SUCESSÃO ECOLÓGICA É a sequência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. Durante esse processo, comunidades mais simples vão sendo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Áreas baixas (baías): formadas por longas extensões de gramíneas – ricas pastagens Partes elevadas (cordilheiras): ilhas de florestas formadas por grandes.
Advertisements

Ecologia Aplicada aula 6 Sucessão Ecológica e evolução nos ecossistemas.
Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes
Módulo: Ecologia e Conservação da Natureza Noções de comunidade; sucessão ecológica; biodiversidade e riqueza de espécies; biogeografia. Prof. Dr. Dakir.
SUCESSÃO ECOLÓGICA COLONIZAÇÃO DE LOCAIS SEM VIDA
SUCESSÃO ECOLÓGICA 5 anos depois 25 anos depois.
SUCESSÃO ECOLÓGICA Prof. PANTHERA.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS DOS PRINCIPAIS BIOMAS
SUCESSÃO ECOLÓGICA Prof. Michel Assali.
SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão.
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Estrutura das Comunidades
BIOMA É UMA GRANDE COMUNIDADE QUE ESTÁ ADAPTADA ÀS CONDIÇÕES ECOLÓGICAS DE CADA REGIÃO.
CAD III – BIO E – AULAS 09 à 12 Profº Villa
O que você deve saber sobre
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Cap. 05 1ª parte Sucessão Ecológica.
Sucessão 3ª parte.
Sucessão 2ª parte.
CONCEITOS E DETERMINAÇÕES
SUCESSAO ECOLÓGICA.
Sucessão Ecológica É a substituição seqüencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras.
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Ecossistemas Naturais
A diversidade da vida.
Dinâmica das populações
Unidade 3 — Fluxos de energia e ciclos de matéria
SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão.
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
Biomas.
DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFA. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
CONCEITOS DE ECOLOGIA.
Ecologia de Populações e Comunidades
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO.
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
A S COMUNIDADES EM T RANSFORMAÇÃO : S UCESSÃO E COLOGIA Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo - (Licenciado) Especialista em Docência Universitária.
Pitágoras Sucessão ecológica e biomas
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Os domínios naturais do continente europeu:
Ciências Naturais – 8ºano
INTEMPERISMO (CONTINUAÇÃO - Capítulo 7)
INDIVÍDUOS DE ESPÉCIES
Sucessão ecológica: mecanismos e dinâmica de manchas
SUCESSÃO ECOLÓGICA - Uma sucessão ecológica passa por três fases:
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
Prof. Dr. Dakir Larara Machado da Silva
Dinâmica das Comunidades, Complexidade e Equilíbrio Ecológico Curso Ecologia de Comunidades Pinto-Coelho, R.M. Departamento de Biologia Geral Instituto.
A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR
Profa. Dra. Karina Schmidt Furieri
SUCESSAO ECOLÓGICA.
Ciclos Biogeoquímicos
Ciências Naturais – 8.º ano
Fluxo de energia e ciclos de matéria - Fotossíntese
Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e.
Adaptações das presas e predadores.
Ecologia de Populações
Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes. É um fenômeno dinâmico onde as populações pioneiras são gradativamente substituídas até que se estabeleça uma.
Ecologia.
Curso Biologia 2 Professora: Gabriela Souza
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
COMUNIDADES Página 111.
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
ECOLOGIA GERAL - UFCD ECOLOGIA Os organismos da Terra não vivem isolados, eles interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas.
Transcrição da apresentação:

SUCESSÃO ECOLÓGICA É a sequência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. Durante esse processo, comunidades mais simples vão sendo gradualmente substituídas por comunidades mais complexas até que estabeleça um equilíbrio entre comunidade e ambiente - Comunidade Clímax. Uma sucessão ecológica passa por três fases: • Comunidade pioneira (inicial) • Comunidade intermédia • Comunidade clímax (final - já estabilizada)

 Comunidade Pioneira - são os primeiros organismos a se instalarem no ambiente: líquens, musgos, gramíneas e insetos.  Comunidade Intermédia - representadas por vegetação arbustiva e herbácea. Nessa atapa ocorrem profundas alterações no ambiente e na diversidade das espécies.  Comunidade Clímax - Nessa fase, a comunidade atinge a estabilidade, com elevado número de espécies e de nichos ecológicos e apresenta grande biomassa. Comunidade pioneira Comunidade Intermédia Comunidade Clímax