Comparação entre os tipos de reações:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RADIOATIVIDADE É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas) , transformando-se em outro.
Advertisements

RAIO X Em 1895, físico Roentgen, em uma experiência observou fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada.
HISTÓRICO DA RADIOTERAPIA e NOÇÕES DE FÍSICA NUCLEAR
UFRN/PEP/CEST Higiene do Trabalho: Radiação ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
O TERCEIRO MODELO ATÔMICO
REAÇÕES NUCLEARES.
Conversão massa-energia:
RADIOATIVIDADE Atividade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis com o objetivo de adquirir.
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE FENÔMENO EM QUE NÚCLEOS INSTÁVEIS EMITEM RADIAÇÕES : PARTÍCULAS (MATÉRIA) E ONDAS (ENERGIA MATÉRIA - PARTÍCULAS ALFA E BETA ENERGIA.
Uímica PROFESSOR B S O O C.
FENÔMENOS NUCLEARES ARTIFICIAIS
Radioatividade.
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
Núcleo Atómico Capítulo O Núcleo Atómico 7.2 Radioactividade
Teoria atômica da matéria
RADIOATIVIDADE.
Radioatividade parte I
Radioatividade O nome Radioatividade não era usado naquela época,este
RADIAÇÕES IONIZANTES.
Histórico – Livro p.52 Ordem cronológica da p.52 a 59 Profª Silviane
R A D I O A T I V I D A D E (I) Prof. Luiz Antônio Tomaz
O que você deve saber sobre
RADIOATIVIDADE NATURAL
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
Radioatividade Natural.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE equipe de partículas – lapeF 2011
Radiação Fukushima.
Conceitos Básicos da Física Nuclear
RADIOATIVIDADE.
Radioatividade e Energia Nuclear.
O que significa o símbolo abaixo?
RADIOATIVIDADE E ESTRUTURA ATÔMICA
ANDRÉ E suas faces.
RADIOATIVIDADE.
Teorias Atômicas.
RADIOATIVIDADE.
Radioatividade.
Radioatividade Classificação das radiações: Dois grandes grupos:
Radioatividade e Matemática
Química A Apostila 8 Prof Marcus
RADIOATIVIDADE.
Topicos Especiais em Física – Física Nuclear Prof. Dr. Arturo R. Samana Semestre:
ENERGIA NUCLEAR.
Conservação da Carga Elétrica
QUÍMICA NUCLEAR Engenharia de Controle e Automação
Noções de Física Nuclear
Marcelo Polonio Muler Rodrigo Tosetto
Capítulo 21 Química nuclear
Radioquímica.
Química Nuclear Grupo: Ramon Alexandre Villarreal, 15882
Radioquímica.
RADIOATIVIDADE.
Universidade Federal de Itajubá
QÚIMICA NUCLEAR.
RADIOATIVIDADE Ana Carolina Bodião.
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
A descoberta dos Raios X
Professor: Robinho AULA 4 – QMC E Radioatividade II.
ESTUDO DAS RADIAÇÕES Prof. Agamenon Roberto.
O Decaimento Radioativo (6 aula)
AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA
 Radioatividade  A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas.
Universidade Federal de Itajubá
MODELOS ATÔMICOS CONCEITOS RADIOATIVIDADE
RADIOATIVIDADE O que você deve saber sobre É o fenômeno que ocorre no núcleo do átomo. Muitos núcleos atômicos são instáveis e, para adquirir estabilidade,
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE Prof. Vera. λ = c/f, c= veloc. da luz.
Transcrição da apresentação:

Comparação entre os tipos de reações: RADIOATIVIDADE Definição: radioatividade ou reação nuclear é a emanação de radiação do núcleo de átomos instáveis, decaimento, que se transmutam em outros elementos. Obs. As reações nucleares são de natureza diferente das reações químicas. Comparação entre os tipos de reações: QUÍMICAS NUCLEARES Conservam os elementos químicos Geralmente Transformam os elementos em outros A reatividade do elemento varia com o tipo de ligação Independe das ligações químicas que o elemento participa Isótopos têm propriedades químicas iguais Isótopos podem possuir propriedades nucleares muito diferentes Implicam em baixas variações de energia Implicam em altíssimas variações de energia

Radioatividade: Histórico 1895 – Descoberta dos raios X, Wilhelm Konrad Röentgen. 1895 – Descoberta da radioatividade, sais de urânio, Henri Becquerel. 1897 – Descoberta do elétron, Joseph John Thomson. 1898 – Descoberta do Polônio e em seguida do Rádio, Pierre e Marie Curie. 1903 – Idéia de carga positiva e negativa do átomo, Philipp Lenard. 1906 – Núcleo do átomo e suas transmutações, Ernest Rutherford.

Natureza das Radiações Existem três tipos de radiação as quais consideramos: Radiação  é a perda de 42He pelo núcleo. Radiação  é a perda de um elétron pelo núcleo. Radiação  é a perda de fóton de alta energia pelo núcleo. Na química nuclear, para garantir a conservação dos núcleons escrevemos todas as partículs com seus números atômicos e de massa: 42He e 42a representam a radiação .

Natureza das Radiações

Poder de penetração e ionização relativo das radiações Obs. O poder de ionização é contrário ao poder de penetração.

Leis da Radioatividade 1ª Lei da Radioatividade (Lei de Soddy): "Quando um núcleo emite uma partícula alfa (α), seu número atômico diminui de duas unidades e seu número de massa diminui de quatro unidades”. zXA = 2 α 4 + z – 2Y A - 4 Ex: 92 U 235 = 2 α4 + 90 Th 231 2ª Lei da Radioatividade (Lei de Soddy-Fajans-Russel) : "Quando um núcleo emite uma partícula beta (β) , seu número atômico aumenta de uma unidade e seu número de massa não se altera.“ ZXA = -1b0 + Z + 1Y A Ex: 83 Bi 210 = -1 b 0 + 84 Po 210

Velocidade de decaimento radioativo: meia-vida Definição: meia-vida é o tempo necessário para que uma substância radioativa se desintegre à metade da quantidade inicial

Velocidade de decaimento radioativo: meia-vida

Datação através da meia-vida O carbono 14 é usado para determinar as idades de compostos orgânicos, uma que as meias-vidas são constantes. Supomos que a razão de 12C para 14C tem sido constante através dos tempos. Para detectarmos o 14C, o objeto deve ter menos que 70 mil anos de idade. A meia-vida do 14C é 5.730 anos. Ele sofre decaimento para 14N por meio de emissão : 146C 147N + 0-1e Para descobrir há quanto tempo um organismo morreu, determina-se a quantidade de elétrons emitidos por grama do material. Atualmente o C14 emite cerca de 15 elétrons por minuto por grama do material. Antes da explosão da primeira bomba atômica na biosfera da Terra, ocorriam aproximadamente 13,5 emissões de elétrons por minuto por grama do carbono. Se uma material emite 13,5/2 elétrons por minuto por grama, o organismo deve ter 5730 anos.

Reações Nucleares Definição: “são reações nas quais um elemento se transforma em outro “transmutação”

Fissão Nuclear Definição: “é a divisão do núcleo em dois núcleos menores, com liberação de uma quantidade enorme de energia” 92 U 235 + 0n1 → 56Ba142 + 36Kr91 + 3 0n1

Fusão Nuclear Definição: “é a junção de núcleos atômicos produzindo um núcleo maior, com liberação de uma quantidade enorme de energia” 1 H 2 + 1H3 → 2He4 + 0n1