Transferências de energia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CALORIMETRIA Calorimetria.
Advertisements

COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Energia transferida entre dois sistemas, a diferentes temperaturas.
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Termometria Aula 03.
Transmissão de Calor.
Analise de Circuitos em Corrente Continua - Ed Erica
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
TERMOLOGIA Revisão e cont.
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
Prof. Regis Guimarães Colégio Planeta Transmissão do Calor.
Aquecimento Arrefecimento e sistemas de 2ª Lei da Termodinâmica.
Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre transferida do meio.
Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor
Calor e TEMPERATURA.
Transmissão de Calor.
Física Termologia Propagação do Calor Prof. Rodrigo Lins.
2. A ENERGIA NO AQUECIMENTO / ARREFECIMENTO DE SISTEMAS
Efeito Térmico da Corrente Elétrica
Calorimetria É a parte da Termologia que estuda a quantidade de calor recebida ou perdida por um corpo.
Termodinâmica.
Propagação de Calor.
CALORIMETRIA “Em um sistema isolado, as trocas de calor obedecem ao principio de conservação da energia.” “Calor – energia térmica em trânsito, que flui.
Termologia – Temperatura e Calor.
Alunos: Bruno Kurtz Julyana Schneider Rafael Motta EM-123
Trabalhos Optativo Não optativo
Boltzman Kelvin Clapeyron
Calor como ENERGIA ANTIGAMENTE...
2ª lei da TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág. 20.
Mecanismos de transferência de calor
Termometria Termodinâmica
- Fontes e formas de energia - Transferências de energia
Boltzman Kelvin Clapeyron CALOR é uma forma de energia em transito de um ponto a outro do espaço. Boyle Charles.
Calor e Temperatura.
Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder.
Propagação(transmissão) do calor
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
TERMOLOGIA.
Prof. Christian de Pinho Ramos
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
FÍSICA TÉRMICA.
Física Termologia Propagação do Calor Prof. Rodrigo Lins.
O que vem ser a termologia,o que ela estuda ?
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
PROPAGAÇÃO (TRANSMISSÃO) DE CALOR
DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO
Questionamentos iniciais:
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
Calorimetria e as trocas de calor
Professor: Diones Charles
Calorimetria É a parte da Termologia que estuda a quantidade de calor recebida ou perdida por um corpo.
Energia, fenómenos térmicos e radiação
Processos físicos e químicos de separação
Das Fontes de energia ao utilizador
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
Caderno 2 Capítulo Calor.
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
CALOR Transferência de energia
O estudo da Energia Térmica Prof.: Bruno Felix
Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015
TERMOLOGIA Prof. Samuel Degtiar.
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
Calor, Primeira Lei da Termodinâmica e Transformações Gasosas
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
Termologia O que vem a ser termologia? O que ela estuda? Termologia é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos.
Kelvin Boyle Boltzman Charles Clapeyron CALOR é uma forma de energia em transito de um ponto a outro do espaço.
Transcrição da apresentação:

Transferências de energia Colégio Marista de Carcavelos Prof: Helena Felgueiras

Princípio de conservação da energia: os limites da energia “A energia não se cria nem se destrói; apenas se transfere.” Ou por outras palavras: A energia total do Universo não aumenta nem diminui; é sempre constante.

Sistema – parte do Universo que se está a estudar. Sistema aberto – troca energia e matéria com o exterior. Ex: Um géiser. Sistema fechado – troca energia mas não troca matéria com o exterior. Ex: uma botija de água quente. Sistema isolado – não troca nem matéria nem energia com o exterior. Ex: um termo.

A energia pode ser transferida entre sistemas, desde que não sejam isolados, e pode ser transformada em todos os sitemas

Podemos classificar a energia que interactua no funcionamento de uma máquina de três maneiras: energia motora, energia útil e energia dissipada. Em = Eu + Ed Em – energia motora Eu – energia útil Ed – energia dissipada

Energia motora – é a forma de energia que é necessário fornecer à máquina para ela funcionar. Energia útil – é a forma de energia que se relaciona com o que desejamos obter da máquina. Energia dissipada – é a forma de energia que também resulta da transformação de energia motora durante o funcionamento da máquina, mas que não serve para o propósito pretendido.

Unidades de energia Joule (J) – Unidade do Sistema Internacional de unidades. Caloria (cal) – é a quantidade de energia térmica necessária para elevar a temperatura de uma grama de massa em exactamente um grau celsius. Quilowatt-hora (kwh) – é a quantidade de energia fornecida pela potência de 1 kw durante 1 hora.

Sempre que ocorrem transferências de energia entre sistemas há um sistema que cede energia – a fonte – e outro que recebe a energia – o receptor. A energia que é cedida ou recebida em cada unidade de tempo chama-se POTÊNCIA P – potência (watt – w) E – energia (Joule – J) t – Variação do tempo (segundo –s)

Nem toda a energia fornecida, energia motora, é convertida em energia útil. A quantidade de energia motora que é convertida em energia útil é dada pelo RENDIMENTO.

Energia transferida entre sistemas: a energia em movimento Calor – é a energia transferida entre dois sistemas que estão a temperaturas diferentes. Essa energia é sempre transferida do que tem temperatura mais elevada para o que tem temperatura mais baixa. Temperatura – é uma medida de energia contida num sistema. Essa energia chama-se energia interna de um sistema. O calor é a energia que passa de um sistema com maior energia interna, logo, maior temperatura, para um sistema com menor energia interna, isto é, menor temperatura.

Factores de que depende a energia transferida como calor Para aumentar a temperatura de qualquer corpo é necessário fornecer-lhe energia sob a forma de calor. O calor que é necessário fornecer depende: Da variação da temperatura pretendida; Da massa do corpo; Da natureza do material de que é feito o corpo.

Condução Condução -Processo de propagação do calor. - Metais são bons condutores térmicos porque transmitem facilmente o calor. A madeira, o plástico, o vidro e a lã são maus condutores térmicos. - Condutividade térmica – facilidade que os materiaias têm para conduzir o calor.

Convecção Convecção – é um processo de propagação de calor característico dos gases e dos líquidos. EX. O ar próximo do aquecedor aquece, as suas partículas agitam-se mais e tendem a afastar-se umas das outras. Esta porção torna-se menos densa e sobe. As camadas de ar superiores, mais frias, são mais densas e têm tendência a descer. Estabelecem-se assim, correntes de ar quente com o sentido ascendente e de ar frio com sentido descendente.

Radiação Radiação – é a energia transportada por ondas electromagnéticas que não precisam de qualquer meio material para se propagarem. Ex: Sol a aquecer a Terra. Um corpo que ebsorve bem é também um bom emissor de radiação