando o Mestre pediu para amarmos a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos, resumiu Ele o trabalho de caridade na sua claridade, onde se gera a união de todos os seres. A caridade pura não se restringe somente em comida, veste ou teto; ela se estende em todas as direções que possamos entender. Ela salva, porque todo gesto de amor nos leva a Deus e nos faz ver Jesus dentro de nós, sorrindo porque ajudou-nos a vencer a nós mesmos.

Desfrutamos a vida pela caridade de Deus, desfrutamo-la pelos valores do amor, pela caridade de Jesus. Em todo o trabalho que fizermos, não nos esqueçamos da caridade, pois ela ilumina a vida e nos faz viver na plenitude do amor. A benevolência é tão grande, que ela se manifesta de modo diferente para cada criatura, de acordo com o seu entendimento. Eis aí a justiça nos caminhos da fraternidade. Quando encontramos um rico, devemos sentir o mesmo amor que ao depararmos com um pobre; devemos despertar a alegria por estarmos diante de um ser humano. Os bens materiais pertencem a um só dono e todos nós somos herdeiros, para usarmos sem que o abuso nos prejudique a vida.

Não podemos enganar a vida, manifestando o que não somos, para termos o que não possuímos. O polimento social tem o poder de mudar por fora, mas a intimidade permanece do modo que a evolução atingiu. As mudanças de dentro é que mudam por fora. O que conquistamos são valores eternos, e o que mostramos sem a conquista é breve e o vento leva.

A caridade não pode ser aparente, sem vida própria A caridade não pode ser aparente, sem vida própria. A verdadeira caridade é luz do coração, na maturidade da alma. Os que desejam viver na ilusão são como aqueles a quem se refere o Evangelho, que recebem a luz, mas permanecem nas trevas. Conforme citado em Atos, no capítulo sete, versículo cinqüenta e três, Estevão assim disse, com propriedade:

Vós que recebestes a lei por ministério de anjos, e não a guardastes. As bênçãos dos Céus, não encontrando ressonância na intimidade, não podem fazer moradia nos escaninhos da alma. A caridade, como entendia Jesus, é solidária e justa em toda a sua amplitude; é ponderada, para escolher com mais discernimento; é alegria com pureza de sentimentos. Ela é o próprio amor querendo nos falar de Deus.

Jesus Cristo não somente entendia desta forma a caridade, mas, muito mais, era Ele a própria caridade na manifestação do Pai na Terra. O homem que conhece a caridade e a pratica, não se distancia de ninguém, por ser tal ou qual companheiro inferior em muitos aspectos.

Ele se aproxima de todos com a mesma gratidão pela vida, ao colocá-lo junto a todos, compreendendo que todos são filhos do mesmo Deus. Verifiquemos o sol, a chuva e o próprio ar, que não escolhem a quem clareia, a quem sacia a sede e sobre quem sopra. A caridade é a justiça, na mais alta vibração de amor. FIM...