O Domingo sangrento AS notícias sobre a Revolução de 1905 na Rússia, mais concretamente os acontecimentos decorrentes do “Domingo Sangrento” que ocorreu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

A 1º Guerra Mundial Diana Silva.
I GUERRA MUNDIAL
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Bruna Taynara Jhonatan Fontoura Prof.: Nilza.
A Russia na primeira guerra mundial
PIB- Produto Interno Bruto
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
REVISATVM Prof. Michel (msn)
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
Primeira Guerra Mundial
GUERRA MUNDIAL A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas.
A II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
REVISÃO A GRANDE GUERRA. Antecedentes Disputas coloniais pela África em busca de matéria-prima. Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Geografia Geral Prof. JORGE.
A 1ª Guerra Mundial
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A transição do império para a república no Brasil
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
A Revolução Russa.
A Primeira Guerra Mundial
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
EUROPA ANTES DO BRASIL.
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
O menino do pijama listrado
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
Capítulo 01 – A Geopolítica Mundial
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
“ A Rússia na primeira guerra mundial “
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
IMPERIALISMO.
Evandro Albuquerque de Andrade
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
Rússia- Pré revolucionária
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Revolução Russa.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
INDUSTRIALIZAÇÃO E TRABALHO
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
 Ela foi chamada assim, pois envolveu vários entre os principais países na época.  Dentre as diversas hipóteses podemos destacar a corrida armamentista.
Momento Histórico Retratado No Livro A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico, envolvendo as forças armadas de mais de setenta países, opondo os.
Prof. Natania A Silva Nogueira
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
A Revolução Russa Rússia antes de 1905 Política=Império russo: várias nações - Governo autocrático – absoluto Economia=agrária-trabalho servil MAS,
A Primeira Guerra Mundial
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

O Domingo sangrento AS notícias sobre a Revolução de 1905 na Rússia, mais concretamente os acontecimentos decorrentes do “Domingo Sangrento” que ocorreu em 22 de Janeiro desse ano, (9 de janeiro, segundo o calendário juliano, vigente no país, na época), chegaram à imprensa vimaranense através dos jornais franceses e ingleses, mais concretamente pelo Daily Mail. Os primeiros mais optimistas relativamente ao conflito que os segundos.

O bissemanário Comércio de Guimarães na sua edição de 14 de Fevereiro desse ano, dá destaque a este conflito na sua primeira página. Referiu-se aos acontecimentos em S. Petersburgo salientando o repouso aparente graças ao regime “férreo e brutal” de Trepoff, “prendendo, deportando e decapitando sem atenções nem por sexos nem por classes sociais”. Fora da controlo deste governador continuaram as violências, as greves, as revoltas de soldados, a insurreição em várias cidades russas. Os mortos eram às centenas. O articulista do Comércio de Guimarães escreveu que “todos os corpos de pessoas fuziladas foram transportados para as esquadras da polícia e até aos pais foram impedidos de tratarem do funeral dos seus filhos. As valas dos cemitérios enchem-se repentinamente. Os cadáveres chegam às centenas em carroças. Os sacerdotes quase não têm tempo para os encomendar. Muitos têm o rosto desfigurado pelos buracos das balas, alguns apresentam falta de membros.” Mulheres e crianças encontravam-se também entre as vítimas. Os camponeses deslocaram-se para as cidades para se juntarem aos amotinados. As tropas não conseguiram reprimir as sublevações.

A Primeira Guerra Mundial A Primeira Guerra expôs um novo paradigma de destruição bélica ao mundo. Entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia a euforia da chamada Belle Epóque (Bela Época). Do ponto de vista da burguesia dos grandes países industrializados, o planeta experimentava um tempo de progresso econômico e tecnológico. Confiantes de que a civilização atingira o ápice de suas potencialidades, os países ricos viviam a simples expectativa de disseminar seus paradigmas às nações menos desenvolvidas. Entretanto, todo esse otimismo encobria um sério conjunto de tensões. Com o passar do tempo, a relação entre os maiores países industrializados se transformou em uma relação marcada pelo signo da disputa e da tensão. Nações como Itália, Alemanha e Japão, promoveram a modernização de suas economias. Com isso, a concorrência pelos territórios imperialistas acabava se acirrando a cada dia. Orientados pela lógica do lucro capitalista, as potências industriais disputavam cada palmo das matérias-primas e dos mercados consumidores mundiais. Um dos primeiros sinais dessa vindoura crise se deu por meio de uma intensa corrida armamentista. Preocupados em manter e conquistar territórios, os países europeus investiam em uma pesada tecnologia de guerra e empreendia meios para engrossar as fileiras de seus exércitos. Nesse último aspecto, vale lembrar que a ideologia nacionalista

Trabalho De História Alunos Diógenes aquiles e diogo amadeu