PROJETO MITOLOGIA GRECO ROMANA E MITOS BRASILEIROS. Heróis de todos os tempos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

Introdução à Mitologia Grega
A GRÉCIA ANTIGA.
Conheça um pouco da mitologia grega.
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
MITOLOGIA CREGO-ROMANA E MITOS BRASILEIROS
Projeto de Artes Arte Egípcia, uma arte para a eternidade
Existe uma AFRODITE em cada MULHER?
Ulisses Maria Alberta Menéres Edições Asa 1997
ROMA ANTIGA.
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
Mitofilosofando Filosofia Profª Yama “Tão correto e tão bonito
FILOSOFIA.
Características da pólis
CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.
Trabalho Elaborado por:
Escola Básica Integrada de Vila Cova Março de 2007
Religião grega Zeus.
A Religião Romana.
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
A viagem de Ulisses de Maria Alberta Menéres
NOME: ALINE ANA PAULA TRABALHO SOBRE O PLANETA MERCÚRIO
ILÍADA.
Grécia uma cultura fantástica
DEUSES.
CADUCEU Clicar.
2ª Viagem de Paulo.
História Romanos.
Índice O surgimento do Império Romano; Augusto, primeiro imperador;
Sociedade e cultura dos nativos americanos
O REI E A FRASE.
Folclore Brasileiro.
Os Deuses do Olimpo NTD de História Colégio: Ari de Sá Cavalcante
MITOLOGIA GREGA.
Europa A origem do seu nome.
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
CIVILIZAÇÃO GREGA Mitologia, Filosofia,
Profª. ANA PAULA VIDOTTO
Império Romano Época dos imperadores, de glória para os romanos e de domínio territorial.
História das mulheres nas religiões
Trabalho de Filosofia Deuses Gregos
O QUE É FILOSOFIA ?.
Cultura Grega.
Introdução Roma antiga Roma republicana Comparações
Dicionário mitológico
Mito e mitologia Demétrio Alves Paz.
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
Douglas Fernando Blanco
Roma Antiga.
Grécia - Cultura.
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
História da Antiguidade Clássica e Roma
Deuses Mitológicos.
UNIVERSO SOB ENCOMENDA
Sistema Solar 6º Ano.
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Concílio dos deuses. Objectivo do Concílio Júpiter convocou esta reunião para decidir se os deuses ajudavam os Portugueses a chegar à Índia. Vamos saber.
Grécia Antiga Mitologia.
Consílio dos Deuses no Olimpo In “Os Lusíadas” Luis Vaz de Camões.
Grécia: período clássico e período helenístico
A Pólis grega era uma cidade com leis próprias, costumes próprios e governos próprios, completamente autónoma em relação às outras. O traço comum entre.
Religião na Antiga Grécia
Nietzsche.
A mitologia greco-latina n’ Os Lusíadas
Trabalho trimestral 1ºTrimestre – 7ºA
Deuses Mitológicos.
DEUSES MITOLÓGICOS.
Transcrição da apresentação:

PROJETO MITOLOGIA GRECO ROMANA E MITOS BRASILEIROS. Heróis de todos os tempos.

PROFESSORA: CLAUDENICE BASTOS PROFESSORA: CLAUDENICE BASTOS ESTUDANTE: NICE Nº:00 ESTUDANTE: NICE Nº:00 ANO:7º TURMA: B ANO:7º TURMA: B TURNO: MATUTINO. TURNO: MATUTINO. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

O que é mitologia greco-romana é o conjunto de mitos e lendas das tradições gregas e romanas da antigüidade que fundiram-se com a conquista da Grécia pelo império romanomitoslendastradiçõesantigüidadeimpério romano Mitologia greco-romana é o conjunto de mitos e lendas das tradições gregas e romanas da antiguidade que fundiram-se com a conquista da Grécia pelo império romano.

É uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis.

Na mitologia romana, Baco era o deus do vinho, das festas, do lazer, do prazer e da folia. Filho do deus Júpiter (deus do dia) com a mortal Sêmele, Baco era considerado pelos romanos como um amante da paz e promotor da civilização. Na mitologia grega, o equivalente ao deus Baco era Dionísio.

Hefesto ou Hefaísto. Foi um deus da mitologia grega, cujo equivalente na mitologia romana era Vulcano. Filho de Zeus e Hera, rei e rainha dos deuses ou, de acordo com alguns relatos, apenas de Hera, era o deus da tecnologia,dos ferreiros, artesãos, escultores, metais, metalurgia, fogo e dos vulcões. Como outros ferreiros mitológicos, porém ao contrário dos outros deuses, Hefesto era manco, o que lhe dava uma aparência grotesca aos olhos dos antigos gregos. Servia como ferreiro dos deuses, e era cultuado nos centros manufatureiros e industriais da Grécia, especialmente em Atenas

Agamenon - guerreiro valente e forte, foi o guerreiro comandante na Guerra de Tróia. Cadmo: venceu o dragão que controlava a cidade de Tebas.

A deusa da agricultura sempre se preocupava apenas em colher flores, mas foi crescendo e com isso sua beleza foi encantando a todos, e encantou o deus Hades, o senhor dos mortos, que pediu a deusa em casamento. Porém, Deméter não queria que eles se casassem, mas Hades mesmo assim não desistiu da deusa e continuou a persegui-la. Até que um dia Perséfone estava colhendo narcisos, e de repente Hades apareceu da terra em sua carruagem e levou a deusa para o mundo dos mortos.

Hades dominava o reino dos mortos, um lugar onde só imperava a tristeza. Era um deus quieto e seu eu nome quase nunca era pronunciado, pois tinham medo, era um deus muito temido, pois no seu mundo sempre havia espaço para as almas. Seu mundo era dividido em duas partes: o Érebo onde as almas ficavam para ser julgadas para receber seus castigos ou então suas recompensas; e também a parte do Tártaro que era a mais profunda região onde os titãs ficavam aprisionados. Hades era presidente do tribunal, era ele que dava a sentença dos julgamentos

Corpo-seco. É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

É uma velha de Chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio. PISADEIRA

Afrodite.g(Venus.r.) s. f deusa do amor, da beleza, da fecundidade e do casamento. Atena g (Minerva r) - s.f. deusa da sabedoria, das artes e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas Ares r (Marte g)- s.masc. divindade da guerra. Ele era obcecado pela guerra,batalhas, brigas. Artemis r (Diana g)- s.f. deusa da floresta, da caça e da lua. Baco r (Dionísio g) – s.m. Deus do vinho, festas e da vegetação Ceres r (Deméter g) Deusa dos cereias.

Esculápio.r (Asclépio g) Deus da medicina Febo r - (Apolo g) s.m. é considerado o deus da juventude e da luz, identificado primordialmente como uma divindade solar, foi considerado um grande arqueiro. (Juno r)-Hera g- s. f. deusa dos casamentos e da maternidade.

HEFESTOS g- s.m. deus do fogo e das erupções vulcânicas. Ele também tinha a magia da transformação do metal em obra de arte. (Mercúrio r)-Hermes g- s.masc. divindade que representava o comércio e as comunicações, considerado um benfeitor e defensor da humanidade. Considerado protetor dos rebanhos. Entre suas várias atribuições incluíam-se as de mensageiro dos deuses; protetor das estradas e viajantes; condutor das almas ao Hades; deus da fortuna, da eloqüência e do comércio; patrono dos ladrões e inventor da lira. HADES g - (Plutão r) s.masc. Detinha o poder do mundo subterrâneo, dos mortos. As pessoas tinham medo até mesmo de pronunciar o nome de Hades, pois este era um deus sereno e frio. Para isso, usavam eufemismos para se referir a ele, como o nome de Plutão

(Netuno r)-Poseidon g- s. m. deus dos mares. (Júpiter g) -Zeus r- s.m. deus de todos os deuses, senhor do Céu. Governante do Monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens, deus do tempo.