Pilhas de Lítio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIXO TECNOLÓGICO, PILHAS E BATERIAS
Advertisements

Monitoria de Técnica Cirurgica
Tipos de acidentes e procedimentos
TIPOS DE PILHAS Profª MARCIA C. S. SILVA
Química “Professora : Norilda Siqueira “
Trabalho de Química 2º Ano A
Pilhas e Baterias.
Um tipo de fonte portátil de energia.
Pilhas de Mercúrio.
RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS ALUNOS:RONALDO WELLITON ALISON
Proteção Respiratória
Eletroquímica (II).
Entende-se por ELETROQUÍMICA o ramo da Química que estuda so fenômenos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre.
Entende-se por ELETROQUÍMICA o ramo da Química que estuda so fenômenos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre.
CAPITULO 4- INIBIDORES DE CORROSÃO
Eletroquímica: Pilha.
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará
Escola Secundária Caldas das Taipas
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
SÍNDROME do CHAPELEIRO MALUCO Coordenação: Prof. MSc
O seu Coração em boas mãos ... Rua Hugo Simas, 396 – Mercês – CJ 306
TELEMONTE COLETA E TRANSPORTE LTDA
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
Elementos do grupo 1 Usos e seus compostos.
ELETROQUÍMICA.
2° COL – SETOR B AULAS 8 e 9 PÁGINA 198
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
ELETROQUÍMICA ELETRÓLISE
Química Tecnológica Materiais
REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
Como funciona uma pilha?
PILHAS E BATERIAS.
Pilhas de combustível a Energia do Futuro!
Professora Giuliana Oehlmeyer
Eletroquímica.
Prof. Ms. Márcio R. Guimarães
Eletroquímica: PILHAS Eletrólise
Química A – Prof Marcus Eletroquímica.
O que é corrosão Corrosão é a degradação espontânea, indesejada, de um material exposto a certo meio, por ação química (direta) ou eletroquímica (indireta).
Prof. Alexandre D. Marquioreto
PROF. JOSÉ CARLOS QUÍMICA – 2º ANO
ELETROQUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROF. ÉLCIO BARRAK
Revisão - Pilhas.
Diego Ribeiro Mira Uilly Clif Mota
Baterías de NiCd ( Níquel Cádmio)
PILHAS Prof. Marcos/Betinha.
Universidade Federal de Itajubá – Eng. Mecânica
Universidade Federal de Itajubá
O problema com sulfetos
Guilherme Zanini, Jordana Wendling e Leonardo Staggemeier
Pilhas Alcalinas.
Ana Clara: (EHD) Camila: (EAM) Prof.: Élcio
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
Helvercio Viturino Eletrônica 1 - Manhã
2. Circuitos elétricos e eletrónicos
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Pilhas de Lítio Introdução:
Professor Otavio Marino S. Neto 2014
TIPOS DE PILHAS Profª MARCIA C. S. SILVA.
Professor Otavio M. Neto
8.4 Propriedades químicas e estrutura atómica dos metais alcalinos
Aula 13 – Ligas não ferrosas
Packing House.
Química Aplicada QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Eletroquímica (Pilhas e Eletrólise)
Química Geral Profa. Dra. Carla Dalmolin
POTENCIOMETRIA EQUIPE:.
SISTEMAS SOLARES ACUMULADORES Apresentador : Eng. Manuel Adão TECNISAT
Transcrição da apresentação:

Pilhas de Lítio

As Pilhas de Lítio São leves e originam uma grande voltagem (3,4 volts), sendo muito usadas em marcapassos. O ânodo dessa pilha é o lítio, enquanto o cátodo é uma mistura complexa de substâncias, entre elas o cloreto de sulfurila (SOCl2). A reação global da pilha é: 4 Li + 2SOCl2 => 4Li + 4Cr + S + So2

As baterias de Lítio são um tipo de baterias recarregáveis muito utilizadas em equipamentos eletrônicos portáteis. Armazenam o dobro de energia que uma bateria de hidreto metálico de níquel (ou NiMH) e três vezes mais que uma bateria de níquel cádmio (ou NiCd). Outra diferença da bateria de lítio é a ausência do efeito memória (não vicia), ou seja, não é preciso carregar a bateria até o total da capacidade e descarregar até o total mínimo, ao contrárioda bateria de NiCd.

Vantagens Densidade da energia elevada: potencial para capacidades mais elevadas. Carregamento: Não é necessário o carregamento total máximo nem a descarga máxima da bateria antes de uma recarga. Capacidade: A bateria de íons de lítio tem o dobro da capacidade das baterias de níquel. Efeito memória: Não existe o efeito memória ou seja a bateria não "vicia". Carga Muito Maior Pronta para Usar: Diferentemente de outros tipos de baterias recarregaveis, não é preciso passar horas carregando antes de usar pela primeira vez.[1] Menor peso: a baixa densidade do lítio, possibilita a criação de baterias com alta capacidade e bem mais leves, o que facilita o seu uso em equipamentos portáteis.

Problemas de descargas rápidas As baterias de lítio podem fornecer correntes extremamente altas e podem descarregar muito rapidamente se forem curto-circuitadas. Embora sejam muito úteis em aplicações onde altas correntes sejam requeridas, uma rápida descarga de uma bateria de lítio pode resultar em sobre-aquecimento, ruptura e até explosão. As baterias comerciais geralmente incorporam proteções contra sobrecorrentes e proteções térmicas para evitar explosões. Por causa desses riscos, o envio e o transporte de baterias são restritos em algumas situações, principalmente quando transportadas por via aérea.

Íons de lítio Em níveis séricos mais elevados, os íons de lítio são considerados venenosos e requerem atenção clínica imediata. Entre os principais sintomas de contaminação por lítio, lista-se náusea, tontura, enjoos, diarreia e tremores nas mãos. Esses sintomas podem, entretanto, aparecer na faixa terapêutica para transtorno bipolar. Salienta-se, ainda, que a administração prolongada de lítio pode causar danos à tireoide e aos rins, exigindo monitoração periódica por meio de exames de sangue.

Esboço duma célula química 'cobre/zinco’ .

Semi reações e Reações Globais 1)Oxidação LinC → C + nLi+ + ne− 2) Redução Li1−nMO2 + Li+ + ne− → LiMO2 3)Reação global LinC + Li1-nMO2 → LiMO2 + C 1) oxidação Zn(s) → Zn2+ + 2e- 2) Redução Cu2+ +2e- → Cu(s) 3) Reação Global: Zn0 + Cu2+ → Zn2+ + Cu0

Utilização comercial As baterias de lítio encontram aplicações em aparelhos críticos que exigem de longa vida, tais como marca-passos cardíacos e outros dispositivos médicos implantáveis. Estes dispositivos usam baterias de iodeto de lítio especializadas, projetadas para funcionar 15 anos ou mais. Hoje em dia, a maior parte, ou mesmo todos os aparelhos que dispõem de uma bateria, tais como portáteis, leitores de mp3, telemóveis, Gps, Pda’s e tantos outros, dispõem de uma bateria de iões de  lítio . Utiliza-se em computadores,relógio... Utiliza-se em câmeras digitais

Precauçãoes Como os outros metais alcalinos, o lítio puro é altamente inflamável e ligeiramente explosivo quando exposto ao ar e, especialmente, à água. Além disso é corrosivo, requerendo o emprego de meios adequados de manipulação para evitar o contato com a pele. Deve-se armazená-lo num hidrocarboneto líquido inflamável como, por exemplo, a gasolina. O lítio é considerado ligeiramente tóxico. Nunca a deixe exposta diretamente à luz do sol, curto-circuitos ou a abertura da embalagem também podem fazer com que a bria se inflame. O uso do aparelho enquanto a bria esta em carregamento também causa aquecimento da mesma.

Componentes: Daiane Nunes Sophia Sanches Iasnara Souza Carlise Lima Erica Nillen Laura Alice Gerciane Goncalves