A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Região Norte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Região Norte."— Transcrição da apresentação:

1 Região Norte

2 A região Norte Maior Região do Brasil, o Norte é formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Sua grande extensão territorial, além da localização, proporciona fronteiras com seis países sul-americanos (Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, além do território da Guiana Francesa).

3

4 Cultura Os índios realizam inúmeros rituais, cada tribo expressa sua crença e tradição, havendo diferenciação nos elementos culturais. Em suas celebrações, os índios, normalmente, se pintam e usam vários acessórios, por motivos de vaidade ou questões religiosas.

5 O Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas realizadas no Brasil e no mundo.  A Folia de Reis é uma manifestação cultural muito comum nos estados que compõem a referida região, na qual se comemora o nascimento de Jesus Cristo, encenando a visita dos três Reis Magos à gruta de Belém para adorar o Menino-Deus. Dados relacionados a essa festa, afirmam que sua origem é portuguesa e tinha um caráter de diversão, simbolizando a comemoração do nascimento de Cristo.

6 A culinária A culinária é influenciada pela cultura indígena, baseada na mandioca e em peixes. A carne de sol é bastante consumida pela população. Nas cidades de Belém e em Manaus, o tacacá é espécie de sopa quente feita com tucupi, goma de mandioca, camarão seco e pimenta de cheiro. O tucupi é um caldo da mandioca cozida. 

7

8 O clima Prevalece ao longo da região é o equatorial úmido, caracterizado por elevadas temperaturas e grande quantidade de chuvas durante todo o ano. com exceção do norte do Pará, do sul do Amazonas e de Rondônia onde o clima é tropical.

9 Bacia Hidrográfica A região apresenta a maior bacia hidrográfica do mundo,que é a bacia amazônica. A foz do rio Amazonas apresenta um dos fenômenos naturais mais impressionantes que existe, a Pororoca, uma perigosa onda contínua com até 5m de altura, formada na subida da maré e que sempre é explorada por surfistas.  

10 Povoamento O povo do Norte é descendente de índios, portugueses, além dos migrantes oriundos de outras Regiões brasileiras, como do Sudeste e do Sul. A população da Região Norte segundo a cor/raça está dividida em pardos, brancos, negros, índios e amarelos.

11 Flora Na Região Norte está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia. Além da Amazônia, a região apresenta uma pequena faixa de mangue(no litoral) e alguns pontos de cerrado, e também alguns pontos de matas galerias.

12 Fauna Nas florestas, encontram-se a onça, macacos, a preguiça,serpentes, aves e insetos, sobretudo na Amazônia. Nas caatingas, cerrados e campos, predominam o tamanduá, o tatu, o veado, o guará, a ema e a siriema, e répteis (cascavel, surucucu e jararaca). Nos rios e lagos da região amazônica habitam o peixe-boi, o jacaré, o pirarucu, a tartaruga. 


Carregar ppt "Região Norte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google