- Em 6 e 9 de agosto de 1945, o presidente dos EUA, Henry Trumann, ordenou o bombardeio atômico sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. No.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Advertisements

1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
As origens do mundo atual
A Guerra Fria.
Segunda Guerra Mundial
A GEOGRAFIA DO PODER.
Coréia do Norte.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA.
FINAL DA SEGUNDA GUERRA:
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA (1945 – 1989).
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
2a. Guerra Mundial Formação de alianças Aliados Inglaterra França
A GUERRA FRIA ( )
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
GUERRA-FRIA ANTONIO NETO.
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Guerra Fria.
Infográfico - Muro de Berlim
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Guerra Fria Guerra Fria
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Reconstrução e Politica de Blocos
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
II Guerra Mundial.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Guerra Fria ( ) Características.
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
História “Guerra Fria”.
AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO PROF VICENTE
Guerra Fria Webster Pinheiro.
Conceitos Históricos: Capitalismo, socialismo, Ideologia
Professor Ulisses Mauro Lima O MUNDO APÓS A 2ª Grande Guerra
O mundo após a II Guerra Mundial
Gustavo Giuseppe Medeiros
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
Capitalismo versus Comunismo
GUERRA FRIA.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
II Guerra Mundial (1939 – 1945) Thiago Rocha.
Guerra Fria.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial ( ). É chamada de Guerra Fria por ser uma.
ORDEM BIPOLAR
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
GUERRA FRIA.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
A GUERRA FRIA PARTE I Natania A Silva Nogueira
Transcrição da apresentação:

- Em 6 e 9 de agosto de 1945, o presidente dos EUA, Henry Trumann, ordenou o bombardeio atômico sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. No dia 15 de agosto o imperador japonês, Hirohito, pediu a paz. A II Guerra Mundial chegou ao final.

GUERRA FRIA “Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras.” Albert Einstein Salvador Dali

Fev. 1945 - Conferência de Yalta: Roosevelt Stálin Churchil Fev. 1945 - Conferência de Yalta:

Conferência de Yalta: Definição das áreas de influência na Europa (oeste – EUA e Inglaterra / leste – URSS); Busca da criação de um organismo internacional que garantisse a paz. Conferência de São Francisco: Fundação da ONU (Organização das Nações Unidas).

TRIBUNAL DE NUREMBERG

Conferência de Potsdam: Divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação; Discussão sobre as fronteiras da Polônia; Definição do papel da ONU; Proposta para a desnazificação da Alemanha.

- Após o fim da II G.M. rapidamente a bipolaridade foi estabelecida entre os blocos capitalistas (liderados pelos EUA) e o bloco Comunista (liderado pela URSS). A Cortina de Ferro estava estabelecida. Stálin Roosevelt

- Em julho de 1947, foi criado o Plano Marshall, embasado na Doutrina Trumann.O plano previa injeção de bilhões de dólares para a reconstrução da Europa e empréstimos e doações aos países da Europa Central e do Leste. Marshall - Em contraposição, a URSS criou a COMECON (Conselho de Ajuda Econômica Mútua), em 1949, impondo um modelo econômico socialista planificado que controlava a produção dos estados satélites socialistas. Trumann

- Em 1945, foi criado o OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), formando um sistema de defesa militar entre EUA, Canadá e nações européias ocidentais. - Em 1955, a URSS criou o Pacto de Varsóvia, institucionalizando um acordo de cooperação militar entre os países do bloco socialista.

Conferência de Bretton-Woods: - Criação do FMI (Fundo Monetário Internacional); - Criação do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento; - Criação do Banco Mundial.

- Na década de 50, comunistas e simpatizantes do socialismo foram vítimas de uma grande perseguição política nos EUA. O sentimento anti-comunista teve seu auge nas palavras do senador republicano Joseph MacCarthy, que promoveu uma verdadeira “caça as bruxas”, acusando inúmeras pessoas, muitas vezes sem provas.

James Dean em Juventude Transviada - No pós-guerra, a cultura e o entretenimento, em suas várias facetas encantaram e popularizaram-se pelo mundo, sobretudo entre as classes médias emergentes. Jerri lee Lewis Elvis Presley James Dean em Juventude Transviada

- Em 1955, o pastor negro Martin Luther King passou a liderar movimentos de boicote a empresas e instituições que praticavam segregação racial. Inspirado em princípios da não-violência, do líder da Independência da Índia, Mahatma Gandhi, o movimento foi conquistando adeptos no país inteiro. Gandhi Luther King

GUERRA DA CORÉIA (1950 – 1953) - Com o fim da II G.M., a Coréia, que tinha se tornado uma possessão japonesa desde 1910, logo foi ocupada e dividida pelos soviéticos e norte-americanos, transformando-se em duas nações independentes a partir de 1945. COMUNISTA CAPITALISTA - O Marco da divisão entre as duas coréias foi fixado no paralelo 38, que deveria ser uma zona desmilitarizada a fim de evitar o choque entre comunistas e capitalistas.

- Com a ascensão do comunismo na China em 1949, os norte-coreanos sentiram-se estimulados a invadir a coréia do sul em 1950, na tentativa de unificar as duas coréias. A invasão foi considerada um “ato de agressão” pela ONU e os EUA. No mesmo ano a ONU aprovou a intervenção militar na Coréia, enviando as tropas da OTAN. Páraquedistas da OTAN desembarcando na Coréia em 23 de março de 1951

- A Guerra da Coréia foi uma das mais sangrentas do período da Guerra Fria. Aproximadamente 2 milhões de pessoas morreram no conflito.

- As tropas da ONU, lideradas pelos EUA, avançaram sobre os norte-coreanos, ameaçando inclusive invadir a China, o que fez a URSS efetuarem uma série de ameaças aos Estados Unidos. A guerra durou três anos, e acabou como havia começada, as duas coréias divididas no paralelo 38º.