POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS. COLÔMBIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Círculo de Estudos Libertários de Florianópolis
Advertisements

OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
GUERRA FRIA.
ERA VARGAS ( ).
GUERRA FRIA.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÃO AMERICANA OBJETIVOS.
Revolução Mexicana.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
A Era Vargas Período dividido em Três fases
Curso Direito à Memória e à Verdade
Governos JK, Jânio Quadros e Jango
A ERA VARGAS (1930 – 1945) PROF. RICARDO SCHMITZ.
Guerra Fria Guerra Fria
Descolonização Afro-Asiática
MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK
GUERRA CIVIL ESPANHOLA
Os Conflitos durante a Guerra Fria
GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961)
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
GUERRA DA CORÉIA ARTILHARIA EUA E CORÉIA DO SUL
Em Maio de 1968 a França mergulhou no caos: o protesto de amplos sectores da sociedade francesa contra a situação económica e social provocou graves confrontos.
EUA final do século XIX e início do século XX.
 Apresentar o Brasil em perspectiva comparada, com os regimes ditatoriais na América Latina. Objetivo da aula 1/12.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE 9º Anos A e B
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
Getúlio Vargas.
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
Era Vargas HB.12.
Conflitos quentes da Guerra Fria
A ERA VARGAS (1930/1945).
DITADURA MILITAR NO BRASIL HISTÓRIA – PROFESSORA LISIANE 8ª SÉRIE
GUERRA FRIA.
GUATEMALA.
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
GUERRA DO VIETNÃ.
ESTADO SOCIAL.
AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
Revolução Russa.
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
REVOLUÇÃO RUSSA 1917
o interregno democrático e o golpe de 1964
Tema: Conflitos Regionais
Era Vargas História 9º’s.
Repressão e fechamento político
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.
 Grupos: 1 - Guerra da BIAFRA 08/04 4 – IUGOSLÁVIA 09/04 2 – RUANDA E BURUNDI 08/04 5 – CÁUCASO 15/04 3 – BASCOS E IRLANDA 09/04 6 – CURDOS E TIBET 15/04.
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
A Primeira Guerra Mundial
 Foi um grande movimento armado que começou em 1910 com uma rebelião liderada por Francisco I. Madero contra o antigo autocrata general Porfirio Diaz;
Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS

COLÔMBIA

GAITÁN Fundou em 1933 um novo partido, a União Nacional da Esquerda Revolucionária (UNIR), ligado às reivindicações de operários e camponeses. Em 1935, seus candidatos receberam poucos votos nas eleições legislativas. Gaitán dissolveu a UNIR e voltou ao Partido Liberal; Ocupou vários cargos políticos.

ALFONSO LÓPEZ PUMAREJO e AÇÕES: Início das reformas sociais; Reestruturação da conservadora Constituição de 1886; Formulação de uma política de equilíbrio entre patrões e trabalhadores, reconhecendo- se o direito de greve e a formação de sindicatos;

Definição da propriedade por sua função social, dando ao Estado de fazer expropriações de terras; Tais reformas não foram colocadas em prática, fazendo os conservadores voltarem ao poder.

O discurso de Gaitán foi se radicalizando, acompanhado as demandas populares insatisfeitas com o desfecho das prometidas reformas.

Em 1946, Gaitán foi candidato pela esquerda do Partido Liberal, mas os conservadores do partido lançaram Gabriel Turbay;

AS PROPOSTAS REFORMISTAS DE GAITÁN Recebiam apoio crescente dos trabalhadores urbanos, dos estudantes e dos camponeses; Sua vitória nas eleições seguintes, de 1950, era dada como certa; Os ânimos partidários estavam acirrados ;

Pretendia encontrar-se com um grupo de estudantes cubanos, entre os quais o desconhecido Fidel Castro; Tinham uma intenção de marcar uma posição crítica em relação aos possíveis rumos da Conferência Pan-Americana que se iniciara na véspera em Bogotá.

A desconfiança baseava-se no fato de o general George Marshall ser o chefe da delegação dos Estados Unidos e na sua velada intenção de fazer com que a política externa norte-americana fosse aceita pelos demais países da Conferência.

Mariano Ospina Pérez Com os liberais divididos, venceu o conservador Mariano Ospina Pérez, que pôs em prática uma política repressiva em relação aos movimentos sociais e aos integrantes do Partido Liberal

Em 09/04/1948, Jorge Eliécer Gaitán, líder do Partido Liberal e defensor de propostas sociais reformistas, foi assassinado no centro de Bogotá, quando saía do prédio onde tinha seu escritório.

BOGOTAZO Foi como ficou conhecida a rebelião de 10 horas na capital do país, onde, de 3 a 5 mil pessoas foram mortas ou feridas, em resposta ao assassinato de Gaitán.

Esse acontecimento provocou uma convulsão social na Colômbia, que ficou conhecido como “A Violência” e que perdurou por 10 anos.

ENTENDENDO O ASSASSINATO DE GAITÁN Desde o século XIX, foi organizado um sistema político bipartidário composto por liberais e conservadores. As dispustas entre os 2 partidos foram muito acirradas e provocaram a eclosão de várias guerras civis.

A INSURREIÇÃO SE ESPALHOU PELO PAÍS, TORNANDO A SITUAÇÃO INCONTROLÁVEL

A RESPOSTA DE OSPINA Como resposta, Ospina suspendeu as garantias constitucionais e fechou o Congresso em As medidas autoritárias não surtiram efeito por muito tempo. “A Violência” assolou a Colômbia até Estimam-se entre 200 e 300 mil mortos.

NESSE PERÍODO A mobilização popular foi desarticulada e a ideologia anticomunista em sintonia com a doutrina norte-americana da Guerra Fria se impôs.

O GOLPE DITATORIAL DO GENERAL GUSTAVO ROJAS PINILA ( ) Provocou uma reação social radical com a formação de grupos guerrilheiros liberais (gaitanistas) e comunidades do interior do país, dentre eles, o mais antigo, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), nasceu em 1966 com um programa comunista.

FARC