PLANEJAMENTO FAMILIAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
Métodos Anticoncepcionais
O SEXO E A REPRODUÇÃO (p. 75).
Métodos contraceptivos
Métodos contraceptivos
Métodos contraceptivos
BIOLOGIA Prof. Fábio Guerra Sexualidade e Reprodução Humana.
PÂNCREAS E GÔNADAS.
Métodos Anticoncepcionais
Planejamento familiar
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Trabalho realizador por :
Reprodução.
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Planejamento Familiar
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Núcleo Perinatal HUPE – UERJ
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Métodos anticoncepcionais
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
SISTEMA REPRODUTOR.
Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos
Aulas sistema reprodutor
Aparelho Reprodutor Masculino, Feminino e Métodos Contraceptivos
Trabalho de Ciências Diafragma DIU 8º ano D Evitando a gravidez.
Educação Se ual Métodos contracetivos Trabalho realizado por : André Azevedo Nº5 8ºG Diogo Oliveira Nº14 8ºG.
Planejamento Familiar
Aulas sistema reprodutor
Gravidez e Aborto. Gravidez Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Universidade de São Paulo
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
DIU Espermicidas “Pílula do dia seguinte” Aparelho pequeno e flexível em forma de T ou arco que se insere ao nível do útero tendo como função alterar.
METODOS CONTRACEPTIVOS
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
O sistema reprodutor Puberdade Adolescência Hormônios Ejaculação
Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO FAMILIAR É um conjunto de ações em que são oferecidos todos os recursos, tanto para auxiliar a ter filhos, quanto para prevenir uma gravidez indesejada, ou seja, recursos para a anticoncepção. O Planejamento familiar é um direito sexual e reprodutivo e assegura a livre decisão da pessoa sobre ter ou não ter filhos. Não pode haver imposição sobre o uso de métodos anticoncepcionais ou sobre o número de filhos.

TABELINHA Procura calcular o início e o fim do período fértil e somente é adequado para mulheres com ciclo menstrual regular.

CAMISINHA MASCULINA camisinha ou preservativo: quase todas as pessoas podem usar; protege contra doenças sexualmente trans-missíveis, inclusive AIDS; previne doenças do colo uterino; não faz mal a saúde; é de fácil acesso.

CAMISINHA FEMININA O produto já vem lubrificado devendo ser utilizado uma única vez Retirar da embalagem somente na hora do uso. Flexionar o anel de modo que possa ser introduzido na vagina. Com os dedos indicador e médio, empurrar o máximo que puder, de modo que fique sobrando um pouco para fora, o que deve permanecer assim durante a relação. Retirar logo após a ejaculação, rosqueando o anel para que não escorra o líquido seminal para dentro da vagina.

Se usada corretamente, sua eficácia é alta. Efeitos colaterais: aler-gia ou irritação, que pode ser reduzida trocando a marca e tipo e com uso de lubrificantes à base de água.   A camisinha Feminina, quando bem colocada, não incomoda nem diminui o prazer sexual.

DIAFRAGMA Diafragma:é um anel flexível, coberto por uma membrana de borracha fina, que a mulher deve colocar na vagina, para cobrir o colo do útero. Deve ser utilizado junto com um espermicida, no máximo 6 horas antes da relação sexual. A higienização e o armazenamento corretos do diafragma são fatores importantes na prevenção de infecções genitais. Recomenda-se introduzir na vagina de 15 a 30 minutos antes da relação sexual e só retirar 6 a 8 horas após a última relação sexual de penetração. Deve ser indicado somente por um médico.

DISPOSITIVO INTRA-UTERINO (DIU) Dispositivo Intra-Uterino (DIU): os DIUs são artefatos de polietileno, aos quais podem ser adicionados cobre ou hormônios, que são inseridos na cavidade uterina exercendo sua função contraceptiva. Atuam impedindo a fecundação, tornando difícil a passagem do espermatozóide pelo trato reprodutivo feminino.

MIRENA Lançado recentemente no Brasil, o Mirena é um novo método endoceptivo, como o DIU. Trata-se de um dispositivo de plástico ou de metal colocado dentro do útero. É um DIU combinado com hormônios. 

PÍLULA DO DIA SEGUINTE Pílula pós-coito ou pílula do dia seguinte: Este método só deve ser usado nos casos de emergência (antes de 72 horas após o coito), ou seja, nos casos em que os outros métodos anticoncepcionais não tenham sido adotados ou, em caso de estupro.

ADESIVO ANTICONCEPCIONAL O Evra é um adesivo anticoncepcional que deve ser colado na pele, em diversos locais do corpo, permanecendo por uma semana. A maior vantagem é que a mulher não precisará tomar a pílula todos os dias e, que não possuem efeitos colaterais.

INJETÁVEIS São anticoncepcionais hormo-nais que contém progesterona ou associação de estrogênios, com doses hormonais de longa duração. Com obtenção de efeito contraceptivo por períodos de 1 ou 3 meses, ou de uma associação de estrogênio e progesterona para uso mensal.

LAQUEADURA TUBÁRIA

VASECTOMIA É um método contra-ceptivo cirúrgico e definitivo, os canais deferente são cortados e amarrados, cauteri-zados, ou fechados com grampos.