Memorial do Convento Memorial Do Convento José Saramago

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estava triste, desmotivado, Sua mulher havia deixado de amá-lo
Advertisements

PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
Repartiremos a terra, a beleza, o amor, tudo isso tem sabor de pão, forma de pão, germinação de farinha, todo nasceu para ser partilhado, para ser dado,
No quintal de Seu Zeca, pouco antes do início do ensaio e mais tarde que a hora marcada para que este começasse, Seu Zeca falava a Seu Dola da necessidade.
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Irretocável Tenho cabelos loiros, pintados, para esconder os fios brancos. Não me lembro exatamente em que ano eles começaram a branquear...
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
Assim é a Vida....
Almoço com Deus... Music By: Bárbara Streisand, Memories.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
Não deixe para amanhã
Na vida temos que ter atitude.
Uma linda idéia á ser imitada......
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
O Príncipe Feliz.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Assim é a Vida....
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Seja Bem-Vindo !.
Como ser curado Por Deus Por : Wesley Simões
O Sol e a Lua.
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
O que procuro? Onde procuro?
PRÓXIMOS CAPITULOS DEUTERONÔMIO CAPÍTULO 21 NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE EXPIAÇÃO POR UMA MORTE CUJO AUTOR É DESCONHECIDO 1 - Moisés disse ao.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda,
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
CRER SEM VER: DESAFIO DA FÉ CRISTÃ
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
Assim é a Vida....
SEGURANDO UM AO OUTRO A dedicada enfermeira, sobrecarregada com tantos pacientes a atender, viu um jovem entrar no quarto e, inclinando-se sobre o paciente.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Rugas irretocáveis Tenho cabelos brancos lindos, reluzentes.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A verdadeira espiritualidade
A tigela de madeira.
A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Entraram todos com seus bilhetes e maletas, correndo pelos corredores. De repente, sem querer, um dos vendedores tropeçou em uma mesa na qual havia uma.
Um compromisso real Atos
O HOMEM QUE QUERIA SER MULHER...
REVISÃO PARTE 01: ENTENDENDO O BEM E O MAL. NO ENCONTRO ANTERIOR APRENDERMOS... que Deus permitiu ao homem, desfrutar de praticamente todas as coisas.
Era uma vez ………….
TEMAS BÍBLICOS.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
“E existem aquelas pessoas que são como as sementes que foram semeadas em terra boa. Elas ouvem, e aceitam a mensagem, e produzem uma grande colheita:
O hoje e o amanhã.
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
Branca de Neve e os Sete Anões
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
Você foi escolhido!.
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
Uma garotinha esperta, de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo. Tudo que ela sabia era que o menino.
Uma carta ao Pai (e à Mãe no) Natal
Transcrição da apresentação:

Memorial do Convento Memorial Do Convento José Saramago - Capítulos XIII - XIV

- Resumo capítulo XIII - Verificação de Baltasar relativamente ao estado enferrujado da máquina, seguida dos arranjos necessários e da construção de uma forja enquanto o padre não chega. Chegada do padre, dizendo a Blimunda que serão necessárias, pelo menos, duas mil vontades para a passarola voar (tendo ela apenas recolhido cerca de trinta). Conselho do Padre para que Blimunda recolha vontades na procissão do Corpo de Deus. Regresso do Padre a Coimbra para concluir os seus estudos. Trabalho de Baltasar e Blimunda na máquina, durante o Inverno e a Primavera, e chegada, por vezes, do padre com esferas de âmbar amarelo (que guardava numa arca). Perda da capacidade visionária de Blimunda, com a chegada da lua nova. Saída da procissão (8 de Junho de 1719) – só no dia seguinte, com a mudança da lua, Blimunda recupera o seu poder.

Padre Bartolomeu de Gusmão “Já o padre Bartolomeu Lourenço regressou de Coimbra, já é doutor em cânones,…” Padre Bartolomeu de Gusmão “«Vive o padre nas varandas do Terreiro do Paço(…) cujo marido foi porteiro de maça até acabar morto de estoque numa rixa, »

«mas por lhe querer bem el-rei (…) não só verá voar a máquina, como nela voará.» O padre Bartolomeu Lourenço pretende que D.João V acredite e tenha fé na construção da passarola. A preocupação do el-rei face à máquina prende-se com a sua vaidade, visto que se a máquina voasse o seu nome a ela ficaria associado. «À lição assistem as majestades(…) umas trinta pessoas(…) e outros eclesiásticos.» O luxo e o exagero existentes no reinado de D.João V são uma constante.

- Descrição de Domenico Scarlatti. «Il maestro vai corrigindo (…) só as mulheres, tenros corações, se deixam embalar pela música, e pela menina, mesmo tocando ela tão mal,…» Apela à sensibilidade das mulheres - Descrição de Domenico Scarlatti. - Uso da enumeração e adjectivação. «…homem de completa figura, rosto comprido, boca larga e firme, olhos afastados (…) em Nápoles nascido há trinta e cinco anos,…«

«… mas acredito na necessidade do erro.» «Terminou a lição, desfez-se a companhia, rei para um lado, rainha para outro…» Dá-se uma conversa entre o Padre e o músico Scarlatti - «… mas acredito na necessidade do erro.» Através das palavras de Scarlatti somos levados a reflectir sobre o “erro”, pois, segundo ele, muitas vezes é preciso errar para se descobrir a verdade.

Surgem dúvidas ao padre Bartolomeu Lourenço quanto à questão da unidade ou da trindade de Deus «… que seja Deus uno em essência é ponto que nem heresiarcas negam, mas ao padre Bartolomeu Lourenço ensinaram que Deus, se sim é uno em essência, é trino em pessoa, e hoje as mesmas gaivotas o fizeram duvidar.» e o padre Bartolomeu sabe que está a cometer uma heresia quando Scarlatti faz a analogia com o grupo que eles constituíam «É uma trindade terrestre, o pai, o filho e o espírito santo,» Nessa noite o músico Scarlatti toca uma música que se “espalha” por Lisboa e todos a ouvem, os soldados, a guarda, os marujos, os vadios, os frades, as freiras, um preso do Santo Ofício, Baltasar, Blimunda e Bartolomeu Lourenço. Todos eles se deixam encantar pela música; e o padre sentou-se a escrever o seu sermão de forma que « quando amanheceu ainda escrevia».

Passados alguns dias – capela real Bartolomeu Lourenço decide contar o segredo da passarola a Scarlatti «…Então iremos amanhã a ver um segredo.» Acto compromissivo No dia seguinte cavalgaram até S.Sebastião da Pedreira «… Só de olhos vendados se chega ao segredo, disse, sorrindo, e o músico espondeu, em tom igual, Quantas vezes assim mesmo se volta dele,…» Neste pequeno excerto é-nos dito que muitas vezes é preciso “não ver” para se conseguir guardar um segredo. Neste caso, quantas menos pessoas soubessem do segredo da passarola menor era a probabilidade de este ser descoberto.

« A amargura é o olhar dos videntes,…» Saramago parece dizer-nos que, por vezes, mais vale ser cego do que ver as amarguras da vida; fazendo principal referência aos videntes, pois estes conseguem prever o futuro que, por vezes, é amargo.

Descrição da passarola. «Na sua frente estava uma ave (…) não posso dar mais que mostrar o que aqui se vê…» Descrição da passarola. “…de asas abertas, cauda em leque, pescoço comprido, a cabeça ainda em tosco…” - Falcão ou gaivota - …

“Sentaram-se todos em redor da merenda, metendo a mão no cesto, à vez, sem outros, agora o cepo que é a mão de Baltasar, cascosa como um tronco de oliveira, depois a mão eclesiástica e macia do padre Bartolomeu Lourenço, a mão exacta de Scarlatti, enfim Blimunda, mão discreta e maltratada, com unhas sujas de quem veio da horta e andou a sachar antes de apanhar as cerejas. Todos eles atiram os caroços para o chão, el-rei que aqui estivesse faria o mesmo “

“Eu e Baltasar temos a mesma idade, trinta e cinco anos, (…) Tenho vinte e oito …” Através destas idades podemos ver que desde o começo da história o tempo avançou nove anos - 1721

Este capítulo termina, assim, «…em tentação.» Referência à injustiça cometida por Deus em relação a Adão. «…e assim Deus não fica no homem quando quer, (…) a mesma impossibilidade, e contudo…» Este capítulo termina, assim, «…em tentação.»

Figuras de Estilo – Capítulo XIV “O italiano dedilhou o cravo, primeiro sem destino, depois como se estivesse à procura de um tema ou quisesse emendar os ecos,…” – comparação “…e do corpo do padre não se alimentaram esta noite as melgas.” – ironia “…mãe nossa que na terra estais.” – anástrofe (inversão) “…rosto comprido, boca larga e firme, olhos afastados…” – enumeração e adjectivação “…corriam-lhe as mãos sobre o teclado como uma barca florida na corrente…” - comparação Narrador - Heterodiegético

1.1) Proceda, agora, à descrição física do mesmo. Perguntas sobre o capítulo XIV 1) Identifique o professor de música que El-Rei contratou para ensinar a Infanta Dona Maria Bárbara. 1.1) Proceda, agora, à descrição física do mesmo. 2) Como se intitula o sermão que o padre Bartolomeu está a preparar? 3) A música de Scarlatti penetra em todo o lado. Explicite como esta serviu de inspiração ao padre.

FIM Trabalho realizado por: Maria João G. Sousa Colégio D. Dinis, 12º A1 Ano letivo 2010-2011