DE CRISTO e o Sangue... O Corpo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística Sobre a Reconciliação II
Advertisements

Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Oração Eucarística VI-C
Oração Eucarística VI - B
Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO
A MISSA PARTE POR PARTE Ir. M. Helena Teixeira
EUCARISTIA = ACÇÃO de GRAÇAS
Eucaristia Igreja – Assembleia de Baptizados
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
«FELIZES OS CONVIDADOS…»
VAMOS À CEIA DE JESUS Sabem donde vem a Missa que celebramos todos os domingos? Vejamos com algumas imagens.
A Santa Missa não é aborrecida Tens ouvido falar de meninos que comunicam uma língua que tu não conheces? Tens ouvido falar de meninos que comunicam.
Escutando Enquanto ceavam da Paixão de Victoria meditemos a Eucaristia de hoje Ciclo B 17º DO TEMPO COMUM.
A EUCARISTIA O MISTÉRIO DA FÉ O MAIOR DOS MILAGRES.
Oração Eucarística VII
Oração Eucarística VI- A
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
Oração Eucarística III
MISSA.
JESUS EUCARÍSTICO.
SEXTA– FEIRA SANTA PAIXÃO E MORTE DO SENHOR JESUS.
Vivamo-la com o sacerdote
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
Festa da Família 1ºAno.
Chamados para Celebrar o Sacrifício de Cristo
Missa... O que não entendemos não nos diz nada....fica sem sentido...
O Corpo e o Sangue de Cristo
O Pão da Palavra e da Eucaristia
Cristo Ressuscitou. Aleluia!!!.
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
“Ide, pois, aprender o que significa:
A eucaristia Começar.
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
A Comunidade.
Maria Mãe da Eucaristia
Quanto desejei ardentemente cear convosco
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
O FILHO DO HOMEM VEIO PARA
BATISMO CEIA.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
LIGUE O SOM Corpus Christi Celebramos hoje a festa de Corpus Christi, a festa do Corpo e Sangue de Cristo, a festa popular da Eucaristia... A festa da.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
A PÁSCOA É A REDENÇÃO E É A COMEMORAÇÃO DA GRANDE ALEGRIA DE SERMOS LIVRES DAS TRISTEZAS QUE O PECADO ESCRAVIZADOR TRAZ. CALENDÁRIO.
A PÁSCOA DOS GENTIOS (OS QUE NÃO SÃO JUDEUS) Data: 19/04/2015
(AQUELES QUE NÃO SÃO JUDEUS)
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
SEMANA SANTA.
Implicações Missiológicas na Ceia
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Quinta-feira / cor verde
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
El Cuerpo. Y la Sangre... Texto: Mc 14, Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez. Música: Albinoni. Concerto nº 10 en Fá. Larguetto. Jesus.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Transcrição da apresentação:

DE CRISTO e o Sangue... O Corpo. Celebramos o amor que o Pai nos tem, visível em Jesus. Celebramos a nossa condição de filhos e irmãos em Jesus. Alimentamo-nos para ser na vida o que Jesus foi: construtor do Reino. Celebramos o amor, o amor do Pai e o amor fraterno. Em memória de Jesus. DE CRISTO e o Sangue... O Corpo. Mc 14, 12-16.22-26 Mc 14, 12-16.22-26

“Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” No primeiro dia dos Ázimos, em que se imolava o cordeiro pascal, os discípulos perguntaram a Jesus: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” Aparentemente são os discípulos que têm a iniciativa, que se interessam pelo assunto. Na realidade é Jesus que se adianta e tem tudo previsto...

Jesus enviou dois discípulos e disse-lhes: “Ide à cidade Jesus enviou dois discípulos e disse-lhes: “Ide à cidade. Virá ao vosso encontro um homem com uma bilha de água. Segui-o e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: ‘O Mestre pregunta : Onde está a sala, em que hei-de comer a Páscoa com os meus discípulos?’ Ele vos mostrará uma grande sala no andar superior, alcatifada e pronta. Preparai-nos lá o que é preciso”. Cenáculo ... Uma casa em Jerusalém onde são forasteiros, uma sala preparada, uma pessoa que os porá em contacto com o dono. Siguindo as instruções de Jesus, confiando n’Ele, encontra-se tudo o que se necessita.

Os discípulos partiram e foram à cidade Os discípulos partiram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito e prepararam a Páscoa. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, recitou a bênção e partiu-o, deu-o aos discípulos e disse:: Tomai: isto é o meu corpo. Jesus é o anfitrião. Partilhar a mesa é o grande símbolo da convivência, da reconciliação, da inclusão. Os banquetes são a melhor metáfora do Reino. Talvez nos fixemos muito de que o pão é Jesus e menos em que Jesus é pão. Mais na adoração pessoal do que na comunhão e no compromisso. Comungar com Jesus é aceitar ser pão partilhado. Como e com quem partilho o banquete da minha vida? A quem sento à mesa do meu tempo, da minha amizade, dos meus interesses...? A quem excluo? Porquê?

Depois tomou um cálice, deu graças e entregou-lho. E todos beberam dele. O pão e o vinho da nossa Eucaristia são sinal da entrega de Jesus, e ao nos alimentarmos deles são sinal da nossa própria entrega. Celebrar a Eucaristia foi substituido por: “ouvir missa inteira aos domingos e festas de guarda...” Tem sentido “ouvir” um banquete, “ouvir” uma ceia com os amigos? Recuperemos a Ceia do Senhor, comunidade de crentes em volta da leitura e compreensão da Palavra, da Fracção do Pão, da oração em comum, do compromisso vital com Jesus e com os outros.

Disse Jesus: “Este é o meu Sangue, o Sangue da nova aliança, derramado pela multidão dos homens. Em verdade vos digo: Não voltarei a beber do fruto da videira, até ao dia em que beberei do vinho novo no reino de Deus”. A ceia de despedida resumiu no pão e no vinho a vida inteira de Jesus, o seu estilo, a sua concepção do Reino, o modo de actuar de quem O quiser seguir, a sua imagem de Deus. Para nos dar vida, para que demos vida, para nos tornar participantes da sua vida. É a memória viva, que significa a entrega de Jesus, o que Jesus quer que recordemos d’Ele e a maneira como Ele quer ser recordado.

Cantaram os salmos e saíram para o Monte das Oliveiras. Com a celebração não termina nada, tudo começa. Alimentamo-nos para viver e trabalhar. Cabe-nos viver o Evangelho, fazer nossa a mentalidade, preferências, opções, estilo de vida, maneira de viver, de pensar, de actuar de Jesus, para ser pão e vinho, sal e luz no nosso mundo. Como Ele.

A eucaristia é um convite à fraternidade e à solidariedade, a engrandecer a mente e o coração. Na Eucaristia todos somos actores, não espectadores. Todos celebramos, todos tornamos Jesus presente, todos nos alimentamos, todos nos comprometemos. Ninguém está aqui por seus méritos, mas pelo convite que recebeu. Ninguém está aqui porque merece mas porque necessita. Não viemos aqui como o fariseu, dando graças por ser melhor que os outros, nem como o publicano, constrangido pelos seus pecados. Viemos aqui entusiasmados porque Jesus nos convida e nos quer tal como somos. Recordamos aqueles que não podem sentar-se à nossa mesa, a nenhuma mesa. Se a celebração da eucaristia não é expressão autêntica da nossa fé em Jesus, se substituimos celebrar por assistir, reunir-nos por cumprir, comum união por individualismo, reduzimos a Eucaristia a um acto de culto semelhante aos antigos sacrifícios do templo, correndo sério perigo de nos sentirmos justificados pela mera e passiva assistência. Aos que queremos seguir Jesus, é-nos oferecido, é-nos pedido algo mais.

MEU CORPO, MEU SANGUE Este é meu corpo. Meu corpo triunfante em vossos corpos gloriosos. Meu corpo maltratado em vossos corpos torturados. Meu corpo vigoroso em vossos corpos viçosos. Meu corpo deteriorado em vossos corpos achacados. Este é meu corpo. Este é meu sangue. Meu sangue pujante em vosso sangue forte. Meu sangue vertido em vosso sangue derramado. Meu sangue vivificante em vosso sangue renovado. Meu sangue ofendido em vosso sangue desprezado. Meu corpo é pão: uma fogaça de pão bendito. Um corpo de flor de farinha. Meu sangue é vinho: um sangue escançado como vinho generoso. Reserva especial. Esse é meu corpo. Esse é meu sangue.