A BÍBLIA A Bíblia é a colecção de livros, proclamados pela Igreja como escritos sob a inspiração do Espírito Santo, que contêm a “Palavra de Deus”. Trata-se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

Série Estudos Bíblicos
A Bíblia é uma biblioteca de livros
Bíblia.
Como um grão de areia, parece nossa vida!
A palavra «BÍBLIA» é a tradução de uma palavra grega (plural)
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA BÍBLIA Antônio Mesquita Galvão
Introdução a Bíblia.
Diocese de São José do Rio Preto
encontro pessoal e comunitário com Jesus
Formação Bíblico-Doutrinal
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
Livros Proféticos Introdução
Jogo das PERGUNTAS.
A Doutrina da Palavra de Deus
NOVO TESTAMENTO MÓDULO 1.
O QUE VIMOS NA AULA PASSADA...
Livros Proféticos Velho Testamento F.
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
15: A Bíblia Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.
SENIB DOUTRINAS 1.
Introdução à Sagrada Escritura
A História de Deus Parte 3
O Judaísmo Afonso Henriques 7ºA EMRC 2011/2012.
Vocês aprenderam a manejar a Bíblia
Os Profetas Menores Lições 3 e 4.
VAMOS CONHECER A BÍBLIA.
As sete chaves da Bíblia
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
1) O QUE É A BÍBLIA? A Bíblia é o resultado final de longa caminhada, fruto da ação de Deus, que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem.
Texto base elaborado pelo Pe. Hugo Gonçalves
A História de Deus Parte 2
COMO É COSTITUIDA A BÍBLIA?
Vendo CRISTO na Bíblia Títulos e nomes pelos quais o SENHOR JESUS é reconhecido pelo Seu povo.
Como nasce a Fé e nasce a Bíblia
Bíblia “roteiro” de vida, de Fé e de Amor.
SENIB DOUTRINAS 1.
O livro mais importante do mundo
Panorama do Antigo Testamento
Introdução à Bíblia Facilitador: Manoel Lima de Oliveira.
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
Bíblia.
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
AS ESCRITURAS.
SEPTUAGINTA.
Os Profetas em Geral A palavra profeta não significa necessariamente "aquele que prediz o futuro", mas sempre designa "aquele que fala em nome de Deus",
CURSO BÍBLICO.
Lição 2 A BÍBLIA Professores Textos: Exemplos: Josias (II Reis )
5 LIVROS DA LEI 12 LIVROS HISTÓRICOS DEUTER NÔMIO GÊNES IS ÊXODO
REVELAÇÃO: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
V.T - História dos Hebreus – A.C.
2016 Com Deus.
ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos
Módulo I Formação Bíblica CLASSIFICAÇÃO DOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO Pentateuco: Gêneses (Origens), Êxodo (fuga), Levítico (da tribo de Levi),
Bíblia Sagrada.
Para cantar A Palavra está perto de ti, Em tua boca, Em teu coração (Rm 10,8)
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
Lição 2 2º Ciclo Conhecendo a Bíblia
Trabalho no âmbito da disciplina de Moral. Antigo testamento1 Trabalho realizado por Novo testamento2 Textos deuteracónicos Deuteracónicos Novo testamento3.
Organização Interna da Bíblia
Olá, estou iniciando uma série de apresentações sobre a Bíblia, mas não é um curso bíblico, nem o estudo específico de algum Livro Sagrado,
Organização interna da Bíblia
Introdução Geral à Bíblia.
Organização interna da Bíblia
O que é a Bíblia? Livro Sagrado Palavra de Deus Escrita por homens
Etapa 1 Novo testamento DEEP LIFE 06/02 a 11/04 10/03/17
Hino Oficial GÊNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO E NÚMEROS DEUTERONÔMIO, JOSUÉ, JUÍZES E RUTE SAMUEL, SAMUEL, REIS, REIS, CRÔNICAS, CRÔNICAS ESDRAS, NEEMIAS,
Transcrição da apresentação:

A BÍBLIA A Bíblia é a colecção de livros, proclamados pela Igreja como escritos sob a inspiração do Espírito Santo, que contêm a “Palavra de Deus”. Trata-se de uma biblioteca de 73 livros de épocas, autores e escritos diferentes. Embora a Bíblia tenha sido inspirada pelo Espírito Santo, foi escrita por homens, escolhidos por Deus, que, com sua cultura, sua época e sua fé, colaboraram para que Deus se revelasse à humanidade.

Antigo e Novo Testamento A Bíblia é dividida em duas partes: o Antigo Testamento (AT), contendo os livros, que narram a história do Povo de Deus, foi escrito antes de Cristo (a.C). Ele corresponde à Primeira Aliança. O Novo Testamento (NT), contendo os livros que narram a vida de Jesus e das primeiras comunidades cristãs e conta a história do novo Povo de Deus, foi escrito depois de Cristo (d.C.). Ele corresponde à Nova Aliança.

O “Antigo Testamento” contém 46 Livros e o Novo Testamento, 27 Livros O “Antigo Testamento” contém 46 Livros e o Novo Testamento, 27 Livros. Iniciamos do Antigo Testamento: o “Pentateuco” são os cinco primeiros livros, que contêm a lei da primeira Aliança, também chamados “Tora”, que quer dizer Lei. São eles: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio.

Os “Livros Históricos” são 16: eles narram a história da formação do Povo de Deus, com a vida, os nomes, as lutas e a fé de seus heróis e do próprio povo. São eles: Josué, Juizes, Rute, 1 Samuel, II Samuel, 1 Reis, II Reis, 1 Crônicas, II Crônicas, 1 Esdras, II Esdras ou Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1 Macabeus e II Macabeus.

Os “Livros Sapienciais” são 7: neles encontramos as reflexões e as expressões de sabedoria, poesias, cantos, orações, hinos e provérbios, nos quais o povo regista os seus sentimentos e expressa a sua sabedoria, extraída da experiência de vida. São eles: Jób, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, (ou Qohélet) Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico (ou Ben Sira)

Os “Livros Proféticos” são 18: eles trazem a mensagem, a acção e alguns dados sobre a vida dos profetas. São eles: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel. Oseias, Joel, Amós, Abdias. Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Novo Testamento O “Novo Testamento” é composto pelos Evangelhos, pelos Actos dos Apóstolos e pelas Cartas. Os “Evangelhos” são 4. Evangelho é uma palavra que vem do grego, que significa Boa Nova ou Boa Notícia. Os Evangelhos foram escritos por Mateus. Marcos. Lucas e João.

Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são também chamados Evangelhos Sinópticos, porque, colocados em colunas paralelas, podem conter muita semelhança entre si (Mc 3.14. Mt 10,5, Lc 6,13). O estilo do Evangelho de João é diferente dos demais.

Os “Actos dos Apóstolos” narram, sobretudo, a reflexão de Lucas sobre os próprios Apóstolos, mas, de modo especial, de Pedro e Paulo. Descrevem também um pouco da organização e das dificuldades de algumas das primeiras comunidades cristãs e reflectem sobre a sua realidade sob o olhar de Deus.

As “Cartas” são também chamadas Epístolas As “Cartas” são também chamadas Epístolas. São elas: 1 Romanos, II Romanos. 1 Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicenses,IITessalonicense, 1 Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus. Tiago, 1 Pedro, II Pedro, 1 João, II João, III João, Judas e o Apocalipse.

Chaves para ler, conhecer e viver a Palavra de Deus O primeiro passo para conhecer a Bíblia é a sua leitura. Dispomos de 7 Chaves, que abrem o nosso coração para ler a Bíblia, de forma libertadora, agradável e correcta. Estas chaves são fáceis de se encontrar, pois estão simbolizadas no seu próprio corpo. Com as «Sete Chaves» descobrimos a “Palavra de Deus” na Bíblia e na vida, entendendo melhor o seu sentido, oculto atrás das palavras.

1) Pés bem plantados na realidade: para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida, conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do país e do mundo. E preciso conhecer também a realidade na qual viveu o Povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo (Ex 3,7).

2) Olhos bem abertos: um olho deve estar fixo no texto da Bíblia e o outro no texto da vida. O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus está na Bíblia e está na vida de cada um de nós. Precisamos utilizar os olhos para enxergá-la.

3) Ouvidos atentos, em alerta: um ouvido deve escutar o chamamento de Deus e o outro escutar o seu irmão. 4) Coração livre para amar: Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção que o texto provoca. Só quem ama a Deus e ao próximo pode entender o que Deus fala na Bíblia e na vida. Coração pronto para viver em conversão.

5) Boca para anunciar e denunciar aquilo que os o lhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu sobre a Palavra de Deus e a vida. 6) Cabeça para pensar: usar a inteligência para me ditar, estudar e buscar respostas para as nossas dúvidas. Devemos ler a Bíblia, mas também outros livros que a expliquem.

7) Joelhos dobrados em oração: com muita fé e oração podemos entender a Bíblia e a vida. Devemos pedir o dom da sabedoria ao Espírito Santo para entender a Bíblia.