O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Advertisements

Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Carga Elétrica e Campo Elétrico
Carga Elétrica e Campo Elétrico
(semelhante ao fluxo de água vA)
ELETROSTÁTICA parte 1.
Correção prova cumulativa
Eletrostática - Força elétrica
Potencial Elétrico 31/03/2010.
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através de.
Eletrostática: carga elétrica
O que você deve saber sobre
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
ELETRICIDADE 3 Prof. Cesário.
ELETRICIDADE (2) Prof. Cesário.
Trabalho Energia.
Eletrostática Eletricidade.
Equilíbrio de um Corpo Rígido Cap. 5
ELETRICIDADE 4 Prof. Cesário POTENCIAL ELÉTRICO.
Revisão – UEPA 2013 PRISE III
2 Campo Elétrico Livro texto:
Eletrostática Eletricidade.
Movimento de um projétil Componentes da velocidade inicial
Queda Livre e Lançamento Vertical
Magnetismo.
Centro de massa Prof. Cesário.
Potencial elétrico Física Giovanni Ávila.
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
ELETROSTÁTICA O modelo atômico simplificado consta de o núcleo atômico contendo prótons, nêutrons e uma eletrosfera. 1 - O núcleo possui dimensões.
CAMPO ELÉTRICO PROF.: Edson Tavares de Brito Disciplina: Física III
ELETROSTÁTICA.
Eletromagnetismo I Prof. Paulo Rosa – INFI/UFMS
ATIVIDADES. ATIVIDADES COMO SE FORMAM OS RAIOS?
Campo elétrico Giovanni Ávila Física.
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
E L E T R O S T Á T I C A II 5 – Campo Elétrico
ESTÁTICA marcelo alano
Lei de Coulomb força elétrica
FORÇA MAGNÉTICA I- Força magnética sobre uma carga móvel imersa em um campo magnético uniforme.
Processos de eletrização
Eletrostática.
Campo Elétrico.
CAP-22: CAMPO ELÉTRICO Lista de exercicios: 1E, 2E, 3E, 4E, 5E, 6E, 14E, 17E, 25P, 39P,
Bacharelado em Engenharia Civil
Física Eletrostática – Lei De Coulomb Eduardo Kilder e Ilan Rodrigues.
Curso de Física Geral F semestre, 2011
Magnetismo Já na Grécia antiga se conheciam as propriedades de um minério de ferro encontrado na região da magnésia (Ásia), a magnetita (Fe3O4) : a magnetica.
Campo Magnético criado por correntes
CAMPO ELÉCTRICO O campo gravitacional num ponto no espaço é igual à força gravitacional que age sobre uma partícula de prova (teste) de massa m0 dividida.
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
Eletricidade 1. Eletrostática.
Eletrostática Campo Elétrico Professor Sandro Dias Martins.
Eletrostática Eletricidade.
Trabalho e Potencial Elétrico
Viviane Galvão Aula 2 – Campo Elétrico Viviane Galvão
Eletromagnetismo – Aula 2
Aula 3 – Lei de Gauss Viviane Galvão 1.
Eletromagnetismo – Aula 4
Frente B: Eletricidade
Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Prof. André Pires.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
CAMPO ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
CAMPOS MAGNÉTICOS Prof. Bruno Farias
POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
Aula 2 - Campos. Física F III - Unidade I 2 Força gravitacional massa Força eletromagnética Carga elétrica Força nuclear forte Carga nuclear Força nuclear.
Transcrição da apresentação:

O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste. Esta carga é semelhante a uma carga real, exceto em um aspecto: por definição, ela não exerce força em outras cargas; portanto, não perturba as cargas das vizinhanças. Em situações práticas, uma carga de prova pode ser aproximada por uma carga de intensidade desprezível. Campo Elétrico: Dizemos que existe um campo elétrico em um ponto qualquer do espaço quando uma carga de prova, se colocada no ponto, sofre a ação de uma força elétrica. O sentido do campo elétrico naquele ponto é o mesmo da força que age sobre uma carga de prova positiva colocada no ponto.

Linhas de Campo: As Linhas de campo elétrico podem ser usadas para esboçar os campos elétricos. Em cada ponto a linha de campo tem a mesma direção e sentido do campo elétrico naquele ponto. Onde as linhas são mais densas o campo elétrico é mais intenso. As linhas de campo saem das cargas positivas e chegam às cargas negativas. Veja figuras:

Linhas de campo próximas de uma superfície plana: Outras linhas de Campo Elétrico são mostradas abaixo: Linhas de campo próximas de uma superfície plana: Linhas de campo próximas a duas cargas positivas.

O Campo Elétrico Em analogia com o campo gravitacional, definimos o campo elétrico E associado a um certo conjunto de cargas, em termos da força exercida sobre uma carga de prova positiva q0, ou seja: Unidade: No Sistema Internacional o campo elétrico é medido em Newton/Coulomb ( N/C). Uma outra unidade é o Volt/metro (V/m). A direção e o sentido do vetor campo elétrico são idênticos aos do vetor F, pois q0 é positiva.

Campo Elétrico Produzido Por Uma Carga Puntiforme: Esta equação nos fornece a intensidade do campo elétrico a uma distância d da carga puntiforme. O campo elétrico resultante em um ponto qualquer, produzido por várias cargas, é obtido fazendo-se, a soma vetorial dos campos produzidos pelas cargas individuais, naquele ponto. Isso é conhecido como principio da superposição. Alguns valores de Campos Elétricos são listados abaixo: Localização Campo Elétrico (N/C) _________________________________________________ Na superfície de um núcleo de Urânio 31021 Dentro de um átomo de Hidrogênio, na orbita do elétron 51011 No tambor carregado de uma fotocopiadora 1105 Próximo a um pente de plástico carregado 1103 Dentro de um fio de cobre de circuitos domésticos 110-2

Campo produzido por um anel uniformemente carregado (no caso com carga positiva). Este campo só é facilmente calculado sobre o eixo de simetria do anel, que neste exemplo é denominado como eixo Z. Parâmetros importantes: a) “R”, é o raio do anel; b) “ds”, é um elemento (fatia) do anel; c) “z”, indica a distância entre o anel e o ponto P em que se calcula o campo; d) “r”, é a distância do elemento “ds” ao ponto P; e) “θ”, é o âgulo entre os vetores “r” e “z”; f) “dE”, é o campo elétrico produzido pelo elemento “ds”;

Campo produzido por um disco carregado. Assim como no caso do anel, o campo elétrico só é facilmente calculado sobre o eixo de simetria também denominado Z. Parâmetros importantes: a) “z” é a distância do disco até o ponto P; b) “R” é o raio do disco; c) “r” é a distância do centro do disco até um ponto sobre ele; d) “dr” é um elemento do disco (no caso, um anel estreito); e) “dE”, é o campo criado pelo elemento “dr”.

Exercícios: 1) Calcule a intensidade do campo elétrico E no ar, a uma distância de 30 cm de uma carga puntiforme q1=510-9 C e a força sobre uma carga q2=510-9 C colocada a 30 cm de q1. Resposta: , 2) Para a situação mostrada na fig. Calcule: (a) o campo elétrico E no ponto P, (b) a força sobre uma carga de -410-8 C colocada no ponto P e (c) o ponto onde o campo elétrico é zero. R.: (a) E = 9 x 105 N/C; (b) Feletr. = 0,036 N; (c) x = 0,2 m (em x = 0,6667 m os campos têm o mesmo valor mas também têm o mesmo sentido).

3) Duas placas metálicas carregadas, no vácuo, estão distantes 15 cm, como mostra a figura. O campo elétrico entre as placas é uniforme e tem uma intensidade E=3000 N/C. Um elétron (q = –1,610-19 C e massa m = 9,1 10-31 Kg ) é liberado, a partir do repouso, no ponto P muito próximo da placa negativa. (a) Quanto tempo ele gastará para atingir a outra placa ? (b) Qual será sua velocidade imediatamente antes de atingir a placa? Obs. As equações para se estudar problemas que possuem aceleração constante são: 1) S = S0 + V0t + ½.at2 2) V= V0 + at 3) V2= V20+2aS R.: (a) t = 2,39 x 10–8 s ou t = 23,9 ns; (b) v = 1,26 x 107 m/s.

Problemas Suplementares 1) Quantos elétrons estão contidos em 1 C de carga? Qual é a massa e o peso dos elétrons em 1 C de carga? Dados: Me = 9,2 X 10-31 kg Resp. Nº = 6,25 X 1018 elétrons, M= 5,7 X 10-12 kg, P= 5,6 X 10-11 N. 2) Se duas cargas iguais, cada uma de 1 C, estão separadas no ar por uma distância de 1 km, qual será a força entre elas? Resp. 9 000 N, repulsão. 3) Determine a força entre dois elétrons livres espaçados entre si de 1º angstrom (10-10 m). Resp. 2,3 X 10-8 N, repulsão. 4) Qual é a força de repulsão entre dois núcleos de argônio quando separados de 1 nm (10-9 m)? (A carga de um núcleo de argônio é + 18 e.) Resp. 7,5 X 10-8 N. 5) Duas bolinhas possuem cargas iguais, estão no ar, e separadas 3 cm entre si, e se repelem com uma força de 4 X 10-5 N. Calcule a carga de cada bolinha. Resp. 2 X 10-9 C.

6) Determine a aceleração de um próton (q =+e e m = 1,67 X 10-27 kg) em um campo elétrico de intensidade 500 N/C. Quantas vezes esta aceleração é maior que a da gravidade? Resp. 4,8 X 1010 m/s2, 4,9 X 109. 7) Uma bolinha de 0,60 g tem uma carga de módulo 8C. Ela é suspensa por um fio, em um campo elétrico vertical e para baixo, de 300 N/C. Qual é a tensão no fio se a carga da bolinha é (a) positiva e (b) negativa? Resp. (a) 8,3 X 10-3 N; (b) 3,5 X 10-3 N. 8) A bolinha na ponta do fio da Fig. abaixo tem uma massa de 0,60 g e está em um campo elétrico horizontal de 700 N/C de intensidade. Ela está em equilíbrio na posição mostrada. Qual é o módulo e o sinal da carga elétrica da bolinha? Resp. -3,1 X 10-6 C. 9) Um elétron (q =- e e m =9,1 X 10-31 kg) é arremessado no sentido positivo do eixo x com uma velocidade inicial de 3 X 106 m/s. Ele percorre 45 cm e pára devido a um campo elétrico uniforme na região. Calcule o módu1o, a direção e o sentido do campo. Resp. 57 N/C, mesma direção e sentido do eixo x.

10) Calcule: a) O campo elétrico resultante no ponto p, da figura mostrada abaixo. Sendo dados: a = 10 cm , b = 20 cm e c = 15 cm. q1=+ 2C , q2= – 4C , q3= +10C , q4= – 8C , q5= +5C b) O módulo e a direção da força elétrica resultante, sobre um próton colocado no ponto p. R.: (a) ; (b)