A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26

2 Foi um movimento popular que buscava derrubar do governo de Fulgêncio Batista pois, Cuba estava com grandes desigualdades sociais e, na visão cubana, dependência com os Estados Unidos. Com a revolução, foi implantado em Cuba o socialismo, com liderança de Fidel Castro. Fulgêncio Batista

3 Fidel Castro e Ernesto Che Guevara não desistiram mesmo um grupo pequeno e continuaram a luta. Começaram a usar as transmissões de rádio para poder divulgar suas idéias revolucionárias e conseguir o apoio da população cubana. Fidel Castro era opositor do governo de Fulgêncio Batista. Com pensamentos socialistas, queria acabar com o governo de corrupções e com a influência norte-americana em Cuba.

4 Com as mensagens revolucionárias, os guerrilheiros conseguiram o apoio de muitas pessoas pois havia muitos operários e camponeses desiludidos com o governo de Fulgêncio Batista (com as péssimas condições sociais - salários baixos, desemprego, falta de terras, analfabetismo, doenças). Vários cubanos do campo e até das cidades começaram a entrar na guerrilha, acrescendo ao número de combatentes e conquistando vitórias em várias cidades. Co

5 Fidel Castro e os revolucionários tomaram o poder em Cuba no primeiro dia de janeiro de Fulgêncio Batista e muitos integrantes do governo fugiram da ilha. O governo Fidel Castro tomou medidas em Cuba de reforma agrária, nacionalização bancos e empresas, expropriação de grandes propriedades e reformas nos sistemas de educação e saúde. O Partido Comunista dominou a vida política em Cuba, não cedendo espaço para qualquer partido de oposição. Isto tornou-o um país de política socialista, aliando-se a União Soviética no período da Guerra Fria.

6 Até hoje os ideais revolucionários fazem parte de Cuba, que é considerado o único país que mantém o socialismo plenamente vivo. Com a piora no estado de saúde de Fidel Castro em 2007, Raul Castro, seu irmão, passou a governar oficialmente Cuba, em fevereiro de 2008. Antes da revolução, esta ilha sentia-se dependente dos EUA,como um quintal dos interesses e exportações americanas. Isto também impulsionou a guerrilha. Atualmente, Cuba é o único país no mundo que ainda mantém o socialismo realmente. Em 2007, Fidel Castro adoeceu e, assim, seu irmão, Raul Castro, Assumiu oficialmente. Isto, somada a ascenção de Barack Obama nos EUA, leva muitos estudiosos políticos a ver uma possível aproximação entre Cuba e Estados Unidos.


Carregar ppt "Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google