PROXIMIDADE... REQUISITO PARA COMUNHÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

SER E PARTICIPAR NA IGREJA
A Oração.
RVA – Artigos: 32 e 33 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 29 Subsídio
Patrimônio Espiritual Marista
Família X Espiritualidade
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
COMPROMISSO CRISTÃO.
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
encontro pessoal e comunitário com Jesus
PREPARAR A CATEQUESE.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
DIZIMO PROCESSO EVOLUTIVO NA FÉ
Oração 15º encontro.
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
JESUS EUCARÍSTICO.
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Espiritualidade adesão a Cristo e à Igreja Espiritualidade do Agente Espiritualidade: É uma dimensão da pessoa humana que traduz o modo de viver característico.
VINDE A MIM.
LIVRES NA OBEDIÊNCIA.
Domingo, o Coração fala ao coração
Rainha dos Apóstolos.
Eucaristia, Força e Vida
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
Espiritualidade do Catequista
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
A Comunidade.
Amai-Vos! + Sergio da Rocha Arcebispo de Brasília.
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Você é cristão? I João
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Inimigo Íntimo.
Não é suficiente ir à igreja e escutar sermões Não é suficiente ir à igreja e escutar sermões. É necessário algo mais: a devoção pessoal habitual.
É inspiradaé útil ensinar condenar corrigir ensinar para que o servo de Deus esteja  16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para.
Ministério da Devoção Pessoal. Ministério da Devoção Pessoal.
A espiritualidade na ótica do Diretório de comunicação
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
Uma igreja viva para um Deus vivo
EDIÇÃO ESPECIAL DIA DO TRABALHO. ELE QUER QUE VIVAMOS COMO SEU FILHO.
Vida da igreja Ó Senhor Jesus.
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
Você é cristão? I João
Crescendo em Comunidade
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
4º DOMINGO DA PÁSCOA 26 DE ABRIL DE 2015 “DOMINGO DO BOM PASTOR”
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Trindade.
3. Uma comunidade relacional
UM LUGAR PARA SORRIR.
Feliz Sábado!. Feliz Sábado! “Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmos: MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
ALGO DA BOCA PARA FORA ALGO BOM DE SE DIZER E OUVIR.
Denunciando o Pecado Na Família
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração: é.
Recriar a família à luz da misericórdia
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

PROXIMIDADE... REQUISITO PARA COMUNHÃO

PROXIMIDADE... O QUE É PROXIMIDADE ? É uma resposta mais efetiva ao mandamento do amor e à oração de Jesus ao Pai pela unidade. (Jo 17, 20)

PROXIMIDADE... COM QUEM ? Com os OUTROS Com DEUS

PROXIMIDADE... PARA QUÊ ? Conhecer a Deus e seu Projeto de vida. Conhecer o outro. Construirmos uma comunidade cristã, que caminha num único Espírito com a Igreja. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem” Sl 126,1

PROXIMIDADE COM DEUS... POR QUE ? Nele encontramos o sentido da vida; Ele é a razão de ser da Igreja; Nele encontramos pistas para superar as barreiras que dificultam os relacionamentos e a concretização de Seu Plano .

PROXIMIDADE COM DEUS COMO ? Na vida de oração e no conhecimento de Jesus; Na leitura orante da Bíblia e escuta da palavra; Na ativa e constante atenção à sua voz nos acontecimentos diários; Na vida em comunidade e na prática da caridade para com os mais próximos e fragilizados na sociedade;

PROXIMIDADE COM O OUTRO... POR QUE ? É no outro que nos reconhecemos; É no outro que Deus se revela; É com o outro que exercitamos os valores evangélicos. Afastar-se do projeto do criador é pecado. Diz São Paulo: “O salário do pecado é a morte” Rm 6, 23

PROXIMIDADE COM O OUTRO... Construir proximidade com a pessoa do outro, em obediência ao Plano de Deus, vai depender... Da aceitação da dignidade própria e do outro; Da aceitação da pessoa que somos e da pessoa que o outro é; De eleger os valores evangélicos como valores pessoais.

PROXIMIDADE COM DEUS E PROXIMIDADE COM O OUTRO O QUE FAZER ? ASSUMIR COMO VALORES PESSOAIS: A DIGNIDADE incondicional da pessoa; O ESCUTAR ativo (Diálogo com Deus/Eu/Outro); A ABERTURA (transparência); O AMOR nos momentos difíceis; A CONFIANÇA; O PERDÃO.

RELACIONAMENTOS QUE SÃO A BASE DA VIDA SOCIAL ESTA FIGURA SERÁ BASTANTE USADA. ELA ILUSTRA A HIERARQUIA DOS RELACIONAMENTOS, COMO UMA CONSTRUÇÃO QUE TEM FUNDAMENTO, COLUNAS DE SUSTENTAÇÃO, ETC. O PRIMEIRO, O ALICERCE (PRIORIDADE 1) É O NOSSO (R1), RELACIONAMENTO COM DEUS. É A SUSTENTAÇÃO DOS DEMAIS RELACIONAMENTOS HUMANOS. (Fundamentação – amar a Deus sobre todas as coisas) O SEGUNDO RELACIONAMENTO, NA HIERARQUIA, COLUNA DE SUSTENTAÇÃO DO EDIFÍCIO DOS RELACIONAMENTOS, É O AMOR A SI MESMO(A). (Fundamentação – ele é requisito ou pré-requisito para “amar ao próximo como a si mesmo”). O TERCEIRO – RELAÇÃO CONJUGAL – BASE DA DA EDUCAÇÃO, DA FAMÍLIA E DA SOCIEDADE. NESTAS BASES SE CONSTRÓI A RELAÇÃO CONJUGAL SOBRE A ROCHA. (Fundamentação – Mt 8). A EDUCAÇÃO DOS FILHOS E DOS DEMAIS RELACIONAMENTOS DEPENDEM DA QUALIDADE DESTES 3 PRIMEIROS RELACIONAMENTOS, EM GRANDE MEDIDA.

PROXIMIDADE COM DEUS E PROXIMIDADE COM O OUTRO O QUE FAZER ? EXERCITAR, COTIDIANAMENTE: A ORAÇÃO PESSOAL (a sintonia com Jesus cura as feridas, corrige os passos, orienta a vida) A ORAÇÃO COMUNITÁRIA (especialmente a participação na missa dominical)

E PROXIMIDADE COM O OUTRO A VIVÊNCIA DOS SACRAMENTOS PROXIMIDADE COM DEUS E PROXIMIDADE COM O OUTRO A LEITURA ORANTE DA BÍBLIA (leitura, meditação, oração e contemplação da palavra de Deus) A VIVÊNCIA DOS SACRAMENTOS A DEVOÇÃO À N.SENHORA

NOSSA REALIDADE... CARACTERÍSTICAS: Indiferença Religiosa; Distanciamento de Deus; Relacionamentos superficiais; Individualismo; Materialismo; Secularismo; Relativismo.

NOSSA REALIDADE... CONSEQUÊNCIAS: Insatisfação de necessidades básicas. Relacionamentos formais, de exterioridade. Explosões de autoritarismo. Compensações/ Fugas. Solidão, Ansiedade. Mágoas, Separações.

“O futuro da Igreja e da sociedade passa pela família” (João Paulo II) COMUNIDADE DE EXPERIÊNCIA DE PROXIMIDADE “O futuro da Igreja e da sociedade passa pela família” (João Paulo II)

conhecimento e valorização da pessoa? Para refletir... Conhecer a Deus, conhecer-se e conhecer o outro geram proximidade. Que valores evangélicos mais contribuem para o conhecimento e valorização da pessoa? É possível permanecer desligado das pessoas e de suas dificuldades e continuar próximo de Deus? Por quê? Na comunidade, CORPO DE CRISTO, quais os maiores desafios para se estabelecer proximidade e vivenciar a espiritualidade ?

CONCLUINDO... Ao estabelecer PROXIMIDADE, com Deus e com o outro, faremos a experiência de transformação pessoal e comunitária que Deus quer de nós. Nosso “sim” à Deus, pela valorização da família e da comunidade é indispensável para transformar o mundo injusto, egoísta e opressor em que vivemos, num mundo mais justo e fraterno.