Indução Eletromagnética

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Eletrodinâmica
Advertisements

Indução Eletromagnética
ÍMÃS: ATRAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS (FERRO)
Física Geral e Experimental II
Física Geral e Experimental II
5. Força magnética sobre um condutor com corrente elétrica
5. Fontes do campo magnético: campo magnético criado por uma corrente num condutor (lei de Biot-Savart, lei de Ampère), magnetismo na matéria. Em 1820,
Quando um ímã é dividido ao meio  resulta em dois novos ímãs, cada um com um pólo norte e um pólo sul porque não é possível separar o pólo norte do.
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
AULA XII Campos Magnéticos
Indução Eletromagnética
O que você deve saber sobre
Corrente Elétrica.
FÍSICA Eletromagnetismo Treino da Regra do Tapa e Regra da Mão Direita
Indução Magnética Fluxo Magnético através de uma espira
MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO IVAN SANTOS. SN A PROPRIEDADE DE ATRAÇÃO É MAIOR NAS EXTREMIDADES. MAGNETISMO.
MAGNETISMO & ELETROMAGNETISMO
Revisão – UEPA 2013 PRISE III
Campo Magnético.
Magnetismo.
Indução Magnética Professor André
Indução Eletromagnética
ELETROMAGNETISMO.
Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica “Eletromagnetismo”
Magnetismo Ímãs.
MAGNETISMO: É a propriedade de certos materiais atraírem pedaços de ferro.  ÍMÃS  :  São pedaços  de metais  ferrosos que  têm a propriedade de se atraírem ou 
ÍMÃS: ATRAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS (FERRO)
Indução Eletromagnética
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Física Magnetismo – Lei de Faraday Ilan Rodrigues.
Eletromagnetismo.
Força Magnética sobre Cargas em um CAMPO MAGNÉTICO UNIFORME
FORÇA MAGNÉTICA I- Força magnética sobre uma carga móvel imersa em um campo magnético uniforme.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Propriedades Magnéticas Campo Magnético Vetor Indução Magnética
Eletromagnetismo 2 meio ambiente Noções Básicas Sobre Campo Magnético
Bacharelado em Engenharia Civil
Eletromagnetismo Indução Magnética 1.
Conversao de Energia II – N6CV2
Técnicas Analíticas para Engenharia Elétrica
FORÇA MAGNÉTICA SOBRE FIOS
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Campo Magnético criado por correntes
Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua (Parte 1)
 LINHAS DE CAMPO MAGNÉTICO NUMA ESPIRA CIRCULAR
ELETROMAGNETISMO A corrente alternada.
Indução Eletromagnética
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO
Magnetismo Professor John Disciplina Física E.
Indução Eletromagnética
1. Na figura estão representados, num plano cartesiano, os gráficos posição × tempo do movimento de dois móveis, A e B, que percorrem a mesma reta. Se.
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
ELETROMAGNETISMO Imãs -corpos que tem o poder de atrair ferro e que interagem entre sí.
INDUÇÃO ELETRO MAGNÉTICA
MAGNETISMO I Prof.: Célio Normando.
MAGNETISMO.
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
INDUÇÃO MAGNÉTICA Faraday, baseando-se nos trabalhos de Oersted ( ) e Ampère, em meados de 1831, começou a investigar o efeito inverso do fenômeno.
Força Magnética Professor John Disciplina Física E.
INDUÇÃO ELETRO MAGNÉTICA
Disciplina: Física Professor: Fábio Raimundo Turma: Semi - Extensivo
A experiência demonstrou que cargas eléctricas em movimento criam, no espaço à sua volta, um campo magnético. Verificou,
Conversão de Energia I N5CV1 Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Gerador de Corrente Contínua.
Conversão de Energia II – T6CV2
FÍSICA Eletromagnetismo
CAMPOS MAGNÉTICOS Prof. Bruno Farias
Indução Eletromagnética
Transcrição da apresentação:

Indução Eletromagnética Prof. Hebert Monteiro

A enorme quantidade de energia elétrica, usada para iluminar as grandes cidades, é gerada graças ao fenômeno da indução eletromagnética

Condutor em movimento dentro de um campo magnético Consideremos um condutor metálico, movimentando-se com velocidade V, perpendicularmente às linhas de indução de um campo magnético B. B Vista de Cima V N S B V

Condutor em movimento dentro de um campo magnético B Vista de Cima V e FM B Vista de Cima V e FM B Vista de Cima V e FM B Vista de Cima Com o movimento do condutor, cada elétron livre do mesmo fica sujeito a uma força magnética, que pode ser determinada pela regra da mão direita para cargas negativas Devido a esse deslocamento, teremos um acúmulo de elétrons na parte inferior do condutor, fazendo com que essa extremidade adquira um potencial elétrico negativo. Pelo mesmo deslocamento, teremos uma falta de elétrons (sobra de prótons) na parte superior do condutor, fazendo com que essa extremidade adquira um potencial elétrico positivo. Podemos então dizer que existe uma diferença de potencial entre as extremidades do condutor. A essa ddp damos o nome de força eletromotriz induzida (e ou fem). V e FM

Cálculo da força eletromotriz induzida L = comprimento do condutor dentro do campo magnético (metros); B = intensidade do campo magnético uniforme (tesla); V = velocidade de deslocamento (m/s); V perpendicular a B ; e = força eletromotriz induzida (volts).

i - sentido convencional Corrente Induzida Se o condutor se movimenta ao longo de fios condutores paralelos, que formem um circuito fechado, haverá um movimento contínuo de elétrons por esse circuito. A esse movimento contínuo de elétrons damos o nome de corrente elétrica induzida. Vista de Cima B V e FM i - sentido convencional

Algumas observações Caso o condutor pare, não teremos mais força eletromotriz induzida (e ou fem) e corrente induzida (i); Para que a corrente se mantenha constante, devemos garantir velocidade e campo magnético constantes Essa forma de gerar uma fem induzida não é utilizada na prática.

Exercício Um condutor AB de comprimento 30cm move-se em um plano horizontal apoiado em dois trilhos condutores que estabelecem um circuito conforme a figura a seguir. O condutor é arrastado pelos trilhos com velocidade constante igual a 10m/s. A B V R= 2 B= 101T Assim determine: a) o sentido convencional da corrente no condutor AB; b) a fem induzida no condutor; c) a intensidade da corrente que percorre o condutor.

Outros exemplos de fem induzida O grande cientista inglês M. Faraday, realizando um número muito grande de experiências no século XIX, verificou que existem várias outras situações nas quais se observa o aparecimento de uma corrente induzida em um circuito. No instante em que a chave C é aberta ou fechada, aparece, na bobina G uma corrente induzida. Corrente induzida em uma espira, causada pela aproximação do pólo norte de um imã. Para podermos entender casos mais complexos de indução devemos definir a grandeza fluxo magnético

Fluxo Magnético Grandeza escalar que mede o número de linhas de indução que atravessam a área A de uma espira imersa num campo magnético uniforme é chamada fluxo magnético (), sendo definida por: A = área em m2; B = campo magnético em tesla (T );  = fluxo magnético em weber (Wb )

Valores particulares do fluxo magnético

Lei de Faraday da Indução Eletromagnética Sempre que ocorrer uma variação do fluxo magnético através de um circuito, aparecerá, neste circuito, uma fem induzida. O valor desta fem, e, é dada por: Onde  é a variação do fluxo observada no intervalo de tempo t.

Exemplos de variação do fluxo magnético Variação do fluxo  através de variação da área : Puxando o condutor com uma velocidade V, estamos aumentando a área.

Exemplos de variação do fluxo magnético Variação do fluxo  através de variação de B : Variando o ponto C estamos alterando a corrente que circula pela bobina, fazendo com que a intensidade vetor campo magnético B produzido pela bobina varie. Aproximando e afastando a bobina estamos variando o vetor campo magnético B .

Exercícios X Trilhos metálicos (UFMG) Observe a figura a seguir: Vo B Y Trilhos metálicos B (UFMG) Observe a figura a seguir: Essa figura mostra um trilho metálico, horizontal, sobre o qual uma barra, também metálica, pode se deslocar livremente, sem atrito. Na região onde está o trilho, existe um campo magnético B, saindo do papel. Lançando-se a barra para a direita, com velocidade Vo, haverá nela uma corrente elétrica:

Exercícios 1) Na figura abaixo o campo magnético entre os pólos do eletroímã permanece sempre uniforme, porém seu módulo aumenta com uma taxa crescente de 0,020 T/s. A área da espira condutora imersa no campo é igual a 120 cm2 e a resistência total do circuito, incluindo o galvanômetro, é igual a 5,0 Ω. Calcule a fem induzida e a corrente induzida no circuito.

Aplicação da indução eletromagnética O microfone de Indução:

Força Eletromotriz em uma bobina Uma bobina nada mais é do que um conjunto de espiras interligadas. No caso de uma bobina com N espiras idênticas, supondo que o fluxo magnético varie com a mesma taxa através de todas as espiras, a taxa de variação total através de todas as espiras é N vezes maior que a taxa através de uma única espira. Se ФB é o fluxo magnético através de cada espira, a fem induzida total em uma bobina com N espiras é dada:

Exercícios Uma bobina com 50 espiras circulares com raio igual a 4,0 cm é colocada entre os pólos de um grande eletroímã, onde o campo magnético é uniforme e forma um ângulo de 60º com o plano da bobina. O campo magnético diminuiu com uma taxa igual a 0,200 T/s. Qual é o módulo e o sentido da fem induzida?

2) Em uma experiência de Física feita em um laboratório, uma bobina com 200 espiras, com seção reta de área igual a 12 cm2, gira em 0,040 s desde uma posição na qual seu plano é perpendicular ao campo magnético da Terra até uma posição na qual seu plano é paralelo ao campo. O campo magnético da Terra onde se situa o laboratório é igual a 6,0 x 10-5 T. (a) Qual é o fluxo magnético total que passa pela bobina antes de ela ser girada? Após ela ser girada? (b) Qual a fem induzida média na bobina?

Sentido da Corrente Induzida Lei de Lenz O sentido de qualquer efeito de indução magnética é tal que se opõe à causa que produz esse efeito.

Aplicação da indução eletromagnética O gerador de energia elétrica: