A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indução Magnética Fluxo Magnético através de uma espira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indução Magnética Fluxo Magnético através de uma espira"— Transcrição da apresentação:

1 Indução Magnética Fluxo Magnético através de uma espira
Indução Magnética em circuitos fechados Lei de Lenz

2 Fluxo Magnético Através de uma Espira

3 Fluxo Magnético Através de uma Espira
Φ é o fluxo magnético através da espira B é o módulo do vetor campo magnético A é a área da espira θ é o ângulo entre o vetor campo magnético (B) e o vetor normal á espira (n)

4 Fluxo Magnético Caso Particular (θ=90º)

5 Fluxo Magnético Caso Particular (θ=0º)

6 Fluxo Magnético Unidades de Medida

7 Indução Magnética em Circuitos Fechados
Se um circuito fechado é submetido a uma variação de fluxo magnético, haverá nele uma corrente elétrica induzida, cujo sentido e intensidade depende dessa variação do fluxo magnético. Portanto:

8 Lei de Lenz “Os efeitos da força eletromotriz induzida tendem a se opor às causas que lhe deram origem (princípio da ação e reação).” “O sentido da corrente elétrica induzida é tal que se opõe á variação de fluxo que a produziu”

9 Interpretando a Lei de Lenz
O movimento da espira provoca uma variação do fluxo magnético no seu interior o que produz a corrente induzida, que, por sua vez, atuará no sentido de se opor ao movimento.

10 Resumindo a Lei de Lenz S N S N

11 Resumindo a Lei de Lenz N S N S

12 Resumindo a Lei de Lenz Portanto: se aproximarmos ou afastarmos a espira, o movimento será sempre freado pela ação da corrente induzida.

13 Por que isso ocorre? Isso ocorre para que o princípio da conservação de energia seja satisfeito. Caso fosse diferente, quando empurrássemos o pólo norte em direção à espira e aparecesse um pólo sul em sua face, bastaria um leve empurrão e pronto, teríamos um movimento perpétuo. O ímã seria acelerado em direção à espira, ganhando energia cinética e ao mesmo tempo surgiria energia térmica na espira.Ou seja, estaríamos obtendo alguma coisa em troca de nada. A natureza não funciona desse jeito.

14 Continuando... Então sempre experimentamos uma força de resistência ao mover o ímã, isto é, teremos de trabalhar. Quanto maior a velocidade, maior será a corrente induzida e, conseqüentemente maior a taxa de calor dissipada na bobina. O trabalho será exatamente igual à energia térmica que aparece na bobina.

15 Força Eletromotriz Induzida
ε é a força eletromotriz induzida IΔΦI é a variação fluxo magnético Δt é o intervalo de tempo


Carregar ppt "Indução Magnética Fluxo Magnético através de uma espira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google