IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO - POLARAMINE CREME

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Advertisements

Prof. Valdenir Araújo Pessôa
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
TEXTO.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Professora Lúcia Brasil
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Os tipos de comportamento no meio social
Funções intrínsecas do texto
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ROSAS VERMELHAS Por:
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
Homenagem ao centenário do grande poeta
9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Função emotiva ou expressiva
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Variedade Lingüística
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
Amor sem Limite!.
Prof. Júnior Oliveira.
Professora: Aíla Rodrigues
-Tantra- Música: Songbird – Barbra Streisand.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Identifique a função de linguagem predominante nos textos abaixo.
Ligue as colunas do computador e concentre-se
COMPETÊNCIA 6 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Verbo Língua Portuguesa.
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Funções da Linguagem.
Ícone, índice e símbolo.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Funções da Linguagem.
Funções da linguagem INTERLOCUTORES
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Comunicação.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Leitura e interpretação de texto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Funções da Linguagem Professora Raysa.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
Consertando o Mundo... “Um cientista, muito preocupado com os problemas do mundo, passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de melhorá-los.
FALAFALA Sf.1- Ação ou faculdade de falar. 2- Voz. 3- Discurso.
Funções da Linguagem.
APRENDIZ DA VIDA!.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Um Rei que queria ser dono do Mundo…
Transcrição da apresentação:

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO - POLARAMINE CREME USO ADULTO E PEDIÁTRICO INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE – CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como anti- histamínicos. Os anti-histamínicos ajudam a reduzir os sintomas de alergia causados pela liberação da histamina produzida em nosso corpo. A presença de alantoína confere a POLARAMINE Creme uma ação antiinflamatória e cicatrizante Para expressar seus sentimentos, que tal declamar este texto e conquistar a menina (ou o menino) dos seus sonhos?

E este texto? Você faria uso dele para informar como é o clima dos EUA?

Não digas nada! Fernando Pessoa   Não digas nada!  Nem mesmo a verdade  Há tanta suavidade em nada se dizer  E tudo se entender -   Tudo metade  De sentir e de ver...  Não digas nada  Deixa esquecer     Talvez que amanhã  Em outra paisagem  Digas que foi vã  Toda essa viagem  Até onde quis  Ser quem me agrada...  Mas ali fui feliz  Não digas nada.    Que tal este texto fixado nas paredes de hospitais persuadindo os que passam por ali a fazerem silêncio?

Os textos lidos têm a mesma finalidade? Que critério seguir para escolher um texto quando precisamos usá-lo? Você é um jornalista e precisa TRANSMITIR uma INFORMAÇÃO à população. Você montou uma banda de música e quer CONVENCER/PERSUADIR as pessoas a irem à primeira apresentação. Você está perdidamente apaixonado e quer EXPRESSAR seus SENTIMENTOS, mas não consegue fazê-lo pessoalmente. O quadro ao lado apresenta algumas situações de comunicação. Quais são os textos adequados para cada momento?

Portanto, o modo como se organiza a linguagem está diretamente ligado Para cada situação é possível pensar num texto diferente – uma notícia para o jornalista; um cartaz para o músico; uma carta romântica para o apaixonado. Portanto, o modo como se organiza a linguagem está diretamente ligado à função que se deseja dar a ela, ou seja, À INTENÇÃO DO LOCUTOR. Mas, para que estudarmos as FUNÇÕES DA LINGUAGEM?

Como é possível ser o melhor no futebol? E nos jogos eletrônicos? Na dança? Na profissão que se escolhe? Objetivos são alcançados quando desenvolvemos habilidades e competências. Para que possamos ser mais eficientes na produção de textos e na interpretação, precisamos compreender a linguagem em seus diversos contextos, por meio de seu uso. A seguir, as seis funções da linguagem, de acordo com o linguista russo Roman Jakobson:

Bombeiros capturam três sucuris em dez dias FUNÇÃO REFERENCIAL Bombeiros capturam três sucuris em dez dias em cidade de MG Em Pirapora, cobras foram encontradas em locais onde há grande circulação de pessoas.   Em Pirapora (MG), os bombeiros capturaram três cobras Sucuri em apenas dez dias. Todas as cobras foram encontradas em locais onde há grande circulação de pessoas. Com três metros, a última foi encontrada às margens do Rio São Francisco. O comandante do Corpo de Bombeiros, Fabiano Martins, afirmou que, apesar de não possuir veneno, o animal é perigoso por ser muito forte e conseguir esmagar uma pessoa. [...] A orientação dos bombeiros para quem encontrar animais desse tipo é não matar nem tentar capturá-los. A pessoa deve ligar imediatamente para o telefone 193. 06/11/2007 http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/ Objetivo do locutor? INFORMAR Este texto é objetivo e impessoal Que EXEMPLOS você conhece de textos- verbais e não-verbais - informativos?

OBSERVE QUE NESSES TEXTOS O FOCO TEXTUAL É O REFERENTE, OU SEJA, O PRÓPRIO TEXTO. EXEMPLOS: MAPAS TEXTOS JORNALÍSTICOS TEXTOS CIENTÍFICOS RECEITAS CULINÁRIAS BULAS DE REMÉDIOS MANUAL DE INSTRUÇÕES

FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA O auto-retrato No retrato que me faço traço a traço – Às vezes me pinto nuvem, Às vezes me pinto árvore... Às vezes me pinto coisas De que nem tenho mais lembrança... Ou coisas que não existem Mas que um dia existirão... E, desta lida, em que me busco pouco a pouco – Minha eterna semelhança. No final, que restará? Um desenho de criança... Corrigido por um louco! (Mário Quintana. In: Zizi Trevisan. Poesia e ensino - Antologia comentada. São Paulo: Arte e Cultura/UNIP, 1995. p. 87.) Esta mensagem está centrada na informação ou na expressão de sentimentos do locutor? EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS O emissor está presente no texto, o que lhe confere certo grau de subjetividade.

IMAGENS COM MANIFESTAÇÕES DE GRUPOS Nos textos em que predominam a função emotiva, a presença dos pronomes na 1ª pessoa pode acontecer, mas não é uma obrigatoriedade. EXEMPLOS: CARTAS PESSOAIS IMAGENS COM MANIFESTAÇÕES DE GRUPOS RESENHA CRÍTICA POEMA Nessa foto, a expressão dos trabalhadores reivindicando terra é reforçada pelo gesto de exibir seus instrumentos de trabalho.

FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA Qual é o foco neste texto: o emissor da mensagem ou o receptor? FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA Transcrição do texto: Internet O mundo vai entrar no jogo de sua empresa. A Internet está se tornando uma necessidade cada vez mais concreta para qualquer empresa. Estar na rede significa abrir-se para o mundo, criar novas perspectivas de negócios e, acima de tudo, armar-se para a nova era digital. Tudo o que você precisa é escolher bem seu provedor de acesso. Contrate um craque como a DiaIData, o maior e mais completo provedor do Brasil. Assim suas expectativas não ficam apenas no campo virtual. A DialData é a primeira a viabilizar um sistema seguro de transações comerciais via rede e oferece a melhor assistência para sua empresa fazer muitos pontos. Não é à toa que algumas das maiores companhias do Brasil estão em nosso time. Jogue você também com a DialData e faça o mundo entrar na sua rede de negócios. Solicite maiores informações pelo tel: 829-4731. RECEPTOR A quem se referem as palavras em destaque no texto?

Há diferença entre um jornal local e um de circulação nacional quanto a linguagem? Claro que sim, pois a imprensa adapta seus textos aos leitores mediante a utilização de certo nível de linguagem – mais ou menos formal - de acordo com o público pretendido. Essa função está mais evidente em textos em que a presença do receptor está claramente marcada, seja por pronomes de tratamento ou da segunda pessoa (você, tu, vós) e pelo uso de certas formas gramaticais como o verbo no imperativo (compre, beba, leve) além do vocativo. Outro recurso importante é a argumentação, por meio da qual o emissor tenta a adesão do leitor ao seu ponto de vista.

FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA EXEMPLOS: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO TEXTO ARGUMENTATIVO

Sobre o que um dicionário fala? FUNÇÃO METALINGUÍSTICA PENSE E RESPONDA: Sobre o que um dicionário fala? FUNÇÃO METALINGUÍSTICA Quadrinhos: s.m.pl. Narração de uma história por meio de desenhos e legendas dispostos numa série de quadros; história em quadrinhos. Minidicionário Luft. Celso Pedro Luft. 9ª ed. SP: Ática/Scipione, p. 511 O dicionário apresenta a linguagem falando da própria linguagem Mas essa não é a única situação em que a função metalinguística ocorre. Veja:

Quando alguém diz “Explique melhor o que você acabou de dizer.” Ou, “O que você quer dizer com isso?” Nessas duas situações, o locutor solicita informações sobre a própria linguagem. EXEMPLOS: LIVROS DIDÁTICOS ANÁLISES LITERÁRIAS (o texto trata do próprio texto) CRÍTICAS DIVERSAS ARTE FALANDO DA ARTE

Qual a preocupação do poeta ao elaborar seu texto? Ismália Alphonsus de Guimaraens Filho Quando Ismália enlouqueceu, Pôs-se na torre a sonhar... Viu uma lua no céu. Viu outra lua no mar. No sonho em que se perdeu, Banhou-se toda em luar... Queria subir ao céu, Queria descer ao mar... E, no desvario seu, Na torre pôs-se a cantar... Estava perto do céu, Estava longe do mar. E como um anjo pendeu As asas para voar... FUNÇÃO POÉTICA Qual a preocupação do poeta ao elaborar seu texto? O MODO COMO É ORGANIZADA A MENSAGEM NESSE CASO, O EMISSOR TRABALHA A PALAVRA NO TEXTO COMO UM ESCULTOR TRABALHA A MADEIRA PARA CRIAR A ESCULTURA.

Sobre os escândalos de corrupção que em 2005/2006, a revista Veja optou por abordar o assunto, ao menos na capa, de forma absolutamente poética, através de um trecho de uma cantiga popular ("era vidro e se quebrou").

FUNÇÃO FÁTICA Alô! Alô, marciano Aqui quem fala é da Terra... (Rita Lee) No trecho destacado, o emissor utiliza expressões para conferir se o receptor da mensagem está atento ao que se diz. VEJA:

A função FÁTICA se evidencia quando o foco é o canal de comunicação, seja para abri-lo, testá-lo, mantê-lo ou interrompê-lo. Sinal fechado Paulinho da Viola Olá, como vai? Eu vou indo, e você, tudo bem? Tudo bem, eu vou indo, correndo, pegar meu lugar no futuro. E você? Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo, quem sabe? Quanto tempo... Pois é, quanto tempo... Me perdoe a pressa é a alma dos nossos negócios... Oh! Não tem de quê. Eu também só ando a cem. Quando é que você telefona, precisamos nos ver. por aí. Pra semana, prometo, talvez nos vejamos, quem sabe? Tanta coisa que tinha a dizer mas eu sumi na poeira das ruas. Eu também tenho algo a dizer, mas me foge a lembrança. Por favor telefone; preciso beber alguma coisa rapidamente. Pra semana... O sinal... Eu procuro você... Vai abrir, vai abrir... Prometo, não esqueço. Por favor, não esqueça, não esqueça, não esqueça. Adeus... VIOLA, Paulinho da. ln: Chico Buarque e Maria Bethânia. LP Philips 6349 146, 1975. L. 1, f. 3.

Portanto, devemos estudar as FUNÇÕES DA LINGUAGEM para Observe que numa mensagem escrita, é muito difícil encontrar uma única dessas funções isoladamente. O que ocorre é a superposição delas. No entanto, uma ou mais de uma, se sobressai permitindo identificar a finalidade principal da mensagem. Portanto, devemos estudar as FUNÇÕES DA LINGUAGEM para Perceber as diferenças e semelhanças existentes entre os vários tipos de mensagem. Detectar as finalidades que orientam a elaboração dos textos. Planejar melhor o que escrevemos, de modo a fortalecer a eficácia e a expressividade das mensagens.