A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.aveiros.com.br Caderno 2 Capítulo 8 8.1 - Calor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.aveiros.com.br Caderno 2 Capítulo 8 8.1 - Calor."— Transcrição da apresentação:

1 Caderno 2 Capítulo 8 8.1 - Calor

2 Calor Latente: Calor Sensível: Q = m . L
A quantidade de calor sensível trocada por uma substância só é valida enquanto ela se encontrar numa mesma fase. Q = m . c . ΔT (Trocas de calor para uma mesma fase) Calor Latente: Uma substância pura durante a mudança de fase, troca calor, porém sua temperatura permanece constante. Neste caso, não podemos usar a equação da troca de calor sensível ( Q = m . c . ΔT ) e ( ΔT = 0 e Q ≠ 0 ). Quantidade de calor latente é aquela trocada por uma substância durante a mudança de fase. Q = m . L (Trocas de calor para mudança de fase) Q – Quantidade de calor latente m – Massa da substância que mudou de fase L – Calor latente de mudança de fase O calor latente de mudança de fase (L) corresponde à quantidade de calor trocada por uma unidade de massa da substância para que ela mude de fase à temperatura constante.

3

4

5 Unidades: L – cal/g L – J/kg (S.I.)
Para a pressão atmosférica de 1 atm (normal), para a água, temos: Para a água, à 1 atm, se o calor latente de fusão é de 80 cal/g, significa que, para cada 80 cal que um bloco de gelo a 0ºC receber, (1g) um grama de gelo se transformará em (1g) um grama de água também a 0ºC.

6 CURVAS DE AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO
As curvas de aquecimento ou resfriamento fornecem a variação de temperatura de um corpo em função da quantidade de calor recebida ou cedida pelo corpo. ΔT ΔT3 ΔT2 Líquido + Vapor Gasoso ΔT1 Sólido + líquido Líquido Sólido Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q recebida

7 Curva de Mudança de Fase:
Dada uma substância pura, inicialmente na fase sólida, que recebe calor de uma fonte de potência constante, sua curva de aquecimento é: Tv = Tc Tf = Ts AB – aquecimento da substância na fase sólida (calor sensível - Q1 = m.csólido. ΔT1 ) BC – Fusão da substância (Calor latente - Q4 = m.LF ) CD – aquecimento da substância na fase líquida (calor sensível - Q3 = m.csólido. ΔT3 ) DE – Vaporização da substância (Calor latente - Q4 = m.LV ) EF – aquecimento da substância na fase gasosa (calor sensível - Q5 = m.csólido. ΔT5 )

8 Exemplo 04

9 Cap. 8.1 – Transferência de Calor ( Lista de exercícios )
24.  Uma peça de ferro de 50 g tem temperatura de 10 oC. Qual é o calor necessário para aquecê-la até 80 oC? (calor específico do ferro: c = 0,11 cal/ g. oC ) 25.  Uma pessoa bebe 500 g de água a 10 oC. Admitindo que a temperatura dessa pessoa é de 36 oC, qual a quantidade de calor que essa pessoa transfere para a água? O calor específico da água é 1 cal/ g. oC. 26.  Determine a quantidade de calor que 200 g de água deve perder para que sua temperatura diminua de 30 oC para 15 oC. O calor específico da água é 1 cal/ g. oC. 27.  Um corpo de massa 50 gramas recebem 300 calorias e sua temperatura sobe de 10 oC até 30 oC. Determine o calor específico da substância que o constitui. 28.  Mil gramas de glicerina, de calor específico 0,6 cal/ g. oC, inicialmente a 0 oC, recebe calorias de uma fonte. Determine a temperatura final da glicerina. 29.  Uma fonte térmica fornece, em cada minuto, 20 calorias. Para produzir um aquecimento de 20 oC para 50 oC em 50 gramas de um líquido, são necessários 15 minutos. Determine o calor específico do líquido.

10 Diagrama de Fases da Matéria


Carregar ppt "Www.aveiros.com.br Caderno 2 Capítulo 8 8.1 - Calor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google