Nesta apresentação, vamos investigar...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÓPTICA GEOMÉTRICA  REFRAÇÃO DA LUZ - Definições
Advertisements

REFRAÇÃO DA LUZ.
REFRAÇÃO DA LUZ Professor Dante Deon.
REFRAÇÃO DA LUZ.
REFRAÇÃO DA LUZ FÍSICA M.14 Slides Capítulo 1: Refração da luz
Colégio Ideal Leis de Refração – Parte 1 Aula de Física
Nesta apresentação, vamos investigar...
REFRAÇÃO DA LUZ.
Leis da refração Fenômeno óptico da variação da velocidade que a luz sofre ao passar de um meio para outro.
Prof.: Raphael Carvalho
Refração da luz ao passar do ar para a água
Capitulo 35 Imagens.
O que você deve saber sobre
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Aula 9° ANO Professor : Diego
Narciso- Michelangelo Caravaggio- 1598
Prof.: Raphael Carvalho
Física B – Aulas 15 e 16 Refração Luminosa
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
Propriedades das ondas
Leis da Reflexão.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
REFLEXÃO, REFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DE ONDAS.
REFRAÇÃO DA LUZ IVAN SANTOS. 1ª Lei da Refração: O raio incidente, o raio refratado e a reta normal são coplanares. 2ª Lei de Refração (Snell-Descartes)
ÓPTICA GEOMÉTRICA  REFRAÇÃO DA LUZ - Definições
3 Óptica Geométrica.
REFRAÇÃO DA LUZ A luz ao passar de um meio para outro sofre o fenômeno da refração, com mudança na velocidade, no comprimento de onda e na direção de propagação.
2 – Propriedades e Aplicações da Luz
REFRAÇÃO DA LUZ ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Aula 18 – Índice de Refração e Leis da refração
FENÔMENOS ÓTICOS.
Emissão e absorção de radiação
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Prof. Wosney Ramos de Souza
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
Ótica Geométrica Sara Santos Nº /2014 Física M| F3
Fontes primárias As fontes primárias são aquelas que possuem luz própria. São chamadas também de corpos luminosos.
REFRAÇÃO DA LUZ 06. A figura mostra a trajetória de um raio de luz que se dirige do ar para uma substância X. Usando a lei de Snell e a tabela dada, é.
2.2.2 Fenómenos ondulatórios
Óptica: Segmento da Física que estuda os fenômenos luminosos.
Refração da luz ao passar do ar para a água
REFRAÇÃO DA LUZ  É o fenômeno que ocorre quando a luz tem a sua velocidade alterada. AR ÀGUA LUZ Há um desvio Professor André.
Refração luminosa ÓPTICA GEOMÉTRICA nvácuo = 1 nar  1 Prof. zoim 1
RELEXÃO TOTAL Luciano.
Ondas Eletromagnéticas
REFRAÇÃO DA LUZ É o fenômeno que ocorre quando a luz passa através da superfície de separação de dois meios, ocasionando uma mudança na direção de propagação.
ÓPTICA.
Espelho plano.
REFRAÇÃO DA LUZ.
Prof. Christian de Pinho Ramos
Reflexão 1.ª Lei da Reflexão: o raio incidente, a normal à superfície de separação no ponto de incidência e o raio reflectido estão todos contidos no mesmo.
Refração: Refringência dum meio
R E F R A Ç Ã O D A L U Z.
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
Paulo Costa 10ºM, nº16 Física Curso Profissional Técnico de Multimédia
Princípios da Óptica Geométrica
Comportamento e Natureza da Luz
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Óptica.
Sustentabilidade na Terra
Professor: Diones Charles
Fenômenos Ópticos.
Capítulo 12.3 Leis da Refração Luminosa
DIOPTRO PLANO, LAMINAS DE FACES PARALELAS E PRISMAS OPTICOS
Fenómeno óptico que ocorre quando a radiação que incide sobre uma superfície é reenviada para o mesmo meio de onde provinha. Meio 2 Meio 1.
: Comunicações a longas distâncias UNIDADE 2 : Comunicações a longas distâncias Propriedades das Ondas: Reflexão; Refracção; Reflexão Total e Difracção.
FÍSICA REFRAÇÃO DA LUZ.
Prof. Manoel AULAS 5 a 8. Índice de Refração Absoluto Leis da Refração Casos Particulares Conclusões.
1) Considerações preliminares Para que a refração seja o fenômeno predominante, o meio 2 deve ser transparente.
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Nesta apresentação, vamos investigar... LUZ Nesta apresentação, vamos investigar... Refracção da luz Reflexão total O arco íris

Refracção da luz

Refracção da luz ar vidro A refracção é um fenómeno óptico. Ocorre quando a luz atravessa a superfície de separação de dois meios ópticos diferentes. ar vidro Os raios luminosos ao passarem de um meio óptico para outro meio diferente, mudam de direcção.

Refracção da luz Porquê? A velocidade de propagação da luz no vazio é de 300.000 km/s. A velocidade de propagação da luz depende do meio: velocidade na água: 225.000 km/s velocidade no vidro: 197.000 km/s Refracção da luz Fenómeno óptico que ocorre quando uma onda, que se propaga num determinado meio, é transmitida para outro meio onde se propaga com velocidade diferente.

Refracção da luz vidro ângulo de incidência raio incidente normal ar raio refractado ângulo de refracção

Refracção da luz ar vidro raio incidente normal raio refractado Quando um raio luminoso passa: normal raio incidente ar vidro raio refractado ângulo de incidência > ângulo de refracção se a luz passa de um meio de maior velocidade para um meio de menor velocidade, o raio refractado aproxima-se da normal.

Refracção da luz água ar raio incidente normal raio refractado Quando um raio luminoso passa: ar água normal raio incidente ângulo de incidência < ângulo de refracção raio refractado se a luz passa de um meio de menor velocidade para um meio de maior velocidade, o raio refractado afasta-se da normal.

Refracção da luz ar vidro Quando a luz incide perpendicularmente à superfície: ar vidro Muda de velocidade Não muda de direcção

Questão: A raio X. B raio Y. C raio Z. D todos. Um rapaz acende uma lanterna quando se encontra debaixo de água. Qual dos raios (X, Y ou Z) representa correctamente o raio refractado? A raio X. B raio Y. C raio Z. D todos.

Por que é que o lápis nos parece partido quando está parcialmente imerso em água?

Por que é que o lápis nos parece partido quando está parcialmente imerso em água?

Os objectos imersos em água aparentam estar mais próximos devido à refracção da luz

Refracção da luz I O Se lançares uma moeda à piscina, por exemplo: Profundidade real

 Concordas com esta afirmação? “Se quiseres pescar usando uma lança, deves apontá-la para o local exacto onde vês o peixe.” Concordas com esta afirmação? Claro que sim.  Não, porque, devido à refracção da luz, o peixe não se encontra exactamente no local onde o vejo. Encontra-se a uma profundidade maior. Não, porque o tamanho do peixe é diferente quando está dentro de água.

No pôr-do-sol, quando a luz atinge a superfície do mar, qual (quais) destes fenómenos ocorre(m)?  A luz é reflectida para o ar.  A luz sofre refracção.  A luz é absorvida pela água e a temperatura da água aumenta.

Reflexão total da luz ar vidro raio refractado raio reflectido Já vimos que a luz quando a passa do vidro para o ar , por exemplo, sofre refracção. Se o ângulo de incidência for inferior a 42º, ocorre, ao mesmo tempo, a reflexão e a refracção da Luz. raio refractado ar vidro raio incidente raio reflectido

Reflexão total da luz ar vidro raio refractado raio incidente O ângulo de incidência para o qual corresponde um ângulo de refracção de 90º chama-se ângulo limite. Para o vidro, por exemplo, esse valor é de 42º. raio refractado ar vidro raio incidente 42º Se o ângulo de incidência for igual a 42º, a amplitude do ângulo de refracção é de 90º.

Reflexão total da luz ar vidro Reflexão total raio incidente Se o ângulo de incidência for superior ao ângulo limite (a 42º, no caso do vidro) ocorre, apenas, a reflexão da Luz. Designa-se por REFLEXÃO TOTAL da LUZ. ar vidro Reflexão total raio incidente >42º

Reflexão total da luz O fenómeno de reflexão total da luz ocorre quando a luz passa de um meio óptico onde se propaga a menor velocidade para outro onde se propaga com maior velocidade, com um ângulo de incidência superior ao ângulo limite. Ao ângulo limite corresponde a um ângulo de refracção igual a 90º. Nota que o ângulo limite é diferente consoante os meios ópticos em causa.

Fibras ópticas As fibras ópticas são fibras (fios) de vidro ou de plástico transparente, muito flexíveis e finas (por vezes mais finas do que um cabelo humano), em que a luz se propaga através de sucessivas reflexões totais.

As cores do arco íris

O arco-íris A luz branca é policromática e resulta da sobreposição de luzes monocromáticas. Uma luz monocromática tem uma cor bem definida, isto é, a sua frequência é bem definida. Espectro da luz visível Frequência crescente

Dispersão da luz À decomposição da luz policromática nas componentes monocromáticas chama-se dispersão da luz.

Dispersão da luz A dispersão da luz branca deve-se à refracção. As componentes da luz branca sofrem desvios diferentes porque têm velocidades diferentes quando passam do ar para o vidro. A luz branca sofre refracção ao encontrar o vidro; no interior do prisma, volta a ocorrer refracção quando a luz passa para o ar.