Trabalho de Portugues.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I-Juca-Pirama 1. No meio das tabas de amenos verdores, Cercadas de troncos – cobertos de flores, Alteiam-se os tetos da altiva nação; São muitos seus filhos,
Advertisements

TUDO O QUE HÁ AQUI VOCÊ ESTUDOU DURANTE TODO O SEMESTRE.
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Organização: Sandra Costa
Algumas tribos indígenas da Amazônia:
Região Norte.
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
como viviam os indios em
Nascimento de Jesus.
Mato Grosso do Sul Artesanato.
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
Fonte: Universidade Federal do Espírito Santo ARTE INDÍGENA.
ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI
Arte da comunidade.
Lendas de amor dos índios brasileiros Katia Canton Ilustrações: Turma da Juventude 2006.
HÁ SÉCULOS NA FLORESTA Os povos indígenas viveram há séculos na floresta. Por isso sabem economizar tempo, trabalho e a mata.
Língua Indígena Embora o Português seja a língua oficial no Brasil, deve haver por volta de outras 200 línguas faladas regularmente pela população.
SUAS BELEZAS, SEUS COSTUMES, SEU POVO......
1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região
Aldeia da Pena. Uma viagem ao passado
Mandioca.
História de Natal.
Existe uma história de simplicidade linda, que gostaria de contar...
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
NOVO HAMBURGO.
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
O Império Português no séc. XVІ
Origem da mandioca A mandioca é de origem brasileira e desde quando Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil a mandioca já era apreciada pelos índios que.
A festa que a Igreja celebra no dia dois de fevereiro, tem os nomes de Nossa Senhora das Candeias e Apresentação de Jesus Cristo no templo. É hoje o.
Folclore Brasileiro.
Lenda do Guaraná.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Clique Diziam os Pajés Tupis-Guaranis que, há muitos anos, em uma tribo indígena, contava-se que a Lua - “Jaci”, era uma deusa que ao despontar na noite,
Dia do Índio.
Natal Natal História de Natal.
Imigrantes Italianos Daniel Prof. Marceli Turma 41.
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
UMA VIAGEM PELO BRASIL REGIONAL LINDOMAR CLAÚDIA PAULO.
Trabalho de história primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes.
Conta uma lenda dos índios sioux que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram:
Transformações do pensamento sociológico ocidental
O POVOAMENTO NO BRASIL Cenário do Brasil encontrado pelos primeiros povoadores: Clima seco e frio. Vegetação rasteira, cerrado e caatinga, na sua maioria.
Primeiros habitantes do RS
HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL PROF. JOHNCY DE PÁDUA.
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia maravilhosamente.
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Folclore.
Escola Estadual Marechal Rondon
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Bruna Mota Nº9 4 ºa Professora :Lia
Profª. Lilian Larroca. É o sistema de domínio no qual um país possui terras em outros lugares do mundo e explora os recursos dessas terras para enriquecer.
Não precisa clicar curta o som...
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
Flávia Abreu Farias 4°ano A
Arqueologia Brasileira
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
FAIXA 3 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” Numa tribo guarani, no tempo das Missões, lá pelas bandas do belo salto do Pirapó, índio arisco se escondia pelos.
Sandra Teixeira de Oliveira Nº28 – 4ºA Professora Lia
Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A
BRUNA HELENA Nº8 4°ano a professora :lia
LIGUE O SOM Natal... Nascimento de Jesus....
ESCOLA:E.M.E.F.ANGELO CHIELE
O Nascimento de Jesus.
Fases da Cultura Brasileira Quando e como surgiu uma arte nacional? Em qual região surgiu a arte brasileira?
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Você sabe quem foram os nossos antepassados? Quem eram os habitantes de Itaboraí antes da chegada dos Portugueses? Você sabe o que eles comiam, como viviam.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Portugues

Tema: Região Norte

Mapa da Região Norte

Grupos Étnicos

A população do Norte brasileiro é largamente formada por mestiços, descendentes de indígenas e portugueses. O Norte do Brasil recebeu e continua recebendo grande migração de pessoas vindas da região sul e Sudeste do país. No século XX, o Norte também recebeu grande migração dos nordestinos, que foram trabalhar nos seringais do Amazonas e do Acre.

Palavras e Expressões da Região Norte.

Crenças

  Numa tribo indígena a filha do Tuxaua deu à luz a uma menina branca como leite. O Chefe quis matar a filha, mas um moço branco lhe apareceu em sonho e lhe disse que a mãe da criança não era culpada. A criança logo depois que nasceu começou a andar e falar. Mas não viveu muito tempo. Antes de completar um ano, morreu sem ter adoecido. O Tuxaua mandou enterrá-la na própria aldeia, e a mãe todos os dias lhe regava a sepultura, sobre a qual nascera uma planta que deu flores e frutos. Os pássaros que os comiam ficavam embriagados.

Certa vez a terra abriu-se ao pé da planta e apareceram as raízes Certa vez a terra abriu-se ao pé da planta e apareceram as raízes. Os índios as colheram e viram que eram brancas como o corpo de Mani, e deram o nome de “Maníoca” (casa de Mani) ou corpo de Mani. E à planta deram o nome de “maniva” (Mandioca).

Lendas como esta, são histórias narradas no seio da sociedade indígena para doutrinar seus membros. A mitologia indígena está povoada de seres encantados e sobrenaturais que habitam as matas, os rios, igarapés, igapós, e protegem os animais. São lendas fantásticas cheias de mistério sobrenatural, ligadas à feitiçaria e à magia. Talvez ainda não nos tenhamos dado conta, mas a nossa cultura, tida como “lusa” – ou originalmente européia – está povoada dessas lendas e mistérios sobrenaturais.

A expressividade cultural desses povos tem suas crenças e raízes ancestrais refletidas em sua arte que, por sua vez, se confunde à vida cotidiana através dos objetos utilitários, da cerâmica, dos trabalhos em madeira, da pintura, da cestaria, da arte plumária, da pintura ritual dos corpos e adornos.