ECOLOGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Advertisements

RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÕNICAS INTRAESPECÍFICAS COLÕNIAS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Factores bióticos.
Ecologia Geral Fluxo de Energia no Ecossistema Pirâmides Ecológicas
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
DESARMÔNICA INTRAESPECÍFICA.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Acesso 2013 p. 49
Conceitos Básicos e Relações Ecológicas
PROF. PANTHERA RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
ECOLOGIA.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Na natureza, as diversas populações que formam uma comunidade estabelecem entre si relações menos ou mais íntimas, como por exemplo:
Conceitos Básicos e Relações Ecológicas
Relações entre os Professoras: Kátia Benati Silvana Guimarães.
Relações entre os Professor: Feliciano “Feliz”.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Relações Desarmônicas – Intra e Interespecífica
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Profº Fernando milhorança.
Ecologia das comunidades.
ECOLOGIA I.
INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS
Relações Ecológicas entre os Seres Vivos
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Prof. Regis Romero.
Noções gerais sobre Ecologia
Profª Lucia Helena Amim
Prof. M.Sc. André Matassoli Disciplina: Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Terra, Planeta Vida: Ecologia Relações Ecológicas.
Relações Ecológicas Aula Biologia Tema: Paulo Ecologia de
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Professor Toscano
Professor: Antonino Lopes
Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Relações Desarmônicas
Ecologia: Relações Ecológicas
Os seres vivos mantêm relações entre si na luta pela sobrevivência
ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Relações harmônicas A relação é harmônica ocorre quando não há disputa entre as espécies, não havendo desvantagem para nenhuma das espécies. As relações.
O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
Harmônicas (+/+) ou (+/0) Desarmônicas (+/-), (0/-) ou (-/-)
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Prof. Marcelo Correa. RELAÇÕES  Relações harmônicas - Ninguém é prejudicado.  Relações desarmônicas – Alguém é prejudicado.  Relações.
Cap. 20: Ecologia das comunidades Os seres vivos relacionando-se entre si Equipe de Biologia.
SUSTENTABILIDADE NA TERRA
TIPOS DE RELAÇÕES Harmônica ou positiva (+) – um ou ambos organismos são beneficiados. Desarmônica ou negativa (- ) – um organismo é beneficiado e outro.
Conceitos Básicos e Relações Ecológicas
Ecologia de Populações
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Prof. Simone.
Ecologia de Populações
Ronnielle Cabral Rolim
Biologia RELAÇÕES ECOLÓGICAS Móds. 61 e 62 Setor 1403 Prof. Rafa.
Relações Ecológicas.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES VIVOS
ECOLOGIA.
Ecologia. xx/xx2 O que é ecologia? Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos com o ambiente e com os outros seres vivos. Ecologia é o estudo.
Como os seres vivos se relacionam?
RELAÇÕES ECOLÓGICAS PROF. HELOISA.
ECOLOGIA.
ECOLOGIA.
Transcrição da apresentação:

ECOLOGIA

* Comunidade: várias populações que vivem em uma mesma área ou região. Conceitos Básicos: * População: indivíduos de uma mesma espécie que vivem em uma mesma área ou região. * Comunidade: várias populações que vivem em uma mesma área ou região. * Fatores Abióticos: fatores físicos e químicos que interagem com os seres vivos. * Fatores Bióticos: formado pelos seres vivos. * Ecossistema: conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente em uma determinada região. * Biosfera: conjunto de ecossistemas. * Hábitat: “endereço” da espécie. * Nicho Ecológico: “profissão” da espécie, papel ecológico no ecossistema.

Relações Ecológicas

- Colônia: é o agrupamento de vários indivíduos da mesma espécie que - Sociedade: são associações entre indivíduos da mesma espécie, organizados de um modo cooperativo e não ligados anatomicamente. Ex.: colmeia - Colônia: é o agrupamento de vários indivíduos da mesma espécie que apresentam um elevado grau de dependência entre si, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho. Ex.: caravela portuguesa/ corais - Mutualismo: é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde ambos são beneficiados e em que ambos precisam um do outro para sobreviver. Ex.: liquens/ cupins e protozoários.

- Protocooperação: embora as duas espécies envolvidas sejam beneficiadas, elas podem viver de modo independente, sem que isso as prejudique. - Comensalismo: é um tipo de associação entre indivíduos onde um deles se aproveita dos restos alimentares do outro sem prejudicá-lo.

- Inquilinismo: geralmente essa associação ocorre como mecanismo de proteção, vivendo uma espécie (inquilina) sobre a superfície ou no interior da outra (hospedeira). Ex.: bromélias, orquídeas/ peixe agulha e pepinos do mar - Canibalismo: interação entre indivíduos de mesma espécie na qual um dos indivíduos mata e devora o outro de sua espécie. Ex.: aranha viúva-negra/ louva-a-deus.

- Competição intraespecífica: uma relação de competição entre indivíduos da mesma espécie, que concorrem pelos mesmos fatores do ambiente, que existem em. quantidade limitada. Ex.: escassez de alimento/ disputa por parceiros. - Competição interespecífica: é uma relação de competição entre indivíduos de espécies diferentes, que concorrem pelos mesmos fatores do ambiente, fatores existentes em quantidades limitadas. Ex.: corujas, cobras e gaviões competem entre si pelas mesmas espécies de presas (ratos, preás, coelhos etc...)

- Amensalismo ou Antibiose: consiste numa relação desarmônica em que indivíduos de uma população secretam ou expelem substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. Ex.: penicilina - Predatismo: é uma relação desarmônica em que um ser vivo, o predador captura e mata um outro ser vivo, a presa, com o fim de se alimentar com a carne dele.

- Parasitismo: é uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles é o parasita que vive dentro ou sobre o corpo do outro que é designado hospedeiro, do qual retira alimento para sobreviver em um tempo constante. Ex.: vírus/ tênia/ carrapatos. - Esclavagismo: é um tipo de relação ecológica entre seres vivos onde um ser vivo se aproveita das atividades, do trabalho ou de produtos produzidos por outros seres vivos. Ex.: formigas e pulgões/ formiga sanguinária.